Preciso aprender linguagem orientada a objeto ou é um opção?
Sou estudante de T.I e estudo programação java por conta própria, porem cheguei na parte dos objetos em java e gostaria de saber se a linguagem java e outras realmente necessita da linguagem orientada a objetos ou é apenas um complemento um algo a mais. Talvez a pergunta seja meio besta, porem não achei resposta pra isso em nenhum lugar. Alguém poderia me ajudar?
Sg
Curtidas 0
Melhor post
Matera S/a
03/09/2015
Quanto a sua dúvida eu gostaria de, primeiro, ponderar duas partes: a linguagem(JAVA,Delphi,SCALA) e o paradigma(Procedural,Orientado a Objetos,Funcional).
Sobre a linguagem, elas podem ou não estimular paradigmas OO(Orientado a Objetos), e embora o JAVA não seja 100% OO, o desenvolvimento ganha muita performance
desenvolvendo sob OO, através de polimorfismo, herança,encapsulamento,etc.
Ao mesmo tempo, falamos do Paradigma. A orientação a objetos evita reuso de código, especialização de funcionalidades e uma melhor abstração do problema, permitindo se preocupar mais com o problema e menos com o código.
Respondendo diretamente a pergunta, não é obrigatório usar OO em JAVA, dado que muitos programadores continuam desenvolvendo código procedural em uma linguagem com suporte OO. Porém eu considero uma evolução sair de procedural para OO. Nessa idéia: a versão 8 do JAVA começa a estimular uma "segunda" evolução: Orientação a Objetos para linguagem, funcional (vemos isso nas novas funcionalidades: stream, lambda, contrations).
Sobre a linguagem, elas podem ou não estimular paradigmas OO(Orientado a Objetos), e embora o JAVA não seja 100% OO, o desenvolvimento ganha muita performance
desenvolvendo sob OO, através de polimorfismo, herança,encapsulamento,etc.
Ao mesmo tempo, falamos do Paradigma. A orientação a objetos evita reuso de código, especialização de funcionalidades e uma melhor abstração do problema, permitindo se preocupar mais com o problema e menos com o código.
Respondendo diretamente a pergunta, não é obrigatório usar OO em JAVA, dado que muitos programadores continuam desenvolvendo código procedural em uma linguagem com suporte OO. Porém eu considero uma evolução sair de procedural para OO. Nessa idéia: a versão 8 do JAVA começa a estimular uma "segunda" evolução: Orientação a Objetos para linguagem, funcional (vemos isso nas novas funcionalidades: stream, lambda, contrations).
GOSTEI 2
Mais Respostas
Eduardo Pessoa
03/09/2015
Orientação a objeto alem de paradigma é um padrão, então se faz necessario aprender, até agora não vi nenhuma vaga de emprego ou estagio de programação em Java em que não se exige conhecimentos solidos em O.O.
GOSTEI 1