Problema com diretório

Delphi

16/02/2008

Tenho um programa que foi desenvolvido há muitos anos, agora de um dia para o outro ele simplesmente só funciona no diretório onde foi desenvolvido, em qualquer outro ele simplesmente não rodo e não dá mensagem alguma.
Alguém sabe como resolver isto?

Edilcimar

Edilcimar

Curtidas 0

Respostas

Okama

Okama

16/02/2008

Temos muitas questões para analisar:

- Você tem os fontes deste programa?
- Ele trabalha com banco de dados? Tem configuração ?
- Acessa algum arquivo além do executável?

Tente copiar o exe para outra pasta e mover os demais arquivos (?) um a um para ver qual dá erro.

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

o programa não roda nem dentro nem fora do delphi, não existe configuração de inicialização, as tabelas estão no local correto, não acessa nada externo

GOSTEI 0
Ffabiop

Ffabiop

16/02/2008

Uma analize com os utilitários filemon e regmon podem ajudar.

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

Lamento mas não conheço os componentes.
O problema é que até a alguns meses atrás funcionava perfeitamente, e agora de uma hora para outra parou de funcionar

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

sobe

GOSTEI 0
Ffabiop

Ffabiop

16/02/2008

http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb896642.aspx

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

vou olhar, qualquer coisa volto a comunicar

GOSTEI 0
Martins

Martins

16/02/2008

vou olhar, qualquer coisa volto a comunicar

Edilcimar, vc tem os fontes do programa? Ele nem carrega ou carrega mas não abre as tabelas?

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

eu desenvolvi o programa, mas de uma hora para outra ele simplesmente não roda mais fora do diretório onde foi criado, quer seja através do delphi, quer através do executável

GOSTEI 0
Catunda

Catunda

16/02/2008

Edilcimar, acho que pra isso só tem uma explicação:
dá uma olhadinha nos fontes, com muita atenção, que em algum lugar está gravado e testando o nome do diretório ao executar o programa. Assim, não sendo ele, simplesmente o programa aborta.
Vc sabe que ´o muito óbvio passa desapercebido´.
Fora isso, é um grande MISTÉÉÉERIO....

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

Eu já olhei os fontes, não existe nada especificando diretório, a única coisa que poderia especificar diretório seriam tabelas, mas nelas não há especificação, além disso se houvesse o problema com uma tabela, o programa abriria e enviaria uma mensagem qualquer sobre corrupção de tabela, falta de tabela, ou qualquer outra mensagem, o que acontece é que o programa funcionava normalmente até há algum tempo atrás, e depois parou de funcionar sem mais nem menos, funcionando apenas no diretório onde eu criei o programa. Se eu rodar no diretório de origem, quer pelo delphih, quer pelo executável, no diretório de criação, ele funciona normalmente, caso eu mude de diretório, mesmo que seja no meu computador (não precisa nem ser no do cliente), ele simplesmente não funciona!
Eu tenho um diretório chamado ProgramaDelphi. e dentro deste diretório possuo um sub-diretório para cada programa que crio, este programa específico é um programa para farmácia que fica no sub-diretório Farmacia e deve rodar no cliente em C:\FarmaciaWin, se eu rodar dentro de C:\ProgramaDelphi\Farmacia ele roda normalmente, caso eu coloque em C:\FarmaciaWin, ele simplesmente não abre e nem dá mensagem alguma!

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

16/02/2008

É no minimo ANORMAL!!!!!!!!!
Era para pelo menos depurar e mostrar algum tipo de erro..
Siniiiiiiiiistro... :shock:

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

16/02/2008

Já verificou se o programa não localiza o path no [b:f54371657d]Registro do Windows[/b:f54371657d] ou em algum arquivo [b:f54371657d]INI[/b:f54371657d], ou quem sabe ainda (se for paradox), no [b:f54371657d]BDE[/b:f54371657d] que indica o path da aplicação do [b:f54371657d]Alias[/b:f54371657d] ?

Se não tiver encontrado isso, então, sinceramente, só vendo o programa mesmo! :lol:

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

eu não utilizo o registro do windows, não utilizo arquivo ini, não utilizo alias, é um programa antigo, portanto é piradox, mas não tem tem indicação de caminho no bdeadmin.

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

16/02/2008

Localizando pelo BDEAdmin? talvez ele esteja instalado duplamente. Antigamente eu não sabia instalar o programa e instalava dois BDE, o da aplicação e o existente na máquina...

É só um detalhe!

Parei por aqui, não tenho mais noções do que seja. Boa Sorte, e qdo descobrir tire a nossa curiosidade também :lol:

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

Eu movi o conjunto do local de desenvolvimento, c:\programadelphi\farmacia para o local de utilização c:\farmaciawin, recompilei e funcionou! Resposta? Não tenho a menor idéia!

GOSTEI 0
Paullsoftware

Paullsoftware

16/02/2008

É bronca quando acontece essas coisas...
A Última bronca que aconteceu comigo assim sem explicação foi quando eu tentei colocar uma copia do sistema numa máquina recem formatada e toda configurada, ele abriu uma vez e depois não quis abrir... Solução mais de duas horas de dor de cabeça e nova formatação não pergunte o que houve mas ta funcionando até hoje o sistema sem nenhum problema!!! :roll:
São aquelas... ´Histórias de Pescador´ vai saber!!! :wink:

GOSTEI 0
Onjahyr

Onjahyr

16/02/2008

Pois é...
Seria bom termos uma sala neste fórum somente para erros e soluções (desde que tenha a solução) para quando acontecer algo sabermos onde procurar.... Deixo aqui a idéia!

Posso até pesquisar na internet para acrescentar alguns erros e colocar neste fórum!

Perdemos muito tempo tentando decifrar erros misteriosos como esse do Edilcimar, que já pode ser acrescentado no fórum (possível solução: mover a pasta do projeto para outro local e recompilar).

Blz

GOSTEI 0
Edilcimar

Edilcimar

16/02/2008

infelizmente apenhei durante algum tempo, e depois que fiz isto o problema simplesmete sumiu, como disse anteriormente, o porquê não sei, só sei que fiz uma pog e funcionou!

GOSTEI 0
POSTAR