Pesquisa com clientedataset e SQL

Delphi

11/10/2004

Ola caro programadores,

Estou migrando todo o meu sistema do Paradox para o FireBird. Estou com uma divida na eleboração das pesquisas (Consulta). Tenho um cadastro de cliente, onde no mesmo tem um botão consultar, antes no paradox usa o findkey e o findnearest, agora no FireBird comecei a usar o locate mas pesquisando verifiquei que esta não é a melhor opção, tabém não consigo usar as vantagem da pesquisa em sql de busca o conteúdo no começo no fim e no meio.

Uso os componetes:
SQLconection, SQLDataset, datasetprovider, Clientdataset, datasource.

No SQLdataset já tem uma SQL filtrando a tabela e checando qual empresa esta ativada: select * from cliente where LOJA = :Empresa
este parametro e passado na hora da abertura, até ai tudo bem funciona beleza.

o Problema e o seguinda quero consultar um cliente por código, nome ou CPF/CNPJ. quando passo esta SQL(select * from CLIENTE where LOJA = :Empresa and NOME = :nome) para o SQLDATASET e mando abrir o CDS da um erro de login ou password, estranho pois a senha e o login estão corretos.

Fiz de uma forma diferente como fazia no Paradox que erá realizar a pesquisa com o QUERY achar o registro desejado e depois pesquisa com o findkey direto deu certo mas dai continuo usando o locate.

Como devo fazer para fazer uma pesquisa com SQL e Clientedataset ?
qual a forma correta ?

Um grande abraço a todos.

Hugo Fabrício

Hugofab

Hugofab

Curtidas 0

Respostas

Vinicius2k

Vinicius2k

11/10/2004

Colega,

A forma que q vc está tentando implementar (alterar a CommandText do TSQLDataSet em run time ) é a forma correta. O que é estranho, ao menos para mim, é um erro de login nesta operação... qual é exatamente a mensagem ?
Este problema *pode* estar na TSQLConnection. Verifique se a propriedade [b:1fb479a82e]KeepConnection[/b:1fb479a82e] está setada para [b:1fb479a82e]True[/b:1fb479a82e]. Esta propriedade é responsável por manter a conexão com o servidor, mesmo que não exista nenhum DataSet aberto. Se ela estiver setada para False, a reabertura do TSQLDataSet estará exigindo que ela se conecte novamente ao servidor, exigindo a autenticação, que se for dinâmica, vc, provavelmente, passou na abertura da aplicação.

Sobre utilizar qualquer parte do campo basta que o operador da sua segunda condição no WHERE seja o LIKE e ao atribuir valores aos paramentros vc se utilize dos caracteres coringas ´[b:1fb479a82e]¬[/b:1fb479a82e]´, assim :
with SQLDataSet1 do
begin
  Close;
  CommandText:= ´select * from CLIENTE where (LOJA = :Empresa) and (NOME like :nome)´;
  ParamByName(´Empresa´).AsInteger:= 1; // por exemplo
  ParamByName(´nome´).AsString:= ´¬´ + Edit1.Text + ´¬´; // por exemplo
end;
ClientDataSet1.Close;
ClientDataSet1.Open;

Vc tem razão sobre o uso do Locate. É uma escolha ruim em aplicações C/S.

Espero ter ajudado.
T+

GOSTEI 0
Hugofab

Hugofab

11/10/2004

Vinicius,

a mensagem é esta : DBexpress Error:Invalid Username/Password.
Verifiquei a opção que vc me falou e esta setada como True, o comando que estou mandando é este :

SQLDataSet.close;
clientedataset.close;

SQLDataSet.CommandText := ´select * from CLIENTE where LOJA = :Empresa and CODIGO = :codigo´;

SQLDataSet.Params.ParamByName(´Empresa´).AsString:= CDSparametro.fieldbyname(´Empresa´).AsString;
SQLDatatSet.Params.ParamByName(´codigo´).AsString:=´0´+edtnumero.Text;
SQLDataSet.open;
ClienteDataSet.Open;

O interessante é que o banco conecta normal com os parametros originais só quando chamo a consulta fecho o CDS e vou abrir novamente que da este erro de login.

Obrigado pela atenção

Hugo Fabrício

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

11/10/2004

Hugo,

Confesso que nunca vi este erro...
Os parametros User_Name e Password da TSQLConnection estão sendo passados em runtime, ou estão fixos no componente ?
Vc está usando uma conexão nomeada ([b:370090c84a]ConnectionName[/b:370090c84a] da TSQLConnection) ?
Qual o valor da propriedade [b:370090c84a]LoadParamsOnConnect[/b:370090c84a] da TSQLConnection ?

Sobre o seu código, não é necessário abrir o TSQLDataSet, a abertura do CDS irá fazer todo o processo de forma automática, inclusive a transação. E existe uma chamada desnecessária à [b:370090c84a]Params.ParamByName[/b:370090c84a] onde pode ser somente [b:370090c84a]ParamByName[/b:370090c84a].
ClientDataSet.Close;
with SQLDataSet do
begin 
  Close;
  CommandText:= ´select * from CLIENTE where LOJA = :Empresa and CODIGO = :codigo´;
  ParamByName(´Empresa´).AsString:= CDSparametro.fieldbyname(´Empresa´).AsString;
  ParamByName(´codigo´).AsString:=´0´+edtnumero.Text;
end;
ClientDataSet.Open;

T+

GOSTEI 0
Hugofab

Hugofab

11/10/2004

Vinicius,

Estou usando uma conection name, propriedade LoadParamsOnConnect esta setada como false, mas já mudei para true para ver se resolve e nada.
Não estou pedindo para abrir o Sqldataset e esta dando um erro: No mapping for Error code found. Coloco para abrir da o erro de login.

Posso te mandar meu código para você analisar se possível!

Hugo Fabrício

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

11/10/2004

Hugo,

Antes de vc postar o código todo...
Vc realmente não deve abrir o SQLDataSet, só o CDS. E quanto ao erro de ´No mapping...´ , lembra deste tópico seu ? http://delphiforum.icft.com.br/forum/viewtopic.php?t=51941
Não seriam as aspas ? E *talvez* sejam elas também a causa do problema de login...

Dê preferencia para esta configuração na TSQLConnection :
[b:ed15915fb1]ConnectionName[/b:ed15915fb1]=[em branco]
[b:ed15915fb1]DriverName[/b:ed15915fb1]=Interbase
[b:ed15915fb1]GetDriverFunc[/b:ed15915fb1]=getSQLDriverINTERBASE
[b:ed15915fb1]LibraryName[/b:ed15915fb1]=dbexpint.dll
[b:ed15915fb1]LoadParamsOnConnect[/b:ed15915fb1]=False
[b:ed15915fb1]VendorLib[/b:ed15915fb1]=fbclient.dll [ou gds32.dll]
Desta forma não é necessário distribuir os dbx*.ini.

T+

GOSTEI 0
Hugofab

Hugofab

11/10/2004

Não estou conseguindo fazer esta consulta,

Coloquei (´´) aspas mudei os parâmetros, mas nada, não funciona.

Realmente a coisa ta difícil...

Caso consiga resolver este problema podemos postar este exemplo no site clube delphi para que outros usuários possam usar e não passar a canseira que estou passando.
Pois não encontrei nenhum exemplo de pesquisa desta forma.

Hugo Fabrício

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

11/10/2004

Zipa os fontes e, se quiser, o banco (apropósito qual a versão do Firebird ?) e me manda por e-mail : vncsoliveira[a]gmail.com

Talvez vendo o ´trem´ de perto eu consiga achar alguma coisa...
T+

GOSTEI 0
Christian_adriano

Christian_adriano

11/10/2004

Caro Hugofab,

Tenta fazer o seguinte, com o ´DataSetProvider´ sete a opção ´poAllowCommandText´ pata ´TRUE´ e faça as consultas pelo CDS na propriedade ´CommandText´.

Apos a consulta desejada, se vc quizer retornar a consulta do ´TSQLDataSet´ é só vc fechar o CDS e atribuir ´´ (vazio) para a propriedade ´CommandText´ do CDS.

Tipo:

[b:5a3097b526]Consulta com cds[/b:5a3097b526]
with cds do begin
Close;
CommandText := ´Select ....´;
Open;
end;

[b:5a3097b526]Retornar a Consulta do TSQLDataSet:[/b:5a3097b526]
with cds do begin
Close;
CommandText := ´´;
Open;
end;

espero ter ajudado.

[]´s.

Christian.

GOSTEI 0
Christian_adriano

Christian_adriano

11/10/2004

Hugofab,

uma correção boba... hehe

Esqueci que estavamos trabalhando com TClientDataSet, qnado vc altera a opição ´poAllowCommandText´ do ´DataSetProvider´ para True, todos os comando SQL da propriedade CommandText do CDS vão ser atribuido a propriedade CommandText do TSQLDataSet ou TSQLQuery.

Então para ´Retornar a Consulta do TSQLDataSet´ vc tem duas formas de fazer :

1ª - Guardar o Select do TSQLDataSet em alguma variavel para usa-la mais tarde.
2ª - Refazer o commando SQL novamente.

blz ??

flw

[]´s.

Christian.

GOSTEI 0
Hugofab

Hugofab

11/10/2004

Vinicius,

Demorou, mas consegui resolver o problema.
Seguindo as dicas que me passou, funcionou correto,

Obrigado,

Hugo Fabrício!

GOSTEI 0
POSTAR