Problema com Mestre-Detalhe, Lookup e Filtros

Delphi

24/09/2010

Olá Galera, bom dia!               Há tempos que eu venho enfrentando um problema com meu mestre detalhe que envolve campos lookup. Para deixar bem claro o meu problema, vou mostrar cada passo que realizo em uma aplicação exemplo.             1º: Meu banco de dados (Firebird) é composto de três tabelas: i)                    FUNCIONARIO:

ii)                    ARMARIO:

iii) ARMARIO_FUNCIONARIO; (Mestre-Detalhe);

2º: Crio uma nova aplicação e insiro um Data Module:

CommandText (SDSARMARIO):  SELECT * FROM ARMARIO CommandText (SDSFUNCIONARIO): SELECT * FROM FUNCIONARIO CommandText (SDSARMARIO_FUNCIONARIO):  SELECT * FROM ARMARIO_FUNCIONARIO WHERE IDFUNCIONARIO = :IDFUNCIONARIO
3º: CRIO AS TELAS DE INSERÇÃO DE ARMÁRIOS E FUNCIONÁRIOS:

Tela 1 – Tela de Cadastro de Armários

Tela 2 – Tela de Cadastro de Funcionários e seus respectivos Armários
4º: Crio os Campos LookUp no CDSARMARIO_FUNCIONARIO:

Criação dos Fields NOME e TIPO
5º: Criação da Tela para adicionar armários no grid dos funcionários:

O click do botão  faz o seguinte comando:   FrmPrincipal.LocalizarLookup(DS1.DataSet,                  'ARMARIO',                  'IDARMARIO',                  'DESCRICAO',                  'Pesquisar Armário ');   E a procedure LocalizarLookup tem o seguinte comando:   procedure TFrmPrincipal.LocalizarLookup(xDSOrigem: TDataSet; xDescricaoLookup,   xCodigo, xDescricao, xTituloPanel: String); begin  Try     FrmPesquisa := TFrmPesquisa.Create(Self);     With FrmPesquisa do     begin       DSPesquisa.DataSet := xDSOrigem.FieldByName(xDescricaoLookup).LookupDataSet;       Grid1.Columns[0].FieldName := xCodigo;       Grid1.Columns[1].FieldName := xDescricao;       xCampoPesquisa := xDescricao;       Pnl1.Caption := xTituloPanel;       ShowModal;       if FrmPesquisa.ModalResult = mrOk then       if xDSOrigem.State in [dsInsert,dsEdit]  then          xDSOrigem.FieldByName(xCodigo).AsString := DSPesquisa.DataSet.FieldByName(xCodigo).AsString;     end;   Finally     FreeAndNil(FrmPesquisa);   End; end;   Como NOME e TIPO são campos lookup, eu vou buscar através da  uma tela de pesquisa que me mostre todos os armários. Este seria um trabalho facilmente desenvolvido por uma dblookupcombobox, entretanto, este traria à memória todos os armários e o objetivo de buscar uma tela de pesquisa é justamente filtrar o que eu preciso.   6º: Características da Tela de Pesquisa

O click do botão  tem o seguinte comando:     With TClientDataSet(DSPesquisa.DataSet) do     begin       Close;         Filtered := False;         Filter   := UpperCase(xCampoPesquisa + ' Like ' + QuotedStr('%' + EdtConteudo.Text + '%'));         Filtered := True;         Open;     end;       DSPesquisa.DataSet.First;         7º: O PROBLEMA > Já cadastrada a lista de armários, eu sigo o processo para cadastramento dos funcionários e seus respectivos armários. Da seguinte forma:

Aparecerá a seguinte tela:

Aparecerá a tela de Pesquisa de armários: Onde eu estarei pesquisando o armário de descrição ARM004 e clico na lupa  para filtrar o dataset e me trazer a resposta somente do que preciso:

Dando um duplo clique no grid, tenho:

Clico em post , fecho a tela e terei os armários adicionados na grid, mas ao repetir o processo para o segundo e terceiro armário, observe que na grid somente o primeiro armário adicionado aparecem os dados, para o segundo e terceiro não:

Mas, se fechar e abrir o executável, os dados estão lá:

Galera, me ajudem com este problema aí! Estou tentando fazer o upload do código fonte do exemplo acima mas o site  não está aceitando.
Att.
Rafael

Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro

Curtidas 0

Respostas

Eriley Barbosa

Eriley Barbosa

24/09/2010

Quando você cria campos Lookup, você deve dizer para o ClientDataset, que estes campos não participam de nenhuma atualização, condição e não são chaves também. Clicando sobre os campos – agora TFields – observe que no Object Inspector aparece em meio as demais a propriedade ProviderFlags. Ao expandi-la, nos aparece 4 opções: PfInUpdate: Define se o campo será atualizado PfInWhere: Define se o campo participará da cláusula WHERE pfInKey: Define se o campo faz parte da Chave Primária PfInHidden: Define se o campo será oculto para os clientes No seu caso os campos nome e tipo devem ter todas as subpropriedades de providerflags False, já que não existem fisicamente no banco de dados.
GOSTEI 0
Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro

24/09/2010

ERILEY, BOA TARDE!

EU COLOQUEI TUDO "FALSE" E O PROBLEMA CONTINUA. EU TENHO CERTEZA QUE ISSO TEM A VER COM OS FILTROS.

GOSTEI 0
Eriley Barbosa

Eriley Barbosa

24/09/2010

Duas dicas, primeiro o DsPesquisa ta ligado ao clientdataset que tem os Lookup? Porque se estiver ele ta ficando filtrado, dai não exibe mais de um registro mesmo, tem que após a inclusão passar o Filtered para false. O dbgrid que não está atualizando, seu datasource tem que ta ligado ao mesmo datasource que faz a inclusão, senão dara estes problemas de atualização também. Na hora que volta para a tela que tem o dbgrid após a inclusão, um Close e open devem ser suficientes para atualizar. Bom revise estas duas coisas.
GOSTEI 0
Rafael Ribeiro

Rafael Ribeiro

24/09/2010

ERILEY, BOA TARDE!

FOI COMO EU DISSE... EU SABIA QUE O PROBLEMA ERA O FILTRO. E COMO VOCÊ, TAMBÉM, DISSE OS DADOS FICAVAM FILTRADOS. EU APLIQUEI O CDS.FILTERED := FALSE EM VÁRIOS LUGARES E NUNCA DAVA CERTO. MAS, FINALMENTE, ENCONTREI O LOCAL CERTO. DEPOIS QUE EU CHAMO A FUNÇÃO LOCALIZAR LOOKUP, EU TIRO O FILTRO. AGORA SIM.... DEPOIS DE MESES DEU CERTO!
MUITO OBRIGADO!
GOSTEI 0
POSTAR