Ponteiro e sua importância!

Java

25/06/2017

Por que o ponteiro não existe na linguagem de programação java
Paulo Ramos

Paulo Ramos

Curtidas 0

Melhor post

Estevão Dias

Estevão Dias

26/06/2017

Olá Paulo, tudo bem?

O Java abstrai muito da complexidade necessária para o gerenciamento da memória em uma aplicação. Ele trabalha com referências, através das quais podemos criar instâncias de um certo tipo ou fazer com que apontem para novas instâncias (deste mesmo tipo), como demonstrado abaixo.

String nome = new String("Estevao Dias");


Contudo, quando trabalhamos com referências estamos observando um comportamento parecido com o que veríamos com ponteiros:

string * nome = new string("Estevao Dias")


É claro que com a remoção dos ponteiros da linguagem o programador perde algumas funcionalidades, por exemplo não é possível a aritmética de ponteiros em Java. Entretanto, deixamos de nos preocupar com certos aspectos, uma vez que temos a JVM movendo dados na memória em tempo integral.

Um abraço.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Fabio Rocha

Fabio Rocha

25/06/2017

Olá Paulo,

Ponteiro de forma simples seria endereço de memória, ou índice numérico, é definido para cada unidade de memória no sistema, no qual a unidade é tipicamente um byte ou uma word.

Ponteiros são diretamente suportados sem restrições em C, C++, D e Pascal, entre outras linguagens.

Os ponteiros são necessários para a alocação dinâmica de memória, para sequências de dados alocados e para a passagem ou o retorno através referência.

Em Java não existe nenhuma possibilidade de uso de ponteiros brutos em Java. Até mesmo referências tem uso apenas implícito através dos objetos instanciados.

Espero que tenha lhe ajudado

Grande Abraço
GOSTEI 1
Paulo Ramos

Paulo Ramos

25/06/2017

Muito obrigado Fabio Rocha
GOSTEI 0
Paulo Ramos

Paulo Ramos

25/06/2017

Muito obrigado Estevão Dias
GOSTEI 0
POSTAR