Problema com edição de dados no Firebird 1.5.

Firebird

22/09/2004

Saudações a todos.

Uso o Firebird 1.5 (WI T1.5.0.4027) e IBExpert (2003.12.18) como ferramenta de manipulação.

Tenho uma tabela de produtos a qual estou com problema em sua edição.
Se eu tiver dados nela eu não consigo modificar os dados nem pelo IBExpert e nem pelo aplicativo que desenvolvi em Delphi 7 para trabalhar com este banco.

Exemplo:
Tenho cadastrado o ´produto1´ mas, se eu quiser alterar o preço deste produto eu não consigo pois quando dou um commit o dado que eu inseri some. Mas, se eu tento incluir o ´produto2´ eu consigo fazer esta inclusão.

Alguém pode me ajudar?

Obrigado.

Horus

Horus

Curtidas 0

Respostas

Gandalf.nho

Gandalf.nho

22/09/2004

Ocorre alguma mensagem de erro? Está fazendo essas alterações com o usuário dono do banco ou com um usuário comum? (pode ser que não tenha permisão de alterar, só de incluir)

GOSTEI 0
Horus

Horus

22/09/2004

O pior é que é o usuário dono do banco, ou seja o padrão do Firebird: SYSDBA e senha masterkey.

Não aparece mensagem de erro.

Ele simplesmente não grava as alterações quando eu dou um commit. Volta ao estado original do registro.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

22/09/2004

Acho q vc deveria procurar ser mais claro no seu problema e dar mais detalhes do q exatamente vc está fazendo e o q está acontecendo.

Até o momento não estou (particularmente) entendendo nada.

T+

GOSTEI 0
Horus

Horus

22/09/2004

Para ser mais claro:
1. Tenho uma tabela chamada ´produtos´.
2. Nesta tabelam tenho os seguintes campos: codigo, descricao, precocompra, precovenda, estoque, unidade.
3. Nesta tabela tenho 6 produtos cadastrados.
[color=red:781732c53f]
4. Se eu tentar incluir dados nesta tabela a transação ocorre normal.
5. Se eu tentar alterar os dados desta tabela não ocorre a transação.
[/color:781732c53f]
6. Não apresenta mensagem de erro.
7. O usuário é o dono do banco = SYSDBA
8. A senha é a senha deste usuário = mastekey
9. Uso Firebird 1.5 e o IBExpert para manipular os dados

Acho que desta vez fui mais claro...

GOSTEI 0
Fsflorencio

Fsflorencio

22/09/2004

Quando vc dá o commit some tudo pq a transação fecha.
Experimente dar um CommitRetaining, assim a transação continua ativa, mas lembre-se de fechar a transação quando terminar o procedimento.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

22/09/2004

Alguma trigger?

T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

22/09/2004

Se não houver nenhum explicação lógica, coisa q eu não estou conseguindo enxergar...
Só um palpite : Esta versão do FB 1.5 não é Release Candidate ?

T+

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

22/09/2004

Mesmo um release não teria um bug tão feio assim. além do mais o FB tem as ´costas quentes´.

Acredito q algo está sendo ´usado´ errado ou a ferramenta q está sendo utilizada q pode conter algum bug.

T+

GOSTEI 0
Vinicius2k

Vinicius2k

22/09/2004

É... faz sentido...
Tudo que eu imagino que possa ser, como por exemplo corrupção no banco (será?) que eu saiba estaria atrelado a uma mensagem de erro, seja da aplicação (componentes) ou do próprio FB...

GOSTEI 0
Rodolpho123

Rodolpho123

22/09/2004

Tente alterar os registros na mão (ISQL). Se o erro continuar (que eu acho difícil), tente reinstalar o FB.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

22/09/2004

|Tudo que eu imagino que possa ser, como por exemplo corrupção no
|banco (será?) que eu saiba estaria atrelado a uma mensagem de erro

pois é... pensei a mesma coisa. por isso q acho q não é nada com o FB

T+

GOSTEI 0
POSTAR