Problema de impressão no Fortes Report....

Delphi

07/10/2004

Olá membros do fórum...

Estou tendo problemas para imprimir um relatório que eu fiz no fortes report usando orientação poLandscape numa impressora Epson LX 300...
O problema é o seguinte: ao criar o relatório, eu setei a propriedade Orientation (do PageSetup do RLReport) como poLandscape, até ai tudo blz... ao testar a impressão numa impressora Deskjet, o relatório imprimiu ok, conforme a orientação escolhida, mas ao imprimir na Epson, o relatório simplesmente ignorou a orientação e imprimiu o relatório como poPortrait... alguém pode me dar uma luz no que eu posso estar fazendo de errado? :(

Knight

Knight

Curtidas 0

Respostas

Fabio_lamber

Fabio_lamber

07/10/2004

A impressora Epson LX-300 dispõe de um comando que justifica o texto. Este recurso é interessante, pois com ele podemos continuar a enviar os comandos de formatação de caracteres como condensado, negrito, italico, expandido, etc.

Para o exemplo abaixo:

Coloque um botão no form;

Altere o evento OnClick deste botão como abaixo: }

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
const
cJustif = #279751;
cEject = 12;
{ Tamanho da fonte }
c10cpi = 18;
c12cpi = 2777;
c17cpi = 15;
cIExpandido = 14;
cFExpandido = 20;
{ Formatação da fonte }
cINegrito = 2771;
cFNegrito = 2772;
cIItalico = 2752;
cFItalico = 2753;
var
Texto: string;
F: TextFile;
begin
Texto := c10cpi +
´Este e um teste para impressora Epson LX 300. ´ +
´O objetivo e imprimir texto justificado sem deixar ´ +
´de usar formatacao, tais como: ´ +
cINegrito + ´Negrito, ´ + cFNegrito +
cIItalico + ´Italico, ´ + cFItalico +
c17cpi + ´Condensado (17cpi), ´ + c10cpi +
c12cpi + ´12 cpi, ´ + c10cpi +
cIExpandido + ´Expandido.´ + cFExpandido +
´ Este e apenas um exemplo, mas voce podera adapta-lo ´ +
´a sua realidade conforme a necessidade.´;
AssignFile(F, ´LPT1´);
Rewrite(F);
try
WriteLn(F, cJustif, Texto);
WriteLn(F, cEject);
finally
CloseFile(F);
end;
end;

Observações:
Este recurso de justificação da Epson LX-300 pode ser usado em qualquer linguagem de programação.

GOSTEI 0
Knight

Knight

07/10/2004

Joilson, agradeço a sua resposta, mas o meu problema não está no alinhamento de parágrafos, e sim no fato de que, ao tentar imprimir usando o filtro TRLDraftFilter do fortes, o relatório que deveria ser impresso em modo paisagem (poLandScape) está sendo impresso somente no modo retrato (poPortrait), ignorando a configuração já definida no próprio RLReport (que é poLandScape).

Alguém sabe me dizer o que pode estar acontecendo e como posso resolver isso? :(

GOSTEI 0
Neander Almeida

Neander Almeida

07/10/2004

Alguém conseguiu uma solução pra esse problema? Estou com a mesma situação aqui.
GOSTEI 0
POSTAR