Problemas com campo DATE, Oracle e Delphi
Salve a todos.
Estou acessando o oracle com zeos, fazendo os comandos de insert/update/delete através do zUpdateSQL.
Tudo corrento com a conexão, porém ao tentar iserir um registro onde tem campo DATE, esta apresentando erro.
Passo a string de insert assim:
insert into usuarios (usu_codigo, usu_nome, usu_data)
values(:usu_codigo, :usu_nome, to_date(:usu_data, ´dd/mm/yyyy´))
O erro parece ser com a conversão da data, ja fiz de tudos os tipo imaginaveis que eu conheço e nada.
Sou iniciante com o Oracle e peço a ajuda de alguem com mais experiência.
Estou acessando o oracle com zeos, fazendo os comandos de insert/update/delete através do zUpdateSQL.
Tudo corrento com a conexão, porém ao tentar iserir um registro onde tem campo DATE, esta apresentando erro.
O erro parece ser com a conversão da data, ja fiz de tudos os tipo imaginaveis que eu conheço e nada.
Paganato
Curtidas 0
Respostas
Motta
14/03/2005
Salve a todos.
o param :usu_data pelo exemplo é uma string , a função To_date converte uma string em data, troque o pedaçõ por ... ...
values(:usu_codigo, :usu_nome, :usu_data2)
onde :usu_data2 seja um parametro do tipo date , a camada de acesso no caso resolve a conversão
GOSTEI 0
Paganato
14/03/2005
ola Motta,
fiz exatamente como vc disse, porém sem sucesso, apresentou o seguinte erro: ´o literal não corresponde a string de formato.´.
estou usando o componente ´TDBDateEdit´ para coletar a data, e o resto como descrevi antes.
fiz exatamente como vc disse, porém sem sucesso, apresentou o seguinte erro: ´o literal não corresponde a string de formato.´.
estou usando o componente ´TDBDateEdit´ para coletar a data, e o resto como descrevi antes.
GOSTEI 0
Motta
14/03/2005
o dbedit deve está ligado a um TField do tipo de data, se nenhum formato for especificado o padrão do windows (conf. regionais ) será usado.
em geral se usa dd/mm/yyyy
em geral se usa dd/mm/yyyy
GOSTEI 0
Paganato
14/03/2005