Problema com configurações de formulários
Eu estava desenvolvendo um projeto em máquina com monitor de 14polegadas..depois copiei este projeto para uma outra maquina com um monitor de 17polegadas..Ate ai tudo bem..o problema e que eu trabalhei neste projeto usando a máquina e o monitor de 17polegadas..Ai resolvi
copiar este projeto atualizado em cima do projeto desatualizado da maquina com o monitor de 14polegadas...Para a minha surpresa desagradável o meu projeto saiu com os formulários fora dos padroes :cry: :cry:
Eu Espera que ele se ajusta-sse automaticamente e nao eu ter que dimensiona-lo para cada máquina :cry: :cry: ..Devo estar fazendo alguma coisa errada, ou melhor, devo estar deixando de Fazer Algo :oops: :oops: Deve ser algo relacionado com opções de Projeto :?: :?:
Alguem Pode me ajudar :lol: :lol:
Obrigado....
copiar este projeto atualizado em cima do projeto desatualizado da maquina com o monitor de 14polegadas...Para a minha surpresa desagradável o meu projeto saiu com os formulários fora dos padroes :cry: :cry:
Eu Espera que ele se ajusta-sse automaticamente e nao eu ter que dimensiona-lo para cada máquina :cry: :cry: ..Devo estar fazendo alguma coisa errada, ou melhor, devo estar deixando de Fazer Algo :oops: :oops: Deve ser algo relacionado com opções de Projeto :?: :?:
Alguem Pode me ajudar :lol: :lol:
Obrigado....
Marco Salles
Curtidas 0
Respostas
Gilvanj
02/11/2004
Se a propriedade Position da form estiver com poDesigned então a form será exibida com as mesmas posições e dimensão que foram definidos em tempo de desenho.
Provavelmente vc deixou as forms com tamanho diferente quando abriu o projeto no monitor de 17 polegadas e quando foi executar o projeto, ele aplicou as mesmas definições especificadas enquanto desenvolvia o sistema. Dessa forma, por exemplo, se vc abrir uma form e deixar o tamanho dela para ser 1024x768 (dentro do delphi), quando abrir a aplicação a form será exibida nesta dimensão e na mesma posição que vc deixou enquanto estava com a form no Delphi. Quer dizer, isto quando a propriedade Positin for poDesigned.
Provavelmente vc deixou as forms com tamanho diferente quando abriu o projeto no monitor de 17 polegadas e quando foi executar o projeto, ele aplicou as mesmas definições especificadas enquanto desenvolvia o sistema. Dessa forma, por exemplo, se vc abrir uma form e deixar o tamanho dela para ser 1024x768 (dentro do delphi), quando abrir a aplicação a form será exibida nesta dimensão e na mesma posição que vc deixou enquanto estava com a form no Delphi. Quer dizer, isto quando a propriedade Positin for poDesigned.
GOSTEI 0
Marco Salles
02/11/2004
Blz.. E Qual a Saida :?: :?: :?:
GOSTEI 0
Marco Salles
02/11/2004
Alguem :( :( :(
GOSTEI 0
Gilvanj
02/11/2004
Vc pode deixar a propriedade Position com poDesign ou poDefaultSizeOnly. Dessa forma o sistema operacional definirá o tamanho da tela, conforme a configuração do usuário.
Uma boa idéia também é utilizar um componente para salvar a posição e tamanho de telas que o usuário configurou antes de fechá-las. Neste caso, jvFormPlacement da Jvcl é uma alternativa.
Uma boa idéia também é utilizar um componente para salvar a posição e tamanho de telas que o usuário configurou antes de fechá-las. Neste caso, jvFormPlacement da Jvcl é uma alternativa.
GOSTEI 0
Marco Salles
02/11/2004
o problema e que tenho um [b:004b1ebc58]formulário principal [/b:004b1ebc58]e na barra embaixo tem um [b:004b1ebc58]statusbar[/b:004b1ebc58] onde coloco todas as informações do [b:004b1ebc58]Hint[/b:004b1ebc58] Do Sistema...Ao abrir outros[b:004b1ebc58] formulários ShowModal [/b:004b1ebc58]gostaria que estes formulários ficassem no [b:004b1ebc58]centro[/b:004b1ebc58]( nao gosto Muito da opção [b:004b1ebc58]PoDesegned[/b:004b1ebc58], Porque vira e mexe Estamos Mexendo Sem Querer Nestes Formulários)...Como eu estava dizendo esses formulários Ficam no centro, so que no Pc Com a tela de 14Polegadas eles se alojam de maneira a sobrepor meu Statusbar, Daí eu Perco as Informações dos Hints Do sistema....
Não sei se deu para entender :( , tb nao sei se da para corrigir sem auxlílio de componentes de terceiros :( , [b:004b1ebc58]O que gostaria de fato e que os meus componentes ficassem Proporcionais Independentes do Tamanho Da tela[/b:004b1ebc58]...
P:S Percebi tb, que Ate O statusBar Toma uma dimenção diferente no Computador de Tela Menor :( :( :(
No aguardo de qualquer comunicação , meus agradecimentos...
Não sei se deu para entender :( , tb nao sei se da para corrigir sem auxlílio de componentes de terceiros :( , [b:004b1ebc58]O que gostaria de fato e que os meus componentes ficassem Proporcionais Independentes do Tamanho Da tela[/b:004b1ebc58]...
P:S Percebi tb, que Ate O statusBar Toma uma dimenção diferente no Computador de Tela Menor :( :( :(
No aguardo de qualquer comunicação , meus agradecimentos...
GOSTEI 0