Problemas ao usar DCOM

Delphi

22/12/2003

Ola pessoal. Estou iniciando no desenvolvimento multicamadas e estou com um problema. Eu fiz um programa apenas para testar o uso do DCOM
mas estou com problemas para fazer o aplicativo cliente enxergar o servidor. Gostaria de que vocês me mostrassem se eu fiz algo errado. No meu aplicativo servidor eu coloquei um remote data module e dentro dele um dabase e uma table, ambos da palheta Data Access e datasetprovider da palheta midas. No aplicativo cliente, coloquei um data module e dentro deste um DCOMConnection, um ClientDataSet e DataSource e em um form os componentes necessários para visualisar o conteúdo do banco de dados. No DCOMConnection, eu configurei a propriedade ServerName para o meu servidor e ao fazer isso a propriedade ServerGUID foi configurada automaticamente. Ao rodar os dois aplicativos, tudo funciona normalmente com o cliente enxergando o servidor e o banco de dados. Entretanto isso só funciona porque o programa servidor e o cliente estão rodando na mesma máquina. Quando eu coloco o aplicativo servidor e o cliente em máquinas diferentes da rede, o programa cliente dá erro e não enxerga o servidor. Baseado num exemplo da revista clube delphi, eu
registrei o meu servidor na máquina cliente através do programa tregsvr.exe usando o arquivo de extensão tlb da minha aplicação servidora, mas mesmo assim continua dando erro. O que estou fazendo de errado?

Agradeço desde já.

Cristiano D.

Cristiano D.

Curtidas 0

Respostas

Cristiano D.

Cristiano D.

22/12/2003

Sobe.

GOSTEI 0
Luizf2

Luizf2

22/12/2003

Cristiano:

Em primeiro lugar precisamos esclarecer alguns pontos:
- Qual a verão do Delphi;
- Qual o Sistema Operacional.

Na versão ´Servidor´ você não falou no componente ´LocalConnection´ do ´DataSnap´.

Na versão ´Cliente´ você não falou no componente ´ConnectionBroker´ do ´DataSnap´.

Acredito que estes dois componentes sejam necessários.

Quanto ao problema do ´Cliente´ não funcionar sem estar na mesma máquina que o ´Servidor´ acho que você deve primeiro instalar o ´Servidor´, e, só depois, compilar o ´Cliente´, com a configuração do componente ´DCOMConnection´ já apontando para o ´Servidor´.

Dependendo do Sistema Operacional onde vai rodar o ´Servidor´ tem alguns macetes para instalá-lo.

[]´s

Luiz Fernando

GOSTEI 0
POSTAR