Problemas com cadastro usando Inner Join
Ola pessoal, sou novato em delphi e estou querendo fazer uma tela de cadastro... pra isso eu usei duas tabelas (PRODUTO e TIPOPRODUTO)
fiz a seguinte consulta sql na query
Código:
depois passei os campos para o field do clientdataset a adicionei eles no form como dbedits, ate ai normal... os campos da tabela produto eu cadastro sem nenhum problema mas quando eu coloco algum valor no campo nome_tipo da segunda tabela da o seguinte erro: ´COLUMN UNKNOWN NOME_TIPO´
e ate agora nao consegui resolver ^^
se alguem souber onde eu estou erradando fico agradecido
Obs.: Estou usando delphi 7, firebird 2.1 e ibexpert
fiz a seguinte consulta sql na query
Código:
SELECT P.ID_PRODUTO, P.NOME, P.QUANTIDADE, P.ID_TIPO, TP.NOME_TIPO FROM PRODUTO P INNER JOIN TIPOPRODUTO TP ON (TP.ID_TIPO=P.ID_TIPO)
depois passei os campos para o field do clientdataset a adicionei eles no form como dbedits, ate ai normal... os campos da tabela produto eu cadastro sem nenhum problema mas quando eu coloco algum valor no campo nome_tipo da segunda tabela da o seguinte erro: ´COLUMN UNKNOWN NOME_TIPO´
e ate agora nao consegui resolver ^^
se alguem souber onde eu estou erradando fico agradecido
Obs.: Estou usando delphi 7, firebird 2.1 e ibexpert
Lamp
Curtidas 0
Respostas
Afarias
25/09/2009
Vc está atualizando valores de 2 tabelas e tentando resolver isso sendo q isso não é possível automaticamente.
A solução comum (e simples) é apenas definir a propriedade ProviderFlags dos TFields (da Query) com pfInUpdate=False -- para todos os campos da tabela TIPOPRODUTO -- assim vc atualiza apenas a tabela Produto
Outra solução é permitir atualizar as 2 tabelas mas para isso vc precisa codificar ´na mão´ a resolução usando eventos do DataSetProvider.
T+
A solução comum (e simples) é apenas definir a propriedade ProviderFlags dos TFields (da Query) com pfInUpdate=False -- para todos os campos da tabela TIPOPRODUTO -- assim vc atualiza apenas a tabela Produto
Outra solução é permitir atualizar as 2 tabelas mas para isso vc precisa codificar ´na mão´ a resolução usando eventos do DataSetProvider.
T+
GOSTEI 0
Lamp
25/09/2009
valeu cara ;)
muito obirgado heheh
consegui com o jeito mais facil :D
muito obirgado heheh
consegui com o jeito mais facil :D
GOSTEI 0