preenchendo um combobox com digitação em um edit trazendo do banco de dados
olá pessoal, estou precisando urgentemente de uma ajuda, e não estou conseguindo, preciso preencher um combobox com dados de uma tabela. bem isto eu já consegui fazer. trazer os dados de um campo. o codigo éstá abaixo. porem preciso filtrar os dados que vem, com os dados de outro campo. ex.
preencher combobox com campo numero aonde numeros = campo livro selecionado no edit text. ou seja
o combobox será preenchido com os numeros referentes ao livro tal que foi digitado no edit.
este codigo preenche o combobox perfeitamente com os dados do campo.
combobox1.Items.clear;
dm.qry_capitulo.First;
While not dm.qry_capitulo.Eof do begin
combobox1.Items.add(dm.qry_capitulo.Fieldbyname('capitulo').asstring);
dm.qry_capitulo.Next; preciso colocar um filtro neste codigo para filtrar pelo edit. se alguém puder ajudar agradeço muito. geraldo leal
dm.qry_capitulo.First;
While not dm.qry_capitulo.Eof do begin
combobox1.Items.add(dm.qry_capitulo.Fieldbyname('capitulo').asstring);
dm.qry_capitulo.Next; preciso colocar um filtro neste codigo para filtrar pelo edit. se alguém puder ajudar agradeço muito. geraldo leal
Geraldo Leal
Curtidas 0
Respostas
Wilson Junior
12/07/2010
Você quer filtrar a sua qry_capitulo com o valor do Edit, é isto?
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Sim wilson, isto mesmo, consigo fazer o codigo no sql da query, fica assim. select * from tabela where livro = 'maria' and capitulo = '3' . ele traz o resultado e mostra no dbgrid. so que preciso mostrar em um richedit, então, com o codigo acima consigo preencher o combobox direto da query, mais ele fica com todos os dados do campo capitulo, vamos dizer que tem 200 linhas. preciso filtrar com um edit aonde coloco maria e ele se preenche somente com os dados de maria ou seja 20 linhas. sei também que se colocar o codigo select * from tabela where capitulo = + quotedstr(edit1.text) . mais não consigo fazer .Obrigado por ter atendido meu chamado. sou iniciante em delphi e em programação.
Sucesso - geraldo
GOSTEI 0
Wilson Junior
12/07/2010
Acho que estou começando a entender, você quer mostrar em TRichEdit o conteúdo do capítulo 3 do livro Maria, sendo que você pode filtrar pelo livro e pelo capítulo, e ao informar o livro, você mostra todos os capítulos em em TComboBox para o usuário selcionar.
Perguntas:
- Ao selecionar o capítulo ele deve mostrar o conteúdo do mesmo no TRichEdit?
- Onde está gravado o conteúdo do capítulo? e este conteúdo está separado por capítulos?
Aguardo retorno.
Perguntas:
- Ao selecionar o capítulo ele deve mostrar o conteúdo do mesmo no TRichEdit?
- Onde está gravado o conteúdo do capítulo? e este conteúdo está separado por capítulos?
Aguardo retorno.
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Boa tarde wilson, exatamente o que preciso, preencher o combobox com os dados que vem do banco filtrado pelo edit1 que tem o nome maria. esta parte de preencher o edit, já consegui fazer, eu tenho um listbox aonde preencho com os livros, ai clico no livro de interesse e o mesmo vai para o edit. falta eu abrir o combo e os dados estarem la referente ao livro clicado. os dados referentes ao capitulo estão em um campo texto e cada capitulo tem digamos 10 linhas de texto. então . no edit . preenchemos com maria, no combo com os capitulos de vamos dizer de 1 a 20 . clicamos no 3 e manda os dados referenes que (são os textos ) para o richedit.
obrigado pelo retorno urgente
sucesso
geraldo leal
GOSTEI 0
Wilson Junior
12/07/2010
Inclua os componentes:
- TClientDataSet (cdsCapitulo)
- TDataSource (dsCapitulo)
- TDBLookupComboBox (dblcbCapitulo)
- TDBRichEdit (dbreTextoCapitulo)
Ajuste as propriedades:
- dsCapitulo:
* DataSet = cdsCapitulo
- cdsCapitulo:
* CommandText = SELECT ID_Capitulo, TextoCapitulo FROM TABLE_CAPITULO WHERE Livro = 'Nome_Livro' ORDER BY ID_Capitulo
- dblcbCapitulo
* ListSource = dsCapitulo
* ListField = ID_Capitulo (Campo que será mostrado na lista, pode ter mais do que 1, sendo separados por ";". Exemplo: Capitulo;Nome)
* KeyField = ID_Capitulo (Campo índice)
- dbreTextoCapitulo
* DataSource = dsCapitulo
* DataField = TextoCapitulo
Ao selecionar o livro, assim como você já está fazendo, altere o "cdsCapitulo.CommandText" filtrando pelo nome do livro selecionado, ele automaticamente preencherá o dblcbCapitulo.
Bom, agora quando for selecionado o capítulo, automaticamente será preenchido o seu RichEdit (dbreTextoCapitulo).
Qualquer coisa é só perguntar.
Espero ter claborado.
- TClientDataSet (cdsCapitulo)
- TDataSource (dsCapitulo)
- TDBLookupComboBox (dblcbCapitulo)
- TDBRichEdit (dbreTextoCapitulo)
Ajuste as propriedades:
- dsCapitulo:
* DataSet = cdsCapitulo
- cdsCapitulo:
* CommandText = SELECT ID_Capitulo, TextoCapitulo FROM TABLE_CAPITULO WHERE Livro = 'Nome_Livro' ORDER BY ID_Capitulo
- dblcbCapitulo
* ListSource = dsCapitulo
* ListField = ID_Capitulo (Campo que será mostrado na lista, pode ter mais do que 1, sendo separados por ";". Exemplo: Capitulo;Nome)
* KeyField = ID_Capitulo (Campo índice)
- dbreTextoCapitulo
* DataField = TextoCapitulo
Ao selecionar o livro, assim como você já está fazendo, altere o "cdsCapitulo.CommandText" filtrando pelo nome do livro selecionado, ele automaticamente preencherá o dblcbCapitulo.
Bom, agora quando for selecionado o capítulo, automaticamente será preenchido o seu RichEdit (dbreTextoCapitulo).
Qualquer coisa é só perguntar.
Espero ter claborado.
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Boa Noite Wilson, estou tendo alguns problemas, pois não te falei, mais estou trabalhando com componentes da palheta interbase. inclusive com querys.
então tem algumas coisas nos componentes que me passou que não estou familiarizado, se puder converter para mim agradeço muito. seu codigo e o meu logo em baixo de cada topico seu.
- TClientDataSet (cdsCapitulo) = ibquery( cdstabela) - estou usando query
- TDataSource (dsCapitulo) = TdataSource (ds_tabela) --este mesmo
- TDBLookupComboBox (dblcbCapitulo) = TDBLookupComboBox (dblcbCapitulo) - estou com combobox mais tudo bem com dblookupcombobox.
- TDBRichEdit (dbreTextoCapitulo) = TDBRichEdit (dbreTextoCapitulo) - aqui estou com richedit mais também pode ser tdbrichedit.
Ajuste as propriedades:
- dsCapitulo:
* DataSet = cdsCapitulo aqui eu colocaria ds_tabela = cdstabela.
- cdsCapitulo:
* CommandText = SELECT ID_Capitulo, TextoCapitulo FROM TABLE_CAPITULO WHERE Livro = 'Nome_Livro' ORDER BY ID_Capitulo aqui eu não sei como colocar esta linha na query. seria assim, o inicio! = select capitulo,texto from tabela qhere livro = .......................
- dblcbCapitulo
* ListSource = dsCapitulo aqui coloquei o ds tabela
* ListField = ID_Capitulo (Campo que será mostrado na lista, pode ter mais do que 1, sendo separados por ";". Exemplo: Capitulo;Nome) aqui coloquei o campo capitulo
* KeyField = ID_Capitulo (Campo índice) e aqui coloquei o campo capitulo.
- dbreTextoCapitulo
* DataField = TextoCapitulo aqui - coloquei o ds tabela e aqui o campo texto. o dblookup, preenche quando eu abro o programa, os dados vem para o listbox, eu clico em um campo , o nome vai para o edit, ai eu clico em um botão para mostrar, por enquanto ele mostra em um dbgrid. somente ai, quando mostra o nome no dbgrid o campo capitulo preenche o lookupcombobox. obrigado pela paciencia. sucesso geraldo leal
- TDataSource (dsCapitulo) = TdataSource (ds_tabela) --este mesmo
- TDBLookupComboBox (dblcbCapitulo) = TDBLookupComboBox (dblcbCapitulo) - estou com combobox mais tudo bem com dblookupcombobox.
- TDBRichEdit (dbreTextoCapitulo) = TDBRichEdit (dbreTextoCapitulo) - aqui estou com richedit mais também pode ser tdbrichedit.
Ajuste as propriedades:
- dsCapitulo:
* DataSet = cdsCapitulo aqui eu colocaria ds_tabela = cdstabela.
- cdsCapitulo:
* CommandText = SELECT ID_Capitulo, TextoCapitulo FROM TABLE_CAPITULO WHERE Livro = 'Nome_Livro' ORDER BY ID_Capitulo aqui eu não sei como colocar esta linha na query. seria assim, o inicio! = select capitulo,texto from tabela qhere livro = .......................
- dblcbCapitulo
* ListSource = dsCapitulo aqui coloquei o ds tabela
* ListField = ID_Capitulo (Campo que será mostrado na lista, pode ter mais do que 1, sendo separados por ";". Exemplo: Capitulo;Nome) aqui coloquei o campo capitulo
* KeyField = ID_Capitulo (Campo índice) e aqui coloquei o campo capitulo.
- dbreTextoCapitulo
* DataField = TextoCapitulo aqui - coloquei o ds tabela e aqui o campo texto. o dblookup, preenche quando eu abro o programa, os dados vem para o listbox, eu clico em um campo , o nome vai para o edit, ai eu clico em um botão para mostrar, por enquanto ele mostra em um dbgrid. somente ai, quando mostra o nome no dbgrid o campo capitulo preenche o lookupcombobox. obrigado pela paciencia. sucesso geraldo leal
GOSTEI 0
Marco Salles
12/07/2010
Sim wilson, isto mesmo, consigo fazer o codigo no sql da query, fica assim. select * from tabela where livro = 'maria' and capitulo = '3' . ele traz o resultado e mostra no dbgrid. so que preciso mostrar em um richedit, então, com o codigo acima consigo preencher o combobox direto da query, mais ele fica com todos os dados do campo capitulo, vamos dizer que tem 200 linhas. preciso filtrar com um edit aonde coloco maria e ele se preenche somente com os dados de maria ou seja 20 linhas. sei também que se colocar o codigo select * from tabela where capitulo = + quotedstr(edit1.text) . mais não consigo fazer .Obrigado por ter atendido meu chamado. sou iniciante em delphi e em programação.
Sucesso - geraldo
DataSet.Filtered:=false; DataSet.Filter:='Seu Filtro'; DataSet.Filtered:=True; while Not DataSet.Eof do carregarCombo;
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Sucesso - geraldo
DataSet.Filtered:=false; DataSet.Filter:='Seu Filtro'; DataSet.Filtered:=True; while Not DataSet.Eof do carregarCombo;
Boa Noite Marcos, obrigado por participar, testei o codigo acima, não deu certo para mim, mais como disse
sou novato e as vezes não sei nem como testar. veja bem. tenho este codigo abaixo no botão e funciona perfeito trazendo os dados para um dbgrid, então continuo com dois problemas, não preenche o combobox, tenho que colocar manualmente os numeros dos capitulos em um edit, pois o edit dos livros se preenche sozinho quando clico no listbox. e o outro é que o resultado vem para um dbgrid. estou conseguindo alguma coisa no richedit. trazer alguns dados. o problema maior é preencher o combobox
dm.qry_tabela.sql.clear;
dm.qry_tabela.close;
dm.qry_tabela.sql.add('select *');
dm.qry_tabela.sql.add('from tabela');
dm.qry_tabela.sql.add(' where livro = ' + quotedstr(edt_livro.text));
dm.qry_tabela.sql.add('and capitulo = '+ quotedstr(edit4.text));
ddm.qry_tabela.open;
dm.qry_tabela.open; assim funciona. falta prencher o combo. obrigado mais uma vez por participar geraldo leal
dm.qry_tabela.close;
ddm.qry_tabela.open;
dm.qry_tabela.open; assim funciona. falta prencher o combo. obrigado mais uma vez por participar geraldo leal
GOSTEI 0
Marco Salles
12/07/2010
[quote
dm.qry_tabela.sql.clear;
dm.qry_tabela.close;
ddm.qry_tabela.open;
se Assim funciona vc preenche o Combo percorrendo o qry_tabela igual vc fez lá no Primeiro Post
A diferença é que agora os Dados ja Estão Filtrados ..
Qual a dificuldade nisso ????
dm.qry_tabela.close;
ddm.qry_tabela.open;
GOSTEI 0
Marco Salles
12/07/2010
dm.qry_tabela.sql.clear;
dm.qry_tabela.close;
ddm.qry_tabela.open;
se Assim funciona vc preenche o Combo percorrendo o qry_tabela igual vc fez lá no Primeiro Post
A diferença é que agora os Dados ja Estão Filtrados ..
Qual a dificuldade nisso ????
dm.qry_tabela.close;
ddm.qry_tabela.open;
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Wilson, e Marcos boa noite, mais uma vez obrigado pela atenção e ajuda. veja bem Marcos, os codigos que te mostrei eu peguei na internet, e como disse , eu sou iniciante em programação delphi, por isto minha dificuldade.
abaixo vai outro codigo que peguei na internet, este preenche a combobox, com os dados do campo capitulo, mais vem todos os dados, o que não sei é juntar estes codigos para que filtre o que preciso. abaixo é uma função. lista campo, no on enter do edit eu coloco ela, ela enche o combo. se puder me mostrar a linha de codigo e aonde ela vai neste codigo para filtrar os dados, agradeço demais.
var
capitulo:string;
begin
Result := TStringList.Create; //-- Criar lista
Result.Clear; //-- Limpar lista
Result.BeginUpdate; //-- Acessar a lista mais rapido, melhora o desempenho
with DM.tbl_tabela do //-- Para não repetir este nome begin First; //-- primeiro registro da tabela (tbl_tabela)
while not Eof do //-- Enqto não chegar ao fim da tabela (TbNomeTabela) begin
Result.Add(FieldByName('capitulo').AsString); //-- Copiar o registro para lista
Next; //-- Ir para o proximo registro
end;
end;
Result.EndUpdate; //-- Retornar o status normal da lista
end; Mais uma vez obrigado pelo tempo de vocês dois saude e paz geraldo leal.
capitulo:string;
begin
Result := TStringList.Create; //-- Criar lista
Result.Clear; //-- Limpar lista
Result.BeginUpdate; //-- Acessar a lista mais rapido, melhora o desempenho
with DM.tbl_tabela do //-- Para não repetir este nome begin First; //-- primeiro registro da tabela (tbl_tabela)
while not Eof do //-- Enqto não chegar ao fim da tabela (TbNomeTabela) begin
Result.Add(FieldByName('capitulo').AsString); //-- Copiar o registro para lista
Next; //-- Ir para o proximo registro
end;
end;
Result.EndUpdate; //-- Retornar o status normal da lista
end; Mais uma vez obrigado pelo tempo de vocês dois saude e paz geraldo leal.
GOSTEI 0
Marco Salles
12/07/2010
ta fácil , mas ta complicado né ...
Deveriamos ter começado assim... Mas nunca é tarde
Qual a sua estrutura de sua Tabela ( Nome da Tabela , Nome dos campos )
GOSTEI 0
Wilson Junior
12/07/2010
Não sei qual a estrutura da tabela, mas de fato, a opção do Marco de utilizar a propriedade "Filter" dependendo da estrutura da sua tabela, pode ser a mais apropriada.
Portanto, nos passe a estrutura das suas tabelas.
E Marco, quando se quer ajudar não é se INTROMETER, e sempre percebo que você quer ajudar.
Aguardo retorno da estrutura.
Portanto, nos passe a estrutura das suas tabelas.
E Marco, quando se quer ajudar não é se INTROMETER, e sempre percebo que você quer ajudar.
Aguardo retorno da estrutura.
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Boa tarde Pessoal, marcos e wilson, obrigado por esta atenção incondicional, são poucos que fazem como vocês, eu, e acredito muita gente agradece.pois já vi vocês atuando em varios posts.
segue ai os camos da tabela.
nome d tabela (colecao)
campos:
id_colecao ( id - da tabela)
livro ( campo aonde vão todos os livros das coleçoes)
id_livro ( ex. um livro pode estar em vinte linhas da tabela e o id livro é o mesmo nas 20 linhas)
tipo ( aonde diz se é novo ou usado, o livro maracuja por exemplo, se ele estiver em 20 linhas o tipo também vai estar.
id_tipo-
topico( dentro de um livro pode ter 30 topicos ou capitulos
pagina( um topico pode estar em 30 paginas ex. topico 1- 2- 3-4-5-6-7 etc )
texto ( é o que vai em cada topico se tem 20 topico tem 20 texto)
id_colecao - - livro - - id_livro - - tipo - - id_tipo - - topico - - pagina - - texto - -
01 maracuja 01 usado 01 01 01 qualquer coisa
02 maracuja 01 usado 01 01 02 outro qualquer
03 maracuja 01 usado 01 01 03 qualquer negocio
04 maracuja 01 usado 01 02 01 qualquer coisa
05 maracuja 01 usado 01 02 02 outro qualquer
06 maracuja 01 usado 01 02 03 qualquer negocio
07 maracuja 01 usado 01 03 01 outro qualquer
08 maracuja 01 usado 01 03 02 outro qualquer
09 maracuja 01 usado 01 03 03 qualquer negocio
04 pera 02 novo 02 01 01 explanação
04 pera 02 novo 02 01 02 explanação
04 pera 02 novo 02 02 01 explanação
04 pera 02 novo 02 02 02 explanação
04 pera 02 novo 02 03 01 explanação
04 pera 02 novo 02 03 02 explanação
vejamos agora o seguinte, preciso trazer o camo livro ( já estou trazendo e colocando em um edit, aonde estou usando um distinct na query. e o campo topico, ai mostra a pagina e o texto. por isto na query quando faço o teste vem legal,
select from colecao where livro = 'maracuja' and topico = '2' isto na query.
porém quando é para fazer isto no delphi , não consigo, so consigo mostrar tudo que esta no campo.
quando clicar no listbox escolhendo maracuja, o nome vai para um edit, está indo. preciso que ele jogue no combo os topicos referentes somente ao maracuja ou seja o 1 -2-3 eu marco o 3 e vem os dados pagina e texto referente ao 3.
boa tarde a todos
paz e saude
geraldo leal
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Boa tarde Pessoal, marcos e wilson, obrigado por esta atenção incondicional, são poucos que fazem como vocês, eu, e acredito muita gente agradece.pois já vi vocês atuando em varios posts.
segue ai os camos da tabela.
nome d tabela (colecao)
campos:
id_colecao ( id - da tabela)
livro ( campo aonde vão todos os livros das coleçoes)
id_livro ( ex. um livro pode estar em vinte linhas da tabela e o id livro é o mesmo nas 20 linhas)
tipo ( aonde diz se é novo ou usado, o livro maracuja por exemplo, se ele estiver em 20 linhas o tipo também vai estar.
id_tipo-
topico( dentro de um livro pode ter 30 topicos ou capitulos
pagina( um topico pode estar em 30 paginas ex. topico 1- 2- 3-4-5-6-7 etc )
texto ( é o que vai em cada topico se tem 20 topico tem 20 texto)
id_colecao livro - - id_livro - - tipo - - id_tipo - - topico - - pagina - - texto - -
01 maracuja 01 usado 01 01 01 qualquer coisa
02 maracuja 01 usado 01 01 02 outro qualquer
03 maracuja 01 usado 01 01 03 qualquer negocio
04 maracuja 01 usado 01 02 01 qualquer coisa
05 maracuja 01 usado 01 02 02 outro qualquer
06 maracuja 01 usado 01 02 03 qualquer negocio
07 maracuja 01 usado 01 03 01 outro qualquer
08 maracuja 01 usado 01 03 02 outro qualquer
09 maracuja 01 usado 01 03 03 qualquer negocio
04 pera 02 novo 02 01 01 explanação
04 pera 02 novo 02 01 02 explanação
04 pera 02 novo 02 02 01 explanação
04 pera 02 novo 02 02 02 explanação
04 pera 02 novo 02 03 01 explanação
04 pera 02 novo 02 03 02 explanação
vejamos agora o seguinte, preciso trazer o camo livro ( já estou trazendo e colocando em
um edit, aonde estou usando um distinct na query. e o campo topico, ai mostra a pagina
e o texto. por isto na query quando faço o teste vem legal,
select from colecao where livro = 'maracuja' and topico = '2' isto na query.
porém quando é para fazer isto no delphi , não consigo, so consigo mostrar tudo
que esta no campo.
quando clicar no listbox escolhendo maracuja, o nome vai para um edit, está indo.
preciso que ele jogue no combo os topicos referentes somente ao maracuja ou seja
o 1 -2-3 eu marco o 3 e vem os dados pagina e texto referente ao 3.
boa tarde a todos
paz e saude
geraldo leal
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
desculpe, ai pessoal, não consegui formatar como queria, coloquei uns exemplos nos campos
mais não ficou legal de visualizar, se não der para entender e tiver um lugar para eu mandar por email
me digam.
obrigado
geraldo leal
GOSTEI 0
Wilson Junior
12/07/2010
Todos estes campos estão em uma só tabela???
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
sim wilson, os campos são estes aqui, o restante são dados que coloquei, para ficar melhor a compreensão
id_colecao livro - - id_livro - - tipo - - id_tipo - - topico - - pagina - - texto - -
ao todo são 8 campos.
abraços
geraldo leal
GOSTEI 0
Wilson Junior
12/07/2010
O correto seria você ter mais do que uma tabela, ou seja fazer a normalização, pois senão terá que ter 3 TSQLQuery, uma para mostrar os livros, o outro para mostrar os capítulos e o outro para ser percorrido os textos do capítulo selecionado.
Acho melhor você efetuar a normalização.
Acho melhor você efetuar a normalização.
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Boa noite wilson, o marcos sumiu, eu creio que a coisa está se complicando, ainda mais para mim que sei pouco, fiquei meio baratinado com sua ultima sugestão, pra você ter uma ideia, já estou encontrado meu proprio artigo quando pesquiso no google, tá dificil, mais vou tentar mais um pouco, se você puder pensar mais eu agradeço
sucesso
geraldo leal
GOSTEI 0
Pedro Saraiva.
12/07/2010
Programa com códigos fontes
Ola
pessoal, você programador que quer um aplicativo exemplo para fins
comerciais, tenho uma dica, compre o WinPhar que vem com todos os
códigos fontes e faça um programa baseado nele, sim ele também vêm com
todos os componentes para instalar, voce além de ganhar um programa
complidao, ganha tb os seus códigos fontes e seus componentes. O
programa foi desenvolvido em Delphi 7 com banco de dados paradox, e
custa apenas 20,00 reais
deem uma olhadinha ai no produto
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149256966-winphar-2008-sistema-para-farmacias-e-drogarias-_JM
e ente em contato pelo e-mail pedroluissaraiva@yahoo.com.br.!
deem uma olhadinha ai no produto
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-149256966-winphar-2008-sistema-para-farmacias-e-drogarias-_JM
e ente em contato pelo e-mail pedroluissaraiva@yahoo.com.br.!
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Boa noite wilson e marcos, estive viajando e não mechi na internet, vocês podem voltar a me ajudar!
abraços
geraldo leal
GOSTEI 0
Marco Salles
12/07/2010
Boa noite wilson e marcos, estive viajando e não mechi na internet, vocês podem voltar a me ajudar!
abraços
geraldo leal
GOSTEI 0
Marco Salles
12/07/2010
procedure TForm1.ListBox1Click(Sender: TObject);
var
item_selecionado: String;
IbTeste:TIBquery;
begin
// vamos obter o item selecionado na ListBox
if ListBox1.ItemIndex > -1 then
begin
// vamos obter o item selecionado na ListBox
item_selecionado := ListBox1.Items[ListBox1.ItemIndex];
// mostra o resultado
Edt_livro.text:= item_selecionado;
edt_livro.setfocus;
panel1.Caption:= (' Você Selecionou o livro :' + item_selecionado);
// ShowMessage('O item selecionado é: ' + item_selecionado);
combobox1.Items.Clear;
IbTeste:=Tibquery.Create(nil);
try
with IbTeste do
begin
Database:=Dm.IBDatabase1;
SQL.Add('Select distinct Topico from Teste Where Livro = '+QuotedStr(listBox1.Items.Strings[ListBox1.ItemIndex]));
open;
while not IbTeste.Eof do
begin
combobox1.Items.Add(fieldByName('Topico').AsString);
next;
end;
end;
finally
IbTeste.Free;
end;
end
else
ShowMessage('Nenhum item selecionado.');
end;
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Bom dia Marcos, show de bola, funcionou perfeito. Meus agradecimentos ao Wilson por ter participado desta maratona, e a você muito obrigado mesmo, são pessoas como vocês , que fazem com que a gente acredite nas pessoas.
sucesso.
vou tentar finalizar o post, pois é o primeiro que faço isto. qualquer coisa você faz por ai, por favor, mais tenho que aprender né.
abraços
geraldo leal
GOSTEI 0
Geraldo Leal
12/07/2010
Bom dia Marcos, show de bola, funcionou perfeito. Meus agradecimentos ao Wilson por ter participado desta maratona, e a você muito obrigado mesmo, são pessoas como vocês , que fazem com que a gente acredite nas pessoas.
sucesso.
vou tentar finalizar o post, pois é o primeiro que faço isto. qualquer coisa você faz por ai, por favor, mais tenho que aprender né.
abraços
geraldo leal
GOSTEI 0