Preço de uma atualização

Engenharia de Software

Engenharia de Requisitos

17/08/2020

Olá, eu e um amigo somos uma dupla de programadores iniciantes com 8 meses de inicio no mercado. Nós temos dois sites, ambos muito parecidos feitos em PHP, JavaScript e HTML do zero, e cada um custando R$ 3000,00.

Nesses dias um de nossos clientes pediu uma atualização em um dos sites. Essa atualização seria para incluir um sistema de pagamento por um serviço da empresa dele. O meu cliente descreveu essa função da seguinte maneira: o usuário entra no site, clica em comprar, preenche todos os dados e escolhe o meio de pagamento (crédito, boleto ou débito), e ao pagar os administradores do sistema recebem uma mensagem dizendo que o pagamento foi efetuado e que eles precisam fazer o serviço para o usuário que pagou.

Até ai tudo bem. Nunca fizemos nada envolvendo compras online e então fomos dar um pesquisada. Nas nossas pesquisas achamos que a melhor solução seria integrar o PagSeguro com o nosso site, e partimos para ver quantas telas seriam necessárias.

As telas são:
- Tela para informar o usuário como funciona o pagamento e a entrega do serviço;
- Tela de login para os usuários que possuem conta;
- Tela de cadastro simples para os usuários que não tiverem conta (não temos tela de cadastro 'convencional' neste site, o usuário faz um cadastro por etapas e respondendo várias perguntas);
- As telas para efetuar a compra;
- Uma nova tela na área do cliente para que ele possa acompanhar os serviços que ele já pagou ou está para pagar;
- Uma nova tela na área do administrador para que ele possa ver os clientes que solicitaram o serviço e poder acompanhar o pagamento de cada um.

Como é um requisito um tanto trabalhoso e que vai gerar lucro para o nosso cliente nós pensamos em cobrar R$ 1200,00 reais por essa atualização, o que ao nosso ver não é tão caro assim visto que o contratante terá retorno. Ele demorou a responder a nossa proposta e disse que estava absurdamente caro e que poderia pagar 1/3 desse valor para alguém mais experiente fazer este serviço (ele falou isso por mensagem e depois apagou, só que meu sócio conseguiu ler pelas notificações). Logo depois um de seus secretários veio negociar com a gente e explicamos tudo isso que eu falei aqui na postagem e abaixamos o valor para R$ 1000,00 e estamos esperando ele retornar com a resposta.

Como eu e meu amigo ficamos meio "abalados" com o que escreveu e apagou eu vim aqui perguntar para vocês que tem mais experiência como programadores o quanto essa atualização custaria e se realmente estamos exagerando muito nesse valor. Agradeço desde já e um abraço.
Marcelo

Marcelo

Curtidas 0
POSTAR