problema com .dcu
Boa Noite,
Estou utilizando o delphi 7, e programando com os fontes no servidor.
Hoje copiei os arquivos para um notebook, e alterei algumas coisas do programa, como faço todos os dias.
Mas agora está acontecendo um problema muito estranho...
Quando eu compilo o programa do meu notebook funciona, mas quando eu tento abrir do servidor da o seguinte erro:
É muito estranho, pq o fonte está realmente no servidor.
Quando tento adicionar a biblioteca ele pede para criar outra tela/unit.
Qualquer ajuda é bem-vinda, começou hoje este problema.
Estou utilizando o delphi 7, e programando com os fontes no servidor.
Hoje copiei os arquivos para um notebook, e alterei algumas coisas do programa, como faço todos os dias.
Mas agora está acontecendo um problema muito estranho...
Quando eu compilo o programa do meu notebook funciona, mas quando eu tento abrir do servidor da o seguinte erro:
[Fatal Error] uprincipal.pas(70): File not found: ´ulib.dcu´
É muito estranho, pq o fonte está realmente no servidor.
Quando tento adicionar a biblioteca ele pede para criar outra tela/unit.
Qualquer ajuda é bem-vinda, começou hoje este problema.
Unix
Curtidas 0
Respostas
Abadia
22/11/2007
Verifique se o arquivo ulib.pas está no projeto ou o ulib.dcu no library path.
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
está o projeto, começou hoje este problema.
GOSTEI 0
Abadia
22/11/2007
está o projeto, começou hoje este problema.
Não entendi o que vc quis dizer.
Está no projeto? no DPR? tem alguma linha no DPR como esta:
ulib in ´ulib.pas´
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
Sim está....
Está tudo no servidor.
Outra coisa, antes de copiar para o srv, eu não estava trabalhando com o registro do windows (regedit), será que o problema é isso ?
Porque no meu notebook funciona, só no servidor acontece este problema.
ulib in ´system\ulib.pas´,
Está tudo no servidor.
Outra coisa, antes de copiar para o srv, eu não estava trabalhando com o registro do windows (regedit), será que o problema é isso ?
Porque no meu notebook funciona, só no servidor acontece este problema.
GOSTEI 0
Massuda
22/11/2007
ulib in ´system\ulib.pas´,
...
Está tudo no servidor.
Delphi irá procurar ulib.pas no subdiretório system dentro do diretório onde está o DPR. É assim que está no servidor?GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
é assim mesmo, toda semana eu copio do note para o servidor, só hoje aconteceu este problema.
GOSTEI 0
Comodelphi
22/11/2007
como vc faz a cópia? se voce copia somente os *.pas?. O ideal seria voce copiar a pasta toda do projeto. E o delphi estar com a mesma configuração de library path. Vc poderia também tentar apagar *.dcu e dar um build all no projeto.
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
Eu copio a pasta toda, tentei apagar todos .dcu e dar um build all, no projeto..
Mas não funcionou
:cry:
Mas não funcionou
:cry:
GOSTEI 0
Massuda
22/11/2007
Os nomes das pastas (quero dizer, o caminho todo) é igual nas duas máquinas? Parece que não, pois se você apagou todos os DCUs e tem todos os PAS, no build all o Delphi deveria ser capaz de gerar todos os DCUs novamente; como isso parece que não está acontecendo, só pode significar que o Delphi está procurando por pastas inexistentes ou que existem mas não tem os PAS.
GOSTEI 0
Gilson.pontes
22/11/2007
Cara.... toda vez que eu salvo os arquivos fonte, eu excluo TODS os arquivos, com exceção, é clato, dos arquivos .PAS, .DFM e .DPR. Esses arquivos .DCU são criados toda vez q vc compila. Não são necessários serem salvos e só ´enchem o saco´.... eh eh eh
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
Olha só, quando eu apago um form do projeto, e tento adicionar, abre uma janela para criar outro form mostrando q o arquivo n existe.
The requested file does not exist. You may create one of the following file types instead.
GOSTEI 0
Gilson.pontes
22/11/2007
apague todos os arquivos .dcu do diretório onde está o fonte e veja se seus problemas continuam, ok?
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
Desculpa por abrir responder 2x, não tem a opção de editar.
Como unit, eu consigo adicionar pq eu consigo criar uma nova e colar os códigos.
Mas tem um problema, agora está dando tilt com outro .dcu.
Com form, não consigo adicionar...
Como unit, eu consigo adicionar pq eu consigo criar uma nova e colar os códigos.
Mas tem um problema, agora está dando tilt com outro .dcu.
Com form, não consigo adicionar...
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
apague todos os arquivos .dcu do diretório onde está o fonte e veja se seus problemas continuam, ok?
Já apaguei, já deixei somente com o form/pass, mas não funcionou.
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
É muito estranho, fiz um teste agora mesmo na minha máquina (notebook) ...
Apaguei todos PAS,DFM,DRP e fui em Build...
Funcionou perfeitamente, mas quando jogo no servidor não vai..
Funcionou perfeitamente, mas quando jogo no servidor não vai..
GOSTEI 0
Massuda
22/11/2007
:shock: E o que sobrou para compilar? Se você apagou tudo, não deveria conseguir dar build, a não ser que seu Delphi tenha poderes paranormais :wink:GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
Meu notebook tem poderes paranormais, porque compila no meu notebook, e no servidor acontece o erro.
GOSTEI 0
Massuda
22/11/2007
Falando sério... o que sobrou para compilar se você apagou PAS, DFM, DPR?
GOSTEI 0
Comodelphi
22/11/2007
Verifique nas duas máquinas:
Tools->Options->Libary Path;
Tools->Options->Browsing Path;
Clica no botão: ´...´;
Verifique se existe alguma caminho inválido (a caixa de diálogo do delphi mostra em cinza, como se estivesse desabilitado);
Tente verificar também a existência de duplicidade de arquivos, pois se existir mais de um e estiverem no librar path, o delphi tem uma ordem de precedência para usar os arquivos.
obs.: *.dpr, *.pas, *.dfm. são as dependencias mais comuns para compilar o projeto, não deve apaga-los;
Abcs;
Tools->Options->Libary Path;
Tools->Options->Browsing Path;
Clica no botão: ´...´;
Verifique se existe alguma caminho inválido (a caixa de diálogo do delphi mostra em cinza, como se estivesse desabilitado);
Tente verificar também a existência de duplicidade de arquivos, pois se existir mais de um e estiverem no librar path, o delphi tem uma ordem de precedência para usar os arquivos.
obs.: *.dpr, *.pas, *.dfm. são as dependencias mais comuns para compilar o projeto, não deve apaga-los;
Abcs;
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
desculpa Massuda, eu apaguei tudo menos os arquivos do post abaixo...
Eu sempre adiciono o .pass e form, quando copio para o note...
Já deixei até em branco o libary path, e Browsing.
tentei jogar o ip do servidor etc...
O Outro micro é um servidor linux, com samba.
Eu sempre adiciono o .pass e form, quando copio para o note...
Já deixei até em branco o libary path, e Browsing.
tentei jogar o ip do servidor etc...
O Outro micro é um servidor linux, com samba.
GOSTEI 0
Unix
22/11/2007
Deu certo :P !
Executei a restauração do windows e voltou a funcionar.
Agora eu pergunto:
Porque voltou a funcionar, se o path e Browsing não mudaram (estão igual antes) ?
Executei a restauração do windows e voltou a funcionar.
Agora eu pergunto:
Porque voltou a funcionar, se o path e Browsing não mudaram (estão igual antes) ?
GOSTEI 0