Pegar usuário do sistema operacional pelo postgres

PostgreSQL

29/01/2010

Olá Amigos, Estou precisando pegar o usuário do sistema operacional pelo postgres, para fazer um sistema de log no site q eu dou manutenção, por acasso alguém poderia me ajudar com essa tarefa. Agradeço a todos q tentarem ou puderem me ajudar. abraços
Zenas

Zenas

Curtidas 0

Respostas

Eleuterio Gonzalez

Eleuterio Gonzalez

29/01/2010

Ao instalar o PostgreSQL 8.1.4 via fontes ele cria (e alerta) o arquivo pg_hba.conf com autenticação do tipo trust (sem senha mas somente para conexão local).
Para autenticar exigindo um dos tipos com senha, devemos antes, ainda no trust, alterar os usuários adicionando senha:
ALTER ROLE nomeuser WITH PASSWORD 'senhadopg';
Somente então devemos alterar o pg_hba.conf para pedir senha e restartar o PostgreSQL.
As configurações principais são feitas nos arquivos pg_hba.conf e postgresql.conf. Se instalado através dos fontes ficam no subdiretório data de instalação do PostgreSQL, normalmente em /usr/local/pgsql. Se instalado via binários da distribuição vai variar com a distribuição. No Slackware estão no diretório /usr/share/postgresql.
O pg_hba.conf controla que máquinas terão acesso ao PostgreSQL e a autenticação dessas máquinas clientes (sem autenticação ou através de outras formas, trust, md5, crypt, etc).
O pg_hba.conf é muito rico e podemos controlar o acesso pelo IP, pela máscara, pelo banco, pelo usuário, pelo método (trust, md5, password, etc).
GOSTEI 0
POSTAR