Personalizar um form sem precisar compilar novamente?

Delphi

20/12/2006

Boa tarde pessoal do forum, bom eu nao sei como explicar direito, mais vamos la.

Eh o seguinte, eu crio o form usando labels e edits e mais alguns componentes direto no Delphi.

Vamos supor que eu criei um form de um cadastro assim:

labnome
editnome

labfantasia
editfantasia

labendereco
editendeteco

....
onde lab(x) eh o nome do label e edit(x) eh o nome do edit
No form vai ficar + ou - assim

[color=green:e690727520]--------------------------------------------
Nome da Razao Social
[______________________________]
Nome de Fantasia
Endereço
--------------------------------------------[/color:e690727520]
Bom ta meio estranho o modelo do form mais acho que tem como entneder...O que eu quero eh saber se no caso eu instalar o programa em algum cliente e o mesmo nao queira por exemplo o campo nome de fantasia, tem como eu tirar esse campo sem precisar voltar aonde tenho meus fontes para eliminar estas linhas, ou seja personalizar o form sem precisar compilar o fonte? Pois recentemente tive que retirar varios campos de um form por causa que um cliente nao quis alguns campos, e no caso precisei refazer o form.

Se nao entenderam a minha duvida eh soh avisar.

No aguardo
Obrigado a todos
Adriano. Serv.

Adriano_servitec

Adriano_servitec

Curtidas 0

Respostas

Macario

Macario

20/12/2006

Olá.

Acredito que há única maneira seria você ter parâmetros para cada componente(ao menos os que não sejam requeridos).

E lêr ester parametros em runtime para criar o seu form.

Uma maneira pratica de fazer isso é usando o componente FormStorage da RxLib.

[]´s

GOSTEI 0
Adriano_servitec

Adriano_servitec

20/12/2006

Olá. Acredito que há única maneira seria você ter parâmetros para cada componente(ao menos os que não sejam requeridos). E lêr ester parametros em runtime para criar o seu form. Uma maneira pratica de fazer isso é usando o componente FormStorage da RxLib. []´s
Obrigado por responder amigo.

Tipo assim, personaliza-lo pelo parametro aonde o cliente escolhe o que quer ou nao dentro do form?

Mesmo assim ainda tenho curiosidade em saber se eh possivel personalizar um form sem precisar compilar os fontes...

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

20/12/2006

A DevExpress possui componentes que permitem você personalizar o seu form em run time.

GOSTEI 0
Adriano_servitec

Adriano_servitec

20/12/2006

A DevExpress possui componentes que permitem você personalizar o seu form em run time.
Esse componente eh FREE? Se for tem aonde baixa-lo para Delphi 5?

Se for este site, qual o componente que devo baixar

http://www.devexpress.com/Downloads/

GOSTEI 0
Macario

Macario

20/12/2006

Olá.

O FormStorage, cria um .ini com seções e abaixo os valores

Ex:
[FORM]
Heigt=100
Left= 200
[PANEL1]
Left=10
Top=50
Visible=True

Cada propriedade que estará disponivel no .ini criado pelo FormStorage é voce quem determina em tempo de projeto.

Ai ou voce edita esse .ini na mão quando for disponibilizar o aplicativo ao cliente, ou cria um wizard.

Quanto aos componentes da DevExpress, pelo que sei são todos pagos.

[]´s

GOSTEI 0
Adriano_servitec

Adriano_servitec

20/12/2006

Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?

GOSTEI 0
Macario

Macario

20/12/2006

Ola.

[url]www.sourceforge.net[/url]

[]´s

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

20/12/2006

Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?

Só pra acrescentar...

A RXLib foi descontinuada, não baixe ela, baixe a biblioteca JEDI, que você encontra também no sourgeforge.. pois o pessoal dela, pegou a RxLib e continuo ela..

[]s

GOSTEI 0
Adriano_servitec

Adriano_servitec

20/12/2006

[quote:8c7d92a948=´Adriano_Servitec´]Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?

Só pra acrescentar...

A RXLib foi descontinuada, não baixe ela, baixe a biblioteca JEDI, que você encontra também no sourgeforge.. pois o pessoal dela, pegou a RxLib e continuo ela..

[]s[/quote:8c7d92a948]Olah Titanius, eu ja tenho o JEDI instalado no meu Delphi desde (2005), mais pelo visto nao ´deve´ ter a aba deste componente acima que estou precisando, ou tem? Se tem vc poderia me dizer o nome do componente?

GOSTEI 0
Titanius

Titanius

20/12/2006

[quote:546062f14c=´titanius´][quote:546062f14c=´Adriano_Servitec´]Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?

Só pra acrescentar...

[]s[/quote:546062f14c]Olah Titanius, eu ja tenho o JEDI instalado no meu Delphi desde (2005), mais pelo visto nao ´deve´ ter a aba deste componente acima que estou precisando, ou tem? Se tem vc poderia me dizer o nome do componente?[/quote:546062f14c]

Opa.. procure por Jv Persistence

Lá tem os componentes que você necessita... :D

[]s

GOSTEI 0
Rjun

Rjun

20/12/2006

Só para responder, os componentes da DevExpress são extremamente fantásticos, mas infelizmente é pago.

GOSTEI 0
Adriano_servitec

Adriano_servitec

20/12/2006

Só para responder, os componentes da DevExpress são extremamente fantásticos, mas infelizmente é pago.
Eh eu vi, mais instalei o JEDI 3.20 e la tem a paleta que eu procuro.

Valeu pessoal
Mais uma vez obrigado
Feliz Natal pra todos.
Adriano

GOSTEI 0
POSTAR