Personalizar um form sem precisar compilar novamente?
Boa tarde pessoal do forum, bom eu nao sei como explicar direito, mais vamos la.
Eh o seguinte, eu crio o form usando labels e edits e mais alguns componentes direto no Delphi.
Vamos supor que eu criei um form de um cadastro assim:
labnome
editnome
labfantasia
editfantasia
labendereco
editendeteco
....
onde lab(x) eh o nome do label e edit(x) eh o nome do edit
No form vai ficar + ou - assim
[color=green:e690727520]--------------------------------------------
Nome da Razao Social
[______________________________]
Nome de Fantasia
[______________________________]
Endereço
[______________________________]
--------------------------------------------[/color:e690727520]
Bom ta meio estranho o modelo do form mais acho que tem como entneder...O que eu quero eh saber se no caso eu instalar o programa em algum cliente e o mesmo nao queira por exemplo o campo nome de fantasia, tem como eu tirar esse campo sem precisar voltar aonde tenho meus fontes para eliminar estas linhas, ou seja personalizar o form sem precisar compilar o fonte? Pois recentemente tive que retirar varios campos de um form por causa que um cliente nao quis alguns campos, e no caso precisei refazer o form.
Se nao entenderam a minha duvida eh soh avisar.
No aguardo
Obrigado a todos
Adriano. Serv.
Eh o seguinte, eu crio o form usando labels e edits e mais alguns componentes direto no Delphi.
Vamos supor que eu criei um form de um cadastro assim:
labnome
editnome
labfantasia
editfantasia
labendereco
editendeteco
....
onde lab(x) eh o nome do label e edit(x) eh o nome do edit
No form vai ficar + ou - assim
[color=green:e690727520]--------------------------------------------
Nome da Razao Social
[______________________________]
Nome de Fantasia
[______________________________]
Endereço
[______________________________]
--------------------------------------------[/color:e690727520]
Bom ta meio estranho o modelo do form mais acho que tem como entneder...O que eu quero eh saber se no caso eu instalar o programa em algum cliente e o mesmo nao queira por exemplo o campo nome de fantasia, tem como eu tirar esse campo sem precisar voltar aonde tenho meus fontes para eliminar estas linhas, ou seja personalizar o form sem precisar compilar o fonte? Pois recentemente tive que retirar varios campos de um form por causa que um cliente nao quis alguns campos, e no caso precisei refazer o form.
Se nao entenderam a minha duvida eh soh avisar.
No aguardo
Obrigado a todos
Adriano. Serv.
Adriano_servitec
Curtidas 0
Respostas
Macario
20/12/2006
Olá.
Acredito que há única maneira seria você ter parâmetros para cada componente(ao menos os que não sejam requeridos).
E lêr ester parametros em runtime para criar o seu form.
Uma maneira pratica de fazer isso é usando o componente FormStorage da RxLib.
[]´s
Acredito que há única maneira seria você ter parâmetros para cada componente(ao menos os que não sejam requeridos).
E lêr ester parametros em runtime para criar o seu form.
Uma maneira pratica de fazer isso é usando o componente FormStorage da RxLib.
[]´s
GOSTEI 0
Adriano_servitec
20/12/2006
Olá.
Acredito que há única maneira seria você ter parâmetros para cada componente(ao menos os que não sejam requeridos).
E lêr ester parametros em runtime para criar o seu form.
Uma maneira pratica de fazer isso é usando o componente FormStorage da RxLib.
[]´s
Obrigado por responder amigo.Tipo assim, personaliza-lo pelo parametro aonde o cliente escolhe o que quer ou nao dentro do form?
Mesmo assim ainda tenho curiosidade em saber se eh possivel personalizar um form sem precisar compilar os fontes...
GOSTEI 0
Rjun
20/12/2006
A DevExpress possui componentes que permitem você personalizar o seu form em run time.
GOSTEI 0
Adriano_servitec
20/12/2006
A DevExpress possui componentes que permitem você personalizar o seu form em run time.
Esse componente eh FREE? Se for tem aonde baixa-lo para Delphi 5?Se for este site, qual o componente que devo baixar
http://www.devexpress.com/Downloads/
GOSTEI 0
Macario
20/12/2006
Olá.
O FormStorage, cria um .ini com seções e abaixo os valores
Ex:
Cada propriedade que estará disponivel no .ini criado pelo FormStorage é voce quem determina em tempo de projeto.
Ai ou voce edita esse .ini na mão quando for disponibilizar o aplicativo ao cliente, ou cria um wizard.
Quanto aos componentes da DevExpress, pelo que sei são todos pagos.
[]´s
O FormStorage, cria um .ini com seções e abaixo os valores
Ex:
[FORM] Heigt=100 Left= 200 [PANEL1] Left=10 Top=50 Visible=True
Cada propriedade que estará disponivel no .ini criado pelo FormStorage é voce quem determina em tempo de projeto.
Ai ou voce edita esse .ini na mão quando for disponibilizar o aplicativo ao cliente, ou cria um wizard.
Quanto aos componentes da DevExpress, pelo que sei são todos pagos.
[]´s
GOSTEI 0
Adriano_servitec
20/12/2006
Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?
GOSTEI 0
Macario
20/12/2006
Ola.
[url]www.sourceforge.net[/url]
[]´s
[url]www.sourceforge.net[/url]
[]´s
GOSTEI 0
Titanius
20/12/2006
Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?
Só pra acrescentar...
A RXLib foi descontinuada, não baixe ela, baixe a biblioteca JEDI, que você encontra também no sourgeforge.. pois o pessoal dela, pegou a RxLib e continuo ela..
[]s
GOSTEI 0
Adriano_servitec
20/12/2006
[quote:8c7d92a948=´Adriano_Servitec´]Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?
Só pra acrescentar...
A RXLib foi descontinuada, não baixe ela, baixe a biblioteca JEDI, que você encontra também no sourgeforge.. pois o pessoal dela, pegou a RxLib e continuo ela..
[]s[/quote:8c7d92a948]Olah Titanius, eu ja tenho o JEDI instalado no meu Delphi desde (2005), mais pelo visto nao ´deve´ ter a aba deste componente acima que estou precisando, ou tem? Se tem vc poderia me dizer o nome do componente?
GOSTEI 0
Titanius
20/12/2006
[quote:546062f14c=´titanius´][quote:546062f14c=´Adriano_Servitec´]Obrigado pela resposta, vou instalar entao o RXLib aqui, Desculpe a pergunta, mais... Sabes aonde arrumo o RXLib para Delphi 5?
Só pra acrescentar...
A RXLib foi descontinuada, não baixe ela, baixe a biblioteca JEDI, que você encontra também no sourgeforge.. pois o pessoal dela, pegou a RxLib e continuo ela..
[]s[/quote:546062f14c]Olah Titanius, eu ja tenho o JEDI instalado no meu Delphi desde (2005), mais pelo visto nao ´deve´ ter a aba deste componente acima que estou precisando, ou tem? Se tem vc poderia me dizer o nome do componente?[/quote:546062f14c]
Opa.. procure por Jv Persistence
Lá tem os componentes que você necessita... :D
[]s
GOSTEI 0
Rjun
20/12/2006
Só para responder, os componentes da DevExpress são extremamente fantásticos, mas infelizmente é pago.
GOSTEI 0
Adriano_servitec
20/12/2006
Só para responder, os componentes da DevExpress são extremamente fantásticos, mas infelizmente é pago.
Eh eu vi, mais instalei o JEDI 3.20 e la tem a paleta que eu procuro.Valeu pessoal
Mais uma vez obrigado
Feliz Natal pra todos.
Adriano
GOSTEI 0