Problemas com dbExpress MySQL

Delphi

02/05/2008

Olá amigos,

Estou tendo uma série de problemas com o dbExpress usando o MySQL:

Não consigo ligar um table ou dataset com um dbGrid, dá uma mensagem de que não se pode fazer isso com um dataset unidirecional. Isto eu resolvi colocandol um StringGrid e passando tudo na mão para ele.

O principal problema que não consigo resolver é fazer um insert. Diz que o dataset é somente leitura, mas num achei nenhuma propriedade de somente leitura.

Alguém sabe por que isto acontece?

Obrigado.

Sérgio Gobbo

Sérgio Gobbo

Curtidas 0

Respostas

Charlles

Charlles

02/05/2008

meu amigo isto é vero

seguinte vc precisa ligar Tclientdataset em um Datasetprovider ligado ao um Tsqldataset

veja se entendeu ai Tsqldataset vc liga no Sqlconnection

depois de tudo ligado vc coloca um Datasource e liga o DBgrid no data source ai sim vai rodar legal..

tenho um video que explica certinho estas ligações se precisar da um help petareli@hotmal.com que mando ele para vc

GOSTEI 0
Sérgio Gobbo

Sérgio Gobbo

02/05/2008

Olá Charlles, obrigado pela ajuda.

Consegui fazer funcionar o dbGrid desta forma, mas ainda não consegui fazer o insert.

Tentei com um comando insert SQL, mas não funcionou. Depois tentei usar o insert e post do Delphi no componente ClientDataSet, mas ele pede um valor para a chave primaria, que é auto incremento, e o MySql já incrementa qdo recebe o insert. Até tentei colocar um valor qualquer mas mesmo assim não funcionou.

Você sabe como eu posso fazer um insert via código SQL ou como configurar o componente para o campo auto-incremento?

Obrigado novamente.

GOSTEI 0
POSTAR