Preciso de Ajuda Urgente!

Delphi

22/03/2010

Olá pessoal, estou precisando de um help! Urgente! Comecei a aprender delphi sozinho e estou fazendo um sistema para controle de Faculdade! Estou desenvolvendo utilizando o Banco de Dados Firebird + Delphi 7. É claro! Apreender sozinho gera sempre as grandes dúvidas e daí só os foruns para resolver, rs... Então lá vai. O seguinte neste sistema teria que fazer um controle de Frequências e notas, porém não é como os de Escola de nível médio é assim. 1º - Cadastro o Curso (Ex.: Matematica) 2º - Cadastro as disciplinas (Ex.: Fundamentos da Álgebra, história da Matemática). 3º - Cadastro a Grade (Ex.: Curso + as disciplinas do curso). 4º - Cadastro o Cronograma (Cada disciplina cadastrada na grade daquele curso será ministrada em determinados dias e turnos, ou seja, é dinâmico pode as datas. Ex.: Curso --> Matemática --> Grade(Matemática) --> Disciplina (Fundamentos da Álgebra) --> Será ministrada nas datas cadastradas no cronograma, tipo 01/01/2010 - Periodo - Manhã, Tarde, Noite e no final do dia o professor deste módulo atribui uma nota ao aluno. 5º - Cadastro de Unidades (A instituição tem mais de uma unidade, por exemplo: Tem em Uberlândia (Minas) o Curso Matemática e em São Paulo também tem o Curso de Matemática.     Minha ídéia seria montar este cadastro de notas e frequência em um dbgrid que no cabeçalho puxasse as datas (pré-cadastradas no cronograma) e nas linhas a esquerda relacionasse os alunos da turma selecionada e no meio do dbgrid pudesse cadastrar P (Presença), F (Falta) e A (Atestado). e no final do dia cadastrado cadastrar a nota do final do módulo. Exemplo:   Nesta tela teria que filtrar por: UNIDADE, GRADE, DISCIPLINA, TURMA, PROFESSOR. -------------------------------------------------------------------------------------    UNIDADE   |   GRADE     |   DISCIPLINA   |   TURMA  |   PROFESSOR. ------------------------------------------------------------------------------------- Uberlãndia    | Matemática | Fund. Álgebra   |      A       |   Jose Carlos ------------------------------------------------------------------------------------- Datas do Cronograma   | 01/03/10 | 02/03/10 | 03-03-201 |          | ---------------------------------------------------------------------  Nota  | Freq Turnos das aulas           | M / T / N | M / T / N  | M / T / N   |          |  % -------------------------------------------------------------------------------------  Alunos:                        |               |               |                 | ------------------------------------------------------------------------------------- Joao---------------------> |    P         |     p        |     F           | 10,0 | 90% Joana -------------------> |    F         |     p        |     F           | 80,0 | 70%   Pessoal seria isso ai! As tabelas usadas no BD são:   1º UNIDADES uni_cod pk uni_nome                 2º CURSOS cur_cod pk cur_nome   3º DISCIPLINAS disc_cod pk disc_nome   4º ALUNOS alu_cod pk alu_nome   5º ITEMGRADE itgrd_cod pk disc_cod fk cur_cod fk   6º GRADE grd_cod pk cur_cod fk   7º CRONOGRAMA cron_cod pk itgrd_cod fk prof_cod fk   8º PROFESSOR prof_cod pk prof_nome   9º TURMA tur_cod pk tur_nome fk grd_cod fk   10º MATRICULAS mat_cod pk alu_cod fk grd_cod fk tur_cod fk   11º FREQ_ALUNOS freqalu_cod pk mat_cod fk cron_cod fk freqalu_status – Aqui é P à Presença, F à Falta, A à Atestado.       12º NOTAS_ALUNO nota_cod pk mat_cod fk cron_cod fk nota_avaliação à 70,00, etc...
Leandro Cavalieri

Leandro Cavalieri

Curtidas 0

Respostas

Thiago Santana

Thiago Santana

22/03/2010

Deu para enteder sua idéia... Mas em que parte é a sua dúvida?
GOSTEI 0
Marcelo Cavalcanti

Marcelo Cavalcanti

22/03/2010

Você conhece os componentes do DevExpress? Já ouviu comentários? São excelentes para grades complexas. Acredito ser melhor utilizar a grade do DevExpress do que o DBGRID do delphi.   Sds,   www.swg2.com.br (Transformando suas informações em dados gerenciais)
GOSTEI 0
Leandro Cavalieri

Leandro Cavalieri

22/03/2010

A dúvida é como funcionar isso tudo no dbgrid, ou seja, como fazer mesmo! E em relação a este componete apresentado acima, nunca ouvi falar, até porque confesso que conheço somente os componentes nativos do delphi, visto que estou aprendendo sozinho so conheço o trivial, mas vou dar uma analisada neste componente. Desde já, agradeço pela atenção....
GOSTEI 0
Leandro Cavalieri

Leandro Cavalieri

22/03/2010

A dúvida é como funcionar isso tudo no dbgrid, ou seja, como fazer mesmo! E em relação a este componete apresentado acima, nunca ouvi falar, até porque confesso que conheço somente os componentes nativos do delphi, visto que estou aprendendo sozinho so conheço o trivial, mas vou dar uma analisada neste componente. Desde já, agradeço pela atenção....
GOSTEI 0
Leandro Cavalieri

Leandro Cavalieri

22/03/2010

Galera! A dúvida cruel ainda me perssegue! Socorro!!!!!!! Rs... Falando sério, ainda não consegui, resolver o problema apresentado no forum E peço mais uma vez ajuda....
GOSTEI 0
Fábio Cruz

Fábio Cruz

22/03/2010

Não entendi sua dúvida, como assim funcionar tudo num DBGrid?
GOSTEI 0
Leandro Cavalieri

Leandro Cavalieri

22/03/2010

A idéia é digitar dentro do dbGrid as P - Presenças, F - Faltas, A - Atestados, porém a interceção entre coluna que traz as datas com a linha que é o aluno ai seria digitado as P - Presenças, F - Faltas, A - Atestados. Esta é a duvida 
GOSTEI 0
POSTAR