Problema com programa em rede
Olá,
Estou com um programa em rede que funciona sem problemas se o programa estiver aberto na maquina servidor, porém se o programa é aberto na maquina servidor e depois o usuario fecha, as maquinas clientes não conseguem mais acessar o banco de dados. As maquinas clientes conseguem acessar o banco de dados sem problema se o programa não chega a ser aberto na maquina servidor, pois o problema só acontece se ele for aberto e depois fechado no servidor. Alguém sabe o que pode estar causando esse problema? Na conexão com o banco na maquina servidor eu uso:
ibdatabase1.DatabaseName :=´127.0.0.1:c:\CadasTK\CADAS.FDB’.
Eu tambem coloco ao fechar o programa:
if (IBDatabase1.Connected)
then IBDatabase1.Connected := False;
Será que é isso que causa o problema? Mas não é preciso ao fechar o programa desconectar o ibdatabase (foi isso que eu aprendi)? Qual afinal o modo correto em relação ao ibdatabase ao fechar o programa no servidor? eu posso deixar ele conectado?
OBS: Uso Delphi 7, firebird e IBX.
Luiz Carlos
Estou com um programa em rede que funciona sem problemas se o programa estiver aberto na maquina servidor, porém se o programa é aberto na maquina servidor e depois o usuario fecha, as maquinas clientes não conseguem mais acessar o banco de dados. As maquinas clientes conseguem acessar o banco de dados sem problema se o programa não chega a ser aberto na maquina servidor, pois o problema só acontece se ele for aberto e depois fechado no servidor. Alguém sabe o que pode estar causando esse problema? Na conexão com o banco na maquina servidor eu uso:
ibdatabase1.DatabaseName :=´127.0.0.1:c:\CadasTK\CADAS.FDB’.
Eu tambem coloco ao fechar o programa:
if (IBDatabase1.Connected)
then IBDatabase1.Connected := False;
Será que é isso que causa o problema? Mas não é preciso ao fechar o programa desconectar o ibdatabase (foi isso que eu aprendi)? Qual afinal o modo correto em relação ao ibdatabase ao fechar o programa no servidor? eu posso deixar ele conectado?
OBS: Uso Delphi 7, firebird e IBX.
Luiz Carlos
L_carlos
Curtidas 0
Respostas
Kenio_c
24/09/2008
Olha amigao, naum sei se seu caso, mas um dia o kra q me ajuda havia instalado no servidor o firebird restrito pra cliente e naum server, ai parecia este erro, mas da uma olhada no firewall. Ha as maq. clientes tem o executavel em cada ou estao puxando um atalho do executavel no servidor.
GOSTEI 0
Robinhocne
24/09/2008
Cada maquina é um executavel, ou tudo atalho do servidor....
pois tive esse problema de inicio e faço parecido como vc fez....
e só deixei cada maquina um executável e o caminho do banco o mesmo e deu certo!
pois tive esse problema de inicio e faço parecido como vc fez....
e só deixei cada maquina um executável e o caminho do banco o mesmo e deu certo!
GOSTEI 0
L_carlos
24/09/2008
Cada estação tem o executavel do programa e o firewall está liberado. Eu tirei o ibdatase.connected := false e o problema desapareceu. Minha duvida é saber se existe algum problema em não fechar a conexão atraves do ibdatabase qdo fecho o prograsma.
Luiz Carlos
Luiz Carlos
GOSTEI 0
Robinhocne
24/09/2008
já tenho 7 meses o programa nos meus clientes e até agora não deu nada de errado!
GOSTEI 0
Robinhocne
24/09/2008
já tenho 7 meses o programa nos meus clientes e até agora não deu nada de errado!
Só se vc fazer uma tabela no banco de dados para configurar a entrada de cada estação...
tipo entra um certo terminal ai vc vai grar o nome do computador que está entrando em primeiro ....
depois o segundo...
terceiro e quarto...
ai o segundo sai....
ai ele marca como saido...
e cada vez que fecha ele verifica se tem só um computador conectado pelo esse controle ai ele desconecta do database
GOSTEI 0