Preciso de opiniões referente a um programa que eu fiz

Delphi

22/01/2004

Olá!
Bom, eu estou terminando de desenvolver aqui na empresa em que trabalho, um programa de backup. Ele funciona atravéz de projetos. Então o usuário cria um projeto, e condiciona várias coisas como: Pastas de origem, Destino, pode ignorar algumas pastas, ignorar arquivos, filtrar por máscaras (*.exe), ignorar arquivos por mascaras (ex.: *.temp), pode tanto fazer o backup atravéz da cópia quanto em arquivos do formato ZIP (com nível de compressão, pdoe quebrar o arquivos em vários, etc), pode programar o backup para o Scheduler (iniciar o abckup automaticamente) atravéz de um sistema inteligente de Pendencias. or exemplo: Era pra ter feito no dia 4 ou na 2ª feira, mas o PC estava desligado. Então quando o usuario ligar o Scheduler novamente, o backup vai ser feito porque não fez no dia mencionado.

Só que agora estamos querende desenvolver a parte de restauração do backup. Se vocês fossem usuários do meu programa, como vocês gostariam que fosse essa restauração de backup?

A idéia que eu tive foi de criar um assistente, mas quero ouvir suas opiniões. Passo a passo como gostaria que fosse esse sisteminha de restauração?

Muito obrigado a todos
Abraços

Nildo

Nildo

Curtidas 0

Respostas

Nildo

Nildo

22/01/2004

Vamos lá.. Por favor, é só opinar...

GOSTEI 0
Beppe

Beppe

22/01/2004

Acho que um assistente seria o mais lógico, e mais fácil de operar as configurações.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

22/01/2004

E quanto as opções que teriam nele? Restaurar Tudo, Pastas ou arquivos? Como que eu devo visualizar as pastas ou arquivos? Oq devo fazer no assistente?

GOSTEI 0
Icheuk

Icheuk

22/01/2004

Ola nildo tudo bem, espero que sim.

Com relação a sua pergunta vamos lá, quem vai restaurar o backup é alguem da area de informatica ou nao, ou seja caso nao for, quanto mais mastigado tiver melhor até contendo exemplos do que ele deve fazer para nao fazer besteiras, caso seja alguem da area mesmo assim por confiança pode fazer besteiras entao eu acho legal ter perguntas de confirmacao nos pontos criticos do tipo ´confirma operação´.

Bom todo backup pode apresentar problemas na confeccao, e quase sempre só é percebido nos momentos mais criticos ou seja na hora de restaurar, poderia ser pensado em uma rotina meramente de testes do backup para verificar a integridade do mesmo.

Outra coisa legal que eu acredito ser facil de fazer e de grande ajuda é um guia de procedimento da empresa dentro do proprio backup ou seja caso eu venha a usar o seu sistema em uma determinada empresa ( exemplo ) eu posso ter uma rotina para restaurar em determinada unidade e assim por diante e outro usuario em outra empresa pode ter outra rotina, e para lembrar as horas de restaurar o backup quem o faz sempre esta sobre muita pressao e a possibilidade de cometer erros devido a pressao e velocidade que deve efetuar a tarefa é muito grande.

Espero ter ajudado.

Eu desenvolvi um backup para os meus sistemas que gera um arquivo zip, tambem porem acredito que nao deve estar tao completo quanto o seu.

Mas estou a disposicao para trocar ideias e ate melhorar o meu.

Lembraças

Cheuk

GOSTEI 0
Anorex

Anorex

22/01/2004

acho que deveria ter um assistente bem simples. tipo: restaurar no local de origem ou na pasta a escolher;
substituir arquivos alterados depois do backup; substituir todos;

acho que assim seria bem direto e não confundiria o usuário....

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

22/01/2004

Obrigado pelas dicas!

GOSTEI 0
Bilatto

Bilatto

22/01/2004

8) Uma solução também seria distribuir um Demo aqui no site para que fosse analisado pelo maior número possível de pessoas, pois além de você ter muitas opiniões, teria diferentes níveis de usuários finais, que certamente estariam reportando a você os possíveis problemas ocorridos, fazendo os testes que por uma questão de tempo seria impossível você executar.poupando tempo e dando a você uma grande experiência de campo. E quem sabe já lhe propiciando novos clientes em todo Brazil.
Good Luck !!!

GOSTEI 0
Nigro

Nigro

22/01/2004

Ou você pode colocar o sistema no Registro do Windows e deixar que o susário configure o calendário.

GOSTEI 0
Nildo

Nildo

22/01/2004

Vou ver com meu chefe se ele libera um demo pra download.

Ei igro, o que você quer dizer com este ´calendario´?

GOSTEI 0
POSTAR