passar parametro para exe
bom dia,
Estou precisando, passar um parametro para o proprio executavel, que esta sendo usado exemplo:
projeto.exe oracle
projeto.exe sqlserver
quando for passado esse parametros com o nome do banco, no login do sistema, apontar para o drive de conexao?
não sei se é dessa forma que passa um parametro para o executavel, estou com essa duvida?
obrigado
Estou precisando, passar um parametro para o proprio executavel, que esta sendo usado exemplo:
projeto.exe oracle
projeto.exe sqlserver
quando for passado esse parametros com o nome do banco, no login do sistema, apontar para o drive de conexao?
não sei se é dessa forma que passa um parametro para o executavel, estou com essa duvida?
obrigado
Airto
Curtidas 0
Respostas
Rjun
30/03/2006
De uma pesquisada sobre [b:f6351b2451]ParamStr[/b:f6351b2451].
GOSTEI 0
Martins
30/03/2006
bom dia,
projeto.exe oracle
projeto.exe sqlserver
obrigado
Permita-me postar um pequeno exemplo que pode servir de base para vc implementar seu código.
Como sugerido sabiamente pelo colega [b:b2bfc3b016]Rjun[/b:b2bfc3b016], segue um pequeno código para vc ter uma idéia de como poderá implementar seu código.
procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject); var i: integer; begin for i := 0 to ParamCount do begin if ParamStr(i) = ´/Oracle´ then ShowMessage(´String de conexão para Oracle...´) else If ParamStr(i) = ´/SQLServer´ then ShowMessage(´String de conexão para SQL Server...´) end; end;
Veja como ficaria um atalho.
[quote:b2bfc3b016=´Atalho para carregar BD Oracle´]
´C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi6\Projects\Testes\Exec_com_param\Project1.exe´ /Oracle[/quote:b2bfc3b016]
[quote:b2bfc3b016=´Atalho para carregar BD SQL Server´]
´C:\Arquivos de programas\Borland\Delphi6\Projects\Testes\Exec_com_param\Project1.exe´ /SQLServer[/quote:b2bfc3b016]
Importante lembrar que os parametros são [b:b2bfc3b016]Case Sensitive[/b:b2bfc3b016], devem ser utilizados como foram declarados, qualquer diferença, mesmo q seja de uma letra resultará em não reconhecimento do parametro.
Boa sorte.
GOSTEI 0
Airto
30/03/2006
ok! está ja funcionando!
GOSTEI 0
Rilder
30/03/2006
Dependendo do que você queira fazer, podería colocar diretamente no .DPR pois deixa o código mais limpo nas units. Se for alguma coisa como abrir uma janela na inicialização, por exemplo:
Se tiver na linha de parâmetros oracle, então vai abrir a janela tal... Ou vai ser realizado uma tarefa antes da inicialização do aplicativo, então, é melhor colocar na .DPR mesmo. Mas se for para remanejar dados em conjunto com o aplicativo, então é melhor colocar na Unit em questão.
De ambas as formas funciona, é só uma questão de organização e limpeza das units.
Obs.: Lembre-se que no .DPR é necessário colocar na uses algumas units para poder trabalhar. Se for usar uma caixa de mensagens, coloca-se: Dialogs, e assim por diante!
Falowww
Se tiver na linha de parâmetros oracle, então vai abrir a janela tal... Ou vai ser realizado uma tarefa antes da inicialização do aplicativo, então, é melhor colocar na .DPR mesmo. Mas se for para remanejar dados em conjunto com o aplicativo, então é melhor colocar na Unit em questão.
De ambas as formas funciona, é só uma questão de organização e limpeza das units.
Obs.: Lembre-se que no .DPR é necessário colocar na uses algumas units para poder trabalhar. Se for usar uma caixa de mensagens, coloca-se: Dialogs, e assim por diante!
Falowww
GOSTEI 0