Passar valor para campos requeridos no firebird que não estão na tela e capturar campos que tem seus default definido no Firebird
OLá Equipe DevMedia
Preciso de uma ajuda de vocês.
Tecnologia utilizada : Delphi 2009 com DbExpress e Firebird 2.1
Como sou iniciante no Delphi, não consigo realizar tudo o que gostaria de fazer, fiz toda estrutura no firebird e agora estou tentando por isto em pratica no Delphi.
No meu banco de Dados no Firebird, tenho alguns campos que são padrões em minhas tabelas.
Nestes campos , temos por exemplo os campos DATAAUD e AUDWIN que exemplifica os dois casos na qual preciso de ajuda.
O primeiro campo (DATAAUD) é apenas para gravar no banco a data da operação do usuario (este campo eu não vou mostar na tela do delphi) e ele é um campo NOT NULL no firebird, Como faço dentro do delphi para passar um valor para o mesmo (no caso deste campo, o valor seria "NOW', ja que ele é um timestamp) no momento da inclusão do meu registro?
Ja o segundo campo (AUDWIN), ele é gerado por um trigger, semelhante a ação do generator, ele me traz algumas informações que vou mostrar na tela do delphi, atravez de um DBTEXT, para facilitar ao usuario (e o meu trabalho tbm, pois não precisarei ficar logando no banco para saber quem incluiu ou alterou o registro, ou qual a data das operações, etc), como eu faço para capturar seu resultado do firebird para a tela do delphi, no momento q eu salvar o registro na sua inclusão ou alteração, sem precisar pesquisar o registro e entrar nele novamente para ver o resultado.
Vale observar que eu terei este campo tanto em tabelas master como em tabelas detalhes.
Segue abaixo uma tabela de exemplo com sua trigger, se você criar a tabela com a trigger e incluir um ou dois registros na tabela, preenchendo apenas o campo DESCRICAOALUNO e mesmo alterando, você verá o resultado do campo, retornado pela triggers, esta trigger tem sua ação tanto no before insert qto no before update;
CREATE GENERATOR GEN_ALUNOS_ID;
CREATE TABLE ALUNOS (