Problema com edição de dados no Firebird 1.5.
Saudações a todos.
Uso o Firebird 1.5 (WI T1.5.0.4027) e IBExpert (2003.12.18) como ferramenta de manipulação.
Tenho uma tabela de produtos a qual estou com problema em sua edição.
Se eu tiver dados nela eu não consigo modificar os dados nem pelo IBExpert e nem pelo aplicativo que desenvolvi em Delphi 7 para trabalhar com este banco.
Exemplo:
Tenho cadastrado o ´produto1´ mas, se eu quiser alterar o preço deste produto eu não consigo pois quando dou um commit o dado que eu inseri some. Mas, se eu tento incluir o ´produto2´ eu consigo fazer esta inclusão.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado.
Uso o Firebird 1.5 (WI T1.5.0.4027) e IBExpert (2003.12.18) como ferramenta de manipulação.
Tenho uma tabela de produtos a qual estou com problema em sua edição.
Se eu tiver dados nela eu não consigo modificar os dados nem pelo IBExpert e nem pelo aplicativo que desenvolvi em Delphi 7 para trabalhar com este banco.
Exemplo:
Tenho cadastrado o ´produto1´ mas, se eu quiser alterar o preço deste produto eu não consigo pois quando dou um commit o dado que eu inseri some. Mas, se eu tento incluir o ´produto2´ eu consigo fazer esta inclusão.
Alguém pode me ajudar?
Obrigado.
Horus
Curtidas 0
Respostas
Gandalf.nho
22/09/2004
Ocorre alguma mensagem de erro? Está fazendo essas alterações com o usuário dono do banco ou com um usuário comum? (pode ser que não tenha permisão de alterar, só de incluir)
GOSTEI 0
Horus
22/09/2004
O pior é que é o usuário dono do banco, ou seja o padrão do Firebird: SYSDBA e senha masterkey.
Não aparece mensagem de erro.
Ele simplesmente não grava as alterações quando eu dou um commit. Volta ao estado original do registro.
Não aparece mensagem de erro.
Ele simplesmente não grava as alterações quando eu dou um commit. Volta ao estado original do registro.
GOSTEI 0
Afarias
22/09/2004
Acho q vc deveria procurar ser mais claro no seu problema e dar mais detalhes do q exatamente vc está fazendo e o q está acontecendo.
Até o momento não estou (particularmente) entendendo nada.
T+
Até o momento não estou (particularmente) entendendo nada.
T+
GOSTEI 0
Horus
22/09/2004
Para ser mais claro:
1. Tenho uma tabela chamada ´produtos´.
2. Nesta tabelam tenho os seguintes campos: codigo, descricao, precocompra, precovenda, estoque, unidade.
3. Nesta tabela tenho 6 produtos cadastrados.
[color=red:781732c53f]
4. Se eu tentar incluir dados nesta tabela a transação ocorre normal.
5. Se eu tentar alterar os dados desta tabela não ocorre a transação.
[/color:781732c53f]
6. Não apresenta mensagem de erro.
7. O usuário é o dono do banco = SYSDBA
8. A senha é a senha deste usuário = mastekey
9. Uso Firebird 1.5 e o IBExpert para manipular os dados
Acho que desta vez fui mais claro...
1. Tenho uma tabela chamada ´produtos´.
2. Nesta tabelam tenho os seguintes campos: codigo, descricao, precocompra, precovenda, estoque, unidade.
3. Nesta tabela tenho 6 produtos cadastrados.
[color=red:781732c53f]
4. Se eu tentar incluir dados nesta tabela a transação ocorre normal.
5. Se eu tentar alterar os dados desta tabela não ocorre a transação.
[/color:781732c53f]
6. Não apresenta mensagem de erro.
7. O usuário é o dono do banco = SYSDBA
8. A senha é a senha deste usuário = mastekey
9. Uso Firebird 1.5 e o IBExpert para manipular os dados
Acho que desta vez fui mais claro...
GOSTEI 0
Fsflorencio
22/09/2004
Quando vc dá o commit some tudo pq a transação fecha.
Experimente dar um CommitRetaining, assim a transação continua ativa, mas lembre-se de fechar a transação quando terminar o procedimento.
Experimente dar um CommitRetaining, assim a transação continua ativa, mas lembre-se de fechar a transação quando terminar o procedimento.
GOSTEI 0
Afarias
22/09/2004
Alguma trigger?
T+
T+
GOSTEI 0
Vinicius2k
22/09/2004
Se não houver nenhum explicação lógica, coisa q eu não estou conseguindo enxergar...
Só um palpite : Esta versão do FB 1.5 não é Release Candidate ?
T+
Só um palpite : Esta versão do FB 1.5 não é Release Candidate ?
T+
GOSTEI 0
Afarias
22/09/2004
Mesmo um release não teria um bug tão feio assim. além do mais o FB tem as ´costas quentes´.
Acredito q algo está sendo ´usado´ errado ou a ferramenta q está sendo utilizada q pode conter algum bug.
T+
Acredito q algo está sendo ´usado´ errado ou a ferramenta q está sendo utilizada q pode conter algum bug.
T+
GOSTEI 0
Vinicius2k
22/09/2004
É... faz sentido...
Tudo que eu imagino que possa ser, como por exemplo corrupção no banco (será?) que eu saiba estaria atrelado a uma mensagem de erro, seja da aplicação (componentes) ou do próprio FB...
Tudo que eu imagino que possa ser, como por exemplo corrupção no banco (será?) que eu saiba estaria atrelado a uma mensagem de erro, seja da aplicação (componentes) ou do próprio FB...
GOSTEI 0
Rodolpho123
22/09/2004
Tente alterar os registros na mão (ISQL). Se o erro continuar (que eu acho difícil), tente reinstalar o FB.
GOSTEI 0
Afarias
22/09/2004
|Tudo que eu imagino que possa ser, como por exemplo corrupção no
|banco (será?) que eu saiba estaria atrelado a uma mensagem de erro
pois é... pensei a mesma coisa. por isso q acho q não é nada com o FB
T+
|banco (será?) que eu saiba estaria atrelado a uma mensagem de erro
pois é... pensei a mesma coisa. por isso q acho q não é nada com o FB
T+
GOSTEI 0