Patterns(MVP DAO Command Factory ....) no Delphi

Delphi

17/09/2008

Salve pessoal, gostaria de ta implementado algo básico utilizando as boas técnicas de oo no delphi

Catataw

Catataw

Curtidas 0

Respostas

Luiz Henrique

Luiz Henrique

17/09/2008

Boa tarde catataw....tudo blz

Fique a vontade, abuse de Interfaces / Classes / Metodologia, etc..enfim o limite será o teu conhecimento / prática e criatividade.

Se necessitar, na devmedia e revistas clubedelphi existem varios temas(videos, materias....) para auxilia-lo.

Bons código e T+

GOSTEI 0
Catataw

Catataw

17/09/2008

Ola Luiz boa tarde,

rss, gostaria muito da colaboração da comunidade, para podemos ´pregar´
as boas praticas de oo, tenho algum conhecimento de oo tentando tirar de min o ´Banco de dados nosso pastor, sp não nos faltaras´, para que temos também boas praticas, como a comunidade de java ´prega´, gostaria de propor para modelamos um sistema(basico) aqui no forum utilizando a boas pratica oo,padroes,Metodologia
vi que a clubedodelphi tenha lançados diversos artigos sobre oo e padroes,
porem acho que falta na comunidade de delphi algo mais ativo sobre isso.

att

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/09/2008

vi que a clubedodelphi tenha lançados diversos artigos sobre oo e padroes

Uê ... desde da edição 68 e 69 da Revista o pessoal da Edição praticamente esqueceu o Assunto . O Da edição 76 não conta
Desculpe falar , mas os Artigos da Revista Active Delphi sobre o Mesmo
Assunto esta mais Frequente e BEM MAIS INTERRESANTE

GOSTEI 0
Luiz Henrique

Luiz Henrique

17/09/2008

Beleza galera...

Nas edicoes atuais com inicio na 96 e subsequentes, tem um otimo de exemplo de POO/MVC , com diagramas e tudo mais.

GOSTEI 0
Catataw

Catataw

17/09/2008

E como diz o Luiz desda 96 o Paulo vemn trazendo um bom exemplo de OO com padroes,

mais acho que o topico e seria este de descutir sobre oque tem e nao tem , o mais interessante sim seria de descutir boas praticas utizada em outras linguagens trazendo para o delphi.

att

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/09/2008

Uê ... desde da edição 68 e 69 da Revista o pessoal da Edição praticamente esqueceu o Assunto . O Da edição 76 não conta Desculpe falar , mas os Artigos da Revista Active Delphi sobre o Mesmo Assunto esta mais Frequente e BEM MAIS INTERRESANTE

E como diz o Luiz desda 96 o Paulo vemn trazendo um bom exemplo de OO com padroes

Me referi unico e exclusivamente as Tecnicas Design Patterns.
No Artigo sugerido (Bom Artigo diga-se de passagem), me parece que
o autor a partir da Edição98 ele mescla o Padrão MVC ao nosso habitual RAD) . Foi nesse sentido que eu disse . Apesar da dificuldade ser bem
maior a pratica das tecnicas usando os modelos Design Patterns parece
pouco difusa para os ´Delphianos´ e me incluo muito neste meio..
Agora é um bom começo usar Classes DAO , Diagramas de classe ,
separar bem as camadas (MVP) etc...

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/09/2008

Uê ... desde da edição 68 e 69 da Revista o pessoal da Edição praticamente esqueceu o Assunto . O Da edição 76 não conta Desculpe falar , mas os Artigos da Revista Active Delphi sobre o Mesmo Assunto esta mais Frequente e BEM MAIS INTERRESANTE

E como diz o Luiz desda 96 o Paulo vemn trazendo um bom exemplo de OO com padroes

Me referi unico e exclusivamente as Tecnicas Design Patterns.
No Artigo sugerido (Bom Artigo diga-se de passagem), me parece que
o autor a partir da Edição98 ele mescla o Padrão MVC ao nosso habitual RAD) . Foi nesse sentido que eu disse . Apesar da dificuldade ser bem
maior a pratica das tecnicas usando os modelos Design Patterns parece
pouco difusa para os ´Delphianos´ e me incluo muito neste meio..
Agora é um bom começo usar Classes DAO , Diagramas de classe ,
separar bem as camadas (MVP) etc...

GOSTEI 0
Catataw

Catataw

17/09/2008

Dae galera, fiz uma pequeno diagrama tentando implementar MVP+DAO
gostaria da colaboração da comunidade para que possamos praticar boas praticas de programação que falam tanto em outras linguagens e trazer para nossa universo

att

GOSTEI 0
Catataw

Catataw

17/09/2008

Programador em delphi tem que se fuder continuar fazendo codigo ´macaronado´ nao e a toa que programdor java c# ganha o doblo .....

infelizmente .

GOSTEI 0
Marco Salles

Marco Salles

17/09/2008

Programador em delphi tem que se fuder continuar fazendo codigo ´macaronado´ nao e a toa que programdor java c# ganha o doblo .....

é vejo que vc , pelo seu exemplo, conhece bem Generalização\Especialização.
Sua classe IPessoaWien e IPessoa está Otima

Certamente vai ganhar o Dobro

GOSTEI 0
Luciano.lirio

Luciano.lirio

17/09/2008

catataw,

espero que vc ganhe o [size=24:d12ac65e19][b:d12ac65e19]DOBLO[/b:d12ac65e19][/size:d12ac65e19].

]Att

GOSTEI 0
Catataw

Catataw

17/09/2008

MVP

Aceito sugestão de fazer Generalização\Especialização.

ps : antes de criticar tentam pelo menos fazer melhor....

GOSTEI 0
POSTAR