Problemas com caracteres usando delphi e firebird

Delphi

06/06/2006

Olá pessoal. Sou iniciante no uso de delphi com Firebird e estou tendo problemas para gravar alguns caracteres no firebird. Quando eu tento incluir palavras tendo o ´Ç´ por exemplo, dá erro. Se eu tirar o ´ç´, ai grava normalmente. O engraçado é que se eu usar o ibexpert e entrar com os dados diretamente no banco de dados, aí aceita normalmente. Ou seja, o erro deve estar acontecendo com o componente que eu estou usando para me conectar ao banco. Estou usando a biblioteca ZeosDBO 6.5.1 alpha cvs. Alguém já usou este componente para se conectar ao Firebird? Na declaração dos campos no firebird eu estou usando o char set WIN1252 e o collate PXW_INTL850. Também estou usando Delphi 7 e Firebird 1.5.

Será que alguém pode me ajudar???

Cristiano D.

Cristiano D.

Curtidas 0

Respostas

Adriano Santos

Adriano Santos

06/06/2006

Qual o Charset do banco que você criou? Dependendo do Charset vc terá este tipo de problema.
Não uso Zeos, prefiro DBExpress. Se puder usar estes componentes eu aconselho.

GOSTEI 0
Cristiano D.

Cristiano D.

06/06/2006

Olá Adriano. O charset que eu usei na criação do banco foi WIN1252. Mas se fosse problema com o charset eu também não conseguiria gravar no banco, mesmo usando a ferramenta ibexpert, bom, pelo menos eu acho que não. Como eu disse abaixo, usando o ibexpert, eu consigo gravar no banco palavras que possuem ´ç´. O problema é quando eu vou gravo pelo delphi. É aí que o erro acontece. Com relação ao DBExpress, eu já li vários artigos na revista clube delphi realmente falando da ferramenta, mas também dizem da possível incompatibilidade deste componente com versões futuras do firebird. Por isso eu optei por não usá-lo.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

06/06/2006