Problema urgente.... FB
Amigos, estou com o seguinte problema. Tinha uma aplicação feita em D6, com banco FB 1.0. Certo, chegou máquina nova pra mim na empresa então eu fiz o upgrade dos softs, isso uncluiu o Delphi q foi pro 7. Certo, o problema está que, quando eu fui abrir para recompilar esse meu programa ele deu a mensagem de que o database estava ´unavailable´, ae eu fui abir o GDB no IBExpert e num funfou... eu fui verificar a instalação do FB 1.0 e vi que o guardian nem o service estavam ativos... tentei reinstalar mas nada... dae eu peguei e instalei o FB 1.5 RC8... continuou naum funfando... li o readme do FB 1.5 e descobri q mudou a dll... passou da gds32 para a fbclient... dae eu tentei registrar novamente o banco no Ibexpert com a nova dll e...´voillà´... pegou... :lol: :lol: , kra como eu fikei feliz... MAS... quando eu voltei pro D7 pra configurar o IBDatabase (estou usando a paleta Interbase... tá, tá.. sei q tem melhores mas isso é outra história... eu tb sou um poko novato, sakam??), sim fui configurar o IbDatabase pro novo local do banco e quando fui testar a conexão... a mesma msg... database unavailable... putz... :? :? ..... tá... eu na minha ignorância acho q é o seguinte... o Delphi ainda está usando a dll antiga para acessar o banco por isso tá dando a msg... só q num sei fazer o IbDatabase usar a nova dll... EU ACHO q é isso...
O que eu quero: uma forma de fazer meu IbDatabase conectar ao banco... só... se alguém puder me dar essa ajuda enorme, eu ficaria muito grato... esse programa tava pronto e meu chefe ker ele pra amanhã... se ele num funcionar eu tô morto... PO
Desde já agradeço a todos que se dispuserem a me ajudar. Obrigado.
O que eu quero: uma forma de fazer meu IbDatabase conectar ao banco... só... se alguém puder me dar essa ajuda enorme, eu ficaria muito grato... esse programa tava pronto e meu chefe ker ele pra amanhã... se ele num funcionar eu tô morto... PO
Desde já agradeço a todos que se dispuserem a me ajudar. Obrigado.
Marshall Mathers
Curtidas 0
Respostas
Maicongabriel
28/01/2004
[quote:08da1e5adc=´Marshall Mathers´]... esse programa tava pronto e meu chefe ker ele pra amanhã... se ele num funcionar eu tô morto...[/quote:08da1e5adc]
Se fosse o caso, você poderia voltar para a versão antiga do FB com o qual ele ´funcionava´! Pelomenos para amanha mostrar pro seu chefe :shock:
Mas veja bem, eu na minha santa curiozidade(nunca utilizei os componentes desta paleta) utilizo FB 1.5 RC7, Inseri um Database em um Form, setei o DataBaseName; O login e senha nos parametros e a conexão funcionou! 8)
Mas como mensionou o outro amigo ali, não é provavel que funcione bem!
Então verifique novamente ai todos os procedimentos que você executou e re-veja se o serviço do servidor esta ativo ::
No console do dos, entre na pasta bin do FB e digite ´instsvc q´, q ele irá lhe retornar o status do servidor... :wink:
Se fosse o caso, você poderia voltar para a versão antiga do FB com o qual ele ´funcionava´! Pelomenos para amanha mostrar pro seu chefe :shock:
Mas veja bem, eu na minha santa curiozidade(nunca utilizei os componentes desta paleta) utilizo FB 1.5 RC7, Inseri um Database em um Form, setei o DataBaseName; O login e senha nos parametros e a conexão funcionou! 8)
Mas como mensionou o outro amigo ali, não é provavel que funcione bem!
Então verifique novamente ai todos os procedimentos que você executou e re-veja se o serviço do servidor esta ativo ::
No console do dos, entre na pasta bin do FB e digite ´instsvc q´, q ele irá lhe retornar o status do servidor... :wink:
GOSTEI 0
Marshall Mathers
28/01/2004
Ae maicongabriel... eu acho q vc fez o seu banco já com FB 1.5... eu fiz o meu com 1.0... por isso deve ter dado certo o seu teste... mas, muito obrigado pelas dicas... quanto a voltar pra versão anterior... hum... vou fazer um teste... eu eskeci de mencionar q antes de eu instalar a 1.5 eu instalei a 1.0... mas num iniciava o servidor do FB no XP de jeito nenhum... por isso instalei a 1.5....
Emenrson.EN... amigão, dica de grande valor... quando li sua msg eu estava tentando testar com o dbExpres... tava vendo num livro aki... e aconteceu a mesma coisa... mas ae eu prestei atenção no tal do vendo lib e quando eu mudei... PUF... funcionou... essa da paleta só funcionar com o IB e com FB 1.0 eu num sabia.... será q num tem uma atualização dessa paleta para ela funcionar com o FB 1.5??? Digo isso pq, pelo q vc me falow, vou ter q reescrever meu prog todo com dbExpress... e acho q num vou conseguir fazer isso até amanhã... apelando... será q num teria uma opção alternativa??? tipo essa da atualização da paleta? ou fazer o tal do componente usar a nova dll??? Eu li no readme do FB 1.5 q para funcionar os progs antigos feitos em FB 1.0 que usam a gds32.dll eles incluiram uma nova gds32 q só faz linkar para o fbclient.dll .... mas num achei essa nova gds32.ddl .... acho q tb daria um jeito...
Ainda estou a procura de uma alternativa... mas... MUITO OBRIGADO ao maicongabriel e ao Emerson.EN pela grande ajuda... valeu mesmo...
E desde já agradeço a outros q puderem me ajudar... valeus.
Emenrson.EN... amigão, dica de grande valor... quando li sua msg eu estava tentando testar com o dbExpres... tava vendo num livro aki... e aconteceu a mesma coisa... mas ae eu prestei atenção no tal do vendo lib e quando eu mudei... PUF... funcionou... essa da paleta só funcionar com o IB e com FB 1.0 eu num sabia.... será q num tem uma atualização dessa paleta para ela funcionar com o FB 1.5??? Digo isso pq, pelo q vc me falow, vou ter q reescrever meu prog todo com dbExpress... e acho q num vou conseguir fazer isso até amanhã... apelando... será q num teria uma opção alternativa??? tipo essa da atualização da paleta? ou fazer o tal do componente usar a nova dll??? Eu li no readme do FB 1.5 q para funcionar os progs antigos feitos em FB 1.0 que usam a gds32.dll eles incluiram uma nova gds32 q só faz linkar para o fbclient.dll .... mas num achei essa nova gds32.ddl .... acho q tb daria um jeito...
Ainda estou a procura de uma alternativa... mas... MUITO OBRIGADO ao maicongabriel e ao Emerson.EN pela grande ajuda... valeu mesmo...
E desde já agradeço a outros q puderem me ajudar... valeus.
GOSTEI 0
Marshall Mathers
28/01/2004
Kra... consegui fazer funcionar sem fazer quase nada.... olhae.. prestando atenção no exemplo do afarias vi que ele configurou tb a conexão remota do IbDatabase também para a própria máquina (localhost)... dae eu fiz a mesma coisa e ...e...e... PEGOU... carambia... quase pulei da cadeira de felicidade..... ae deu pra recompilar no D7 e agora tá rodando blz... muito obrigado a todos q me ajudaram... muito obrigado mesmo....
valeus :D :D :D :D :D
valeus :D :D :D :D :D
GOSTEI 0
Afarias
28/01/2004
|essa da paleta só funcionar com o IB e com FB 1.0 eu num sabia....
Os componentes IBX são feitos exclusivamente para trabalhar com Interbase. Entretanto funcionam perfeitamente com FB 1.0 e funcionam em grande parte tb com FB 1.5 (devido a manutenção de compatibilidade)
Não sei quanto a versões futuras do FB (quando deve ser necessário pensar em soluções como DBX com FirebirdExpress, FIB Plus ou IBO), mas até o FB 1.5 vc ainda pode usar o IBX
|será q num tem uma atualização dessa paleta para ela funcionar com o
|FB 1.5???
Provavelmente não!
|ou fazer o tal do componente usar a nova dll???
Isso não é necessário pois o próprio FB 1.5 possui a GDS32.DLL como princípio da manutenção da compatibilidade com IB -- quem usa programas feitos para IB (com IBX por exemplo) e deseja usar o FIREBIRD, precisa ter instalado ambas as bibliotecas (GDS32.DLL e FBCLIENT.DLL) -- note q esta GDS32.DLL *não* é a mesma q vem com o IB, tem q ser a que vem na distribuição do FB 1.5
|Eu li no readme do FB 1.5 q para funcionar os progs antigos feitos em FB
|1.0 que usam a gds32.dll eles incluiram uma nova gds32 q só faz linkar
|para o fbclient.dll ....
EXATO!
T+
Os componentes IBX são feitos exclusivamente para trabalhar com Interbase. Entretanto funcionam perfeitamente com FB 1.0 e funcionam em grande parte tb com FB 1.5 (devido a manutenção de compatibilidade)
Não sei quanto a versões futuras do FB (quando deve ser necessário pensar em soluções como DBX com FirebirdExpress, FIB Plus ou IBO), mas até o FB 1.5 vc ainda pode usar o IBX
|será q num tem uma atualização dessa paleta para ela funcionar com o
|FB 1.5???
Provavelmente não!
|ou fazer o tal do componente usar a nova dll???
Isso não é necessário pois o próprio FB 1.5 possui a GDS32.DLL como princípio da manutenção da compatibilidade com IB -- quem usa programas feitos para IB (com IBX por exemplo) e deseja usar o FIREBIRD, precisa ter instalado ambas as bibliotecas (GDS32.DLL e FBCLIENT.DLL) -- note q esta GDS32.DLL *não* é a mesma q vem com o IB, tem q ser a que vem na distribuição do FB 1.5
|Eu li no readme do FB 1.5 q para funcionar os progs antigos feitos em FB
|1.0 que usam a gds32.dll eles incluiram uma nova gds32 q só faz linkar
|para o fbclient.dll ....
EXATO!
T+
GOSTEI 0