Porque o delphi inciste q os valores sao diferentes?
Olá amigos, estou tentando solucionar um problemão... tenho um conta a pagar no valor de R$ 102,45, dividido em 3 parcelas com Entrada de R$ 10,00... sem problemas... fiz os calculos e tals.. aí eu verifico se as parcelas tem alguma diferencao com o valor final, com o seguinte codigo:
O conteúdo da minha variavel [b:b2b26be19a]ValorReal[/b:b2b26be19a] é de 102,45 e o conteúdo do meu [b:b2b26be19a]TbPrincipalVALOR_VENDA.AsCurrency[/b:b2b26be19a] também é de 102,45
Mas no if embaixo, ele fala que é diferente.. como pode ser? Já debuguei já fiz de tudo, as duas são iguais... o que pode ser?
Desde já agradeço...
[]s
ValorReal := 0; TbParcelas.First; while not TbParcelas.EOF do begin if (not Empty(TbParcelasCOD_BOLETA.AsString)) and (Trim(TbParcelasTIPO_DOC.AsString) <> ´4´) then begin TbParcelas.Edit; TbParcelasCOD_BOLETA.Clear; TbParcelas.Post; end; ValorReal := ValorReal + ExatoCurrency(TbParcelasVALOR.AsCurrency, 2); TbParcelas.Next; end; ValorReal := ExatoCurrency(ValorReal, 2); if ValorReal <> ExatoCurrency(TbPrincipalVALOR_VENDA.AsCurrency, 2) then begin Application.MessageBox(PChar(´Existe uma diferença de R$ ´ + FormatFloat(´#0.00´, ValorReal) + ´ no somatório das parcelas´), ´Atenção´, MB_OK + MB_ICONEXCLAMATION + MB_DEFBUTTON1 + MB_APPLMODAL); Exit; end;
O conteúdo da minha variavel [b:b2b26be19a]ValorReal[/b:b2b26be19a] é de 102,45 e o conteúdo do meu [b:b2b26be19a]TbPrincipalVALOR_VENDA.AsCurrency[/b:b2b26be19a] também é de 102,45
Mas no if embaixo, ele fala que é diferente.. como pode ser? Já debuguei já fiz de tudo, as duas são iguais... o que pode ser?
Desde já agradeço...
[]s
Titanius
Curtidas 0
Respostas
Paullsoftware
10/08/2006
só pra teste tente jogar os dois valores para ums string e veja se os valores continuam os mesmos...
uma vez aconteceu um caso semelhante com migo, mais foi problemas de arredondamento dos valores mesmo, ele mostrava +/- assim: 1,61 mais o real era 1,60,9 joguei numa string e ví onde tava o problema, não quero dizer que pode ser a mesma coisa mais, vai lá saber né :lol:
uma vez aconteceu um caso semelhante com migo, mais foi problemas de arredondamento dos valores mesmo, ele mostrava +/- assim: 1,61 mais o real era 1,60,9 joguei numa string e ví onde tava o problema, não quero dizer que pode ser a mesma coisa mais, vai lá saber né :lol:
GOSTEI 0
Marco Salles
10/08/2006
Acho que é por ai tb....
represntação interna do currency...
Porque disso ???
Lembra do tópico
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=78527&highlight=currency
Uma saida talvez e na comparação truncar em uma quantidade de casas decimais
So não entendi no seu codigo quem é ExatoCuurency
só pra teste tente jogar os dois valores para ums string e veja se os valores continuam os mesmos...
represntação interna do currency...
Porque disso ???
Lembra do tópico
http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=78527&highlight=currency
Uma saida talvez e na comparação truncar em uma quantidade de casas decimais
So não entendi no seu codigo quem é ExatoCuurency
ValorReal := ValorReal + ExatoCurrency ....... ....... ValorReal := ExatoCurrency(ValorReal, 2);
GOSTEI 0
Titanius
10/08/2006
Olá amigos, o ExatoCurrency, e uma função que peguei aqui mesmo no forum, que me retorna um numero com as ]quantidades de casas decimais que eu quero..
Acho que meu problema era por ValorREal ser decladora como Real...
só troquei isso no codigo:
if [b:0369777367]ExatoCurrency([/b:0369777367]ValorReal[b:0369777367], 2)[/b:0369777367] <> ExatoCurrency(TbPrincipalVALOR_VENDA.AsCurrency, 2) then
que funcionou.. estranho, nunca vou entender esse sistema de numeração do Delphi...
[b:0369777367]Marco Salles[/b:0369777367]:
Agora que percebi meu, você é da minha cidade.... trabalha onde?
[]s
Acho que meu problema era por ValorREal ser decladora como Real...
if [b:0369777367]ExatoCurrency([/b:0369777367]ValorReal[b:0369777367], 2)[/b:0369777367] <> ExatoCurrency(TbPrincipalVALOR_VENDA.AsCurrency, 2) then
que funcionou.. estranho, nunca vou entender esse sistema de numeração do Delphi...
[b:0369777367]Marco Salles[/b:0369777367]:
[]s
GOSTEI 0
Marco Salles
10/08/2006
if ExatoCurrency(ValorReal, 2) <> ExatoCurrency(TbPrincipalVALOR_VENDA.AsCurrency, 2) then
Claro , pois como foi sugerido:
Uma saida talvez e na [b:83f4efaa24]comparação[/b:83f4efaa24] truncar em uma quantidade de casas decimais
Marco Salles:
Voce ja percebeu isto outras vezes... é pq vc esquece
Ja ate fez esta pergunta:D :D :D :D
GOSTEI 0
Titanius
10/08/2006
hehe.. verdade?! vixi, to ruim de cabeça mesmo... talvez nos encontramos e nem faço idéia.. :roll:
[]s
[]s
GOSTEI 0
Dmalta
10/08/2006
O problema de arredondamento não é do Delphi, mas uma limitação dos processadores, que usam representação numérica de ponto flutuante. Deixando a teoria de lado, eu costumo usar duas técnicas pra lidar com esses problemas.
Uma é forçar o arredondamento em código do número de casas decimais usando RoundTo.
Quando não é interessante arredondar os fatores da expressão e só queremos comparar dois valores de ponto flutuante em determinada precisão, comparo limitando um coeficiente de precisão (´[i:d8dc8e2d49]epsilon[/i:d8dc8e2d49]´).
A unit [i:d8dc8e2d49]Math[/i:d8dc8e2d49] já tem uma função prontinha pra isso (com overload para vários tipos de dados de ponto flutuante):
Trocando SameValue pela expressão ´(A = B)´ dá False, ao invés de True.
Just my 2 cents.
Um abraço,
Uma é forçar o arredondamento em código do número de casas decimais usando RoundTo.
uses Math;
{...}
X := RoundTo(X, -2);Quando não é interessante arredondar os fatores da expressão e só queremos comparar dois valores de ponto flutuante em determinada precisão, comparo limitando um coeficiente de precisão (´[i:d8dc8e2d49]epsilon[/i:d8dc8e2d49]´).
A unit [i:d8dc8e2d49]Math[/i:d8dc8e2d49] já tem uma função prontinha pra isso (com overload para vários tipos de dados de ponto flutuante):
var Parcela, Total, A, B: Double; begin Total := 102.45; Parcela := RoundTo((Total - 10) / 3, -3); A := Total; B := 3 * Parcela + 10; if SameValue(A, B, 3) then ShowMessage(´A e B são iguais´) else ShowMessage(Format(´A e B são DIFERENTES: A = ¬g e B = ¬g´, [A, B])) end;
Trocando SameValue pela expressão ´(A = B)´ dá False, ao invés de True.
Just my 2 cents.
Um abraço,
GOSTEI 0
Marco Salles
10/08/2006
interresante samueValue .. Eu não conhecia
Mas não sei se entendio direito fiz ums teste , trocando o valor 10 por StrtoFloat . Ficando assim :
[b:7edb6704f2]
Essa eu não entendi... :cry: :cry: :cry:
Mas não sei se entendio direito fiz ums teste , trocando o valor 10 por StrtoFloat . Ficando assim :
var Parcela, Total, A, B: Double; begin Total := 102.45; Parcela := RoundTo((Total - 10) / 3, -3); A := Total; B := 3 * Parcela +strtofloat(edit1.text); if SameValue(A, B, 3) then ShowMessage(Format(´A e B são iguais: A = ¬g e B = ¬g´, [A, B])) else ShowMessage(Format(´A e B são DIFERENTES: A = ¬g e B = ¬g´, [A, B]))
[b:7edb6704f2]
o engraçado é que com edit1.text = 6,99 diz que A e B são diferentes ...
O que é verdade .. Porem para Edit1.text = 6,999 Diz que A e B são Iguais e mostar para A = 102,45 e B = 99,45
[/b:7edb6704f2]Essa eu não entendi... :cry: :cry: :cry:
GOSTEI 0