Problemas com caracteres usando delphi e firebird

Delphi

06/06/2006

Olá pessoal. Sou iniciante no uso de delphi com Firebird e estou tendo problemas para gravar alguns caracteres no firebird. Quando eu tento incluir palavras tendo o ´Ç´ por exemplo, dá erro. Se eu tirar o ´ç´, ai grava normalmente. O engraçado é que se eu usar o ibexpert e entrar com os dados diretamente no banco de dados, aí aceita normalmente. Ou seja, o erro deve estar acontecendo com o componente que eu estou usando para me conectar ao banco. Estou usando a biblioteca ZeosDBO 6.5.1 alpha cvs. Alguém já usou este componente para se conectar ao Firebird? Na declaração dos campos no firebird eu estou usando o char set WIN1252 e o collate PXW_INTL850. Também estou usando Delphi 7 e Firebird 1.5.

Será que alguém pode me ajudar???

Cristiano D.

Cristiano D.

Curtidas 0

Respostas

Adriano Santos

Adriano Santos

06/06/2006

Qual o Charset do banco que você criou? Dependendo do Charset vc terá este tipo de problema.
Não uso Zeos, prefiro DBExpress. Se puder usar estes componentes eu aconselho.

GOSTEI 0
Cristiano D.

Cristiano D.

06/06/2006

Olá Adriano. O charset que eu usei na criação do banco foi WIN1252. Mas se fosse problema com o charset eu também não conseguiria gravar no banco, mesmo usando a ferramenta ibexpert, bom, pelo menos eu acho que não. Como eu disse abaixo, usando o ibexpert, eu consigo gravar no banco palavras que possuem ´ç´. O problema é quando eu vou gravo pelo delphi. É aí que o erro acontece. Com relação ao DBExpress, eu já li vários artigos na revista clube delphi realmente falando da ferramenta, mas também dizem da possível incompatibilidade deste componente com versões futuras do firebird. Por isso eu optei por não usá-lo.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

06/06/2006

[quote:e6258036a1=´Cristiano L. D.´]Olá Adriano. O charset que eu usei na criação do banco foi WIN1252. Mas se fosse problema com o charset eu também não conseguiria gravar no banco, mesmo usando a ferramenta ibexpert, bom, pelo menos eu acho que não. Como eu disse abaixo, usando o ibexpert, eu consigo gravar no banco palavras que possuem ´ç´.[/quote:e6258036a1]

Perdoe-me, não havia notado. Bom, fiz o teste aki e funcionou com este chatset. Qual o dialect? Embora não acredite que seja este o problema.

[quote:e6258036a1=´Cristiano L. D.´]
...possível incompatibilidade deste componente com versões futuras do firebird. Por isso eu optei por não usá-lo.
[/quote:e6258036a1]

Possível incompatibilidade? Esta não é minha opnião, mas não vem ao caso, podemos discutir isso numa outra oportunidade.

GOSTEI 0
Cristiano D.

Cristiano D.

06/06/2006

O dialect usado foi o 3. Adriano, será que este erro poderia estar sendo causado pelo componente ZeosDBO? Como disse antes, sou iniciante no uso do Firebird e também é a primeira vez que estou usando este componente de conexão. Por acaso vc tem algum conhecimento de um possível bug em relação a este componente? Ou conhece alguém que o usa e não teve nenhum problema? Estou usando o componente ZQuery e DBedit´s para gravar no banco de dados. Tudo funciona perfeitamente, a não ser quando aparece o ´ç´. Estive testando, e parece que o problema ocorre com qualquer tipo de acento.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

06/06/2006

[quote:e758a91866=´Cristiano L. D.´]O dialect usado foi o 3. Adriano, será que este erro poderia estar sendo causado pelo componente ZeosDBO? Como disse antes, sou iniciante no uso do Firebird e também é a primeira vez que estou usando este componente de conexão. Por acaso vc tem algum conhecimento de um possível bug em relação a este componente? Ou conhece alguém que o usa e não teve nenhum problema? Estou usando o componente ZQuery e DBedit´s para gravar no banco de dados. Tudo funciona perfeitamente, a não ser quando aparece o ´ç´. Estive testando, e parece que o problema ocorre com qualquer tipo de acento.[/quote:e758a91866]

Então Cristiano, como disse não acredito que seja o Dialect, perguntei apenas por desencargo e pra comparar com o teste que fiz. Aki criei um banco teste com Dialect 3 e Charset WIN1252 e correu tudo bem, porém estou com o DBExpess então não tenho como questionar.

Não tenho registro de erros com o ZeosLib. Vou fazer o download da biblioteca e se tiver um tempinho eu faço um teste.
Se quser estou disponibilizando o banco que criei de teste pra vc mexer. Fiz o exemplo no Delphi 6.0.

[url=http://www.doiscliques.com/pub/teste.gdb]Banco Teste[/url]
[url=http://www.doiscliques.com/pub/charset.zip]Exemplo com DBExpress[/url]

GOSTEI 0
Cristiano D.

Cristiano D.

06/06/2006

Adriano, vou dar uma olhada sim. Valeu pela ajuda e pela paciência.

GOSTEI 0
Adriano Santos

Adriano Santos

06/06/2006

[quote:9095bfa8d4=´Cristiano L. D.´]Adriano, vou dar uma olhada sim. Valeu pela ajuda e pela paciência.[/quote:9095bfa8d4]

Quê isso, num esquenta.
Só me diz uma coisa: Baixei 5 .ZIP do Zeos, é isso mesmo?

Me manda um exemplinho basicão se o erro persistir.
Pode mandar no meu Yahoo!

[color=blue:9095bfa8d4][b:9095bfa8d4]doiscliques@yahoo.com.br[/b:9095bfa8d4][/color:9095bfa8d4]

GOSTEI 0
POSTAR