Problema de acetuação em JSP
Olá a todos,
Estou com um problema para repara um problema de acentuação num relatorio gerado por um sistema antigo.
Esse sistema gera um relatorio em .rtf, que recupera dados do banco oracle, e esses dados sao apresentados com problema na acentuação, aparecem interrogaçoes ????. Ex: P?blica.
Todos os enconding estao em UTF-8.
Alguem pode ajudar.
Estou com um problema para repara um problema de acentuação num relatorio gerado por um sistema antigo.
Esse sistema gera um relatorio em .rtf, que recupera dados do banco oracle, e esses dados sao apresentados com problema na acentuação, aparecem interrogaçoes ????. Ex: P?blica.
Todos os enconding estao em UTF-8.
Alguem pode ajudar.
Alexandre
Curtidas 0
Respostas
Eduardo Pessoa
08/11/2013
oá Alexandre,
acho que isso pode ajudar, coloca isso na diretiva da pagina(pesquisei na net)
acho que isso pode ajudar, coloca isso na diretiva da pagina(pesquisei na net)
contentType="text/html;charset=ISO-8859-1
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/11/2013
Alexandre, alguma novidade?
GOSTEI 0
Alexandre
08/11/2013
Eu já tinha feito esse teste, e não resolveu, acho que o problema está no software que gera esse relatório.
GOSTEI 0
[desativado] Gonçalves
08/11/2013
Alexandre,
os dados que você está gerando o relatório estão em um Banco de Dados?
Verifique se, neste caso, o Collation da base de dados é adequado para o tipo de caractere especial que você precisa usar.
Um exemplo,
se num banco MySQL, por exemplo, estou com o Collate UTF-8 no banco e na sua página / gerador de relatórios, você está esperando um ISO-8859-1, alguns caracteres vão ser mapeados incorretamente. É muito importante que o encoding em todas as partes do sistema seja o mesmo ou que você faça a sanitização / conversão de caracteres apropriada antes de exibir a informação.
Se você me der mais detalhes (código por exemplo) posso ajudar melhor.
os dados que você está gerando o relatório estão em um Banco de Dados?
Verifique se, neste caso, o Collation da base de dados é adequado para o tipo de caractere especial que você precisa usar.
Um exemplo,
se num banco MySQL, por exemplo, estou com o Collate UTF-8 no banco e na sua página / gerador de relatórios, você está esperando um ISO-8859-1, alguns caracteres vão ser mapeados incorretamente. É muito importante que o encoding em todas as partes do sistema seja o mesmo ou que você faça a sanitização / conversão de caracteres apropriada antes de exibir a informação.
Se você me der mais detalhes (código por exemplo) posso ajudar melhor.
GOSTEI 0
Alexandre
08/11/2013
Os dados vem sim do Banco de dados, e aqui uso o Oracle, o problema agora é que nem o AD nem DBA estão por aqui.
Mas obrigado.
Mas obrigado.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/11/2013
Eu já tinha feito esse teste, e não resolveu, acho que o problema está no software que gera esse relatório.
quando resolver posta o que fez.
GOSTEI 0
Alexandre
08/11/2013
Segundo o DBA aqui não é problema na Collation. To apanhando ainda.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa
08/11/2013
então ja que ele descartou um possivel problema no banco, ta complicado mesmo...
GOSTEI 0