Problemas com DBGrid - atualização

Delphi

30/06/2004

:shock:
Olá galera, estou com um pequeno problema que parece ser simples, porém estou ralando e não consigo resolver. O problema é o seguinte:
Estou criando um programa onde estou usando o Delphi 7, um banco de dados em Access.
tenho 2 forms, na primeira tenho um Dbgrid que me mostra os itens do banco, está ligado por um Adoquery e um Datasource, até aí tudo bem. Neste form tenho um botão de inclusão que chama o form2, lá tenho vários edits e outro Adoquery e um Datasource para a inserção dos dados no banco.
O problema é que tenho um botão oK neste form, assim quando clicado insere os dados no banco e fecha o form2 e reaparece o form1, porém gostaria que o Dbgrid se atualizasse com o novo dado inserido, ou seja, aparecesse este novo dado que eu inseri a partir do momento em que eu fechasse a form2 e aparecesse a form1.
Como posso fazer isto?
Por favor, me ajudem.

Valeu

Lhcsilva

Lhcsilva

Curtidas 0

Respostas

Dataclass

Dataclass

30/06/2004

Silva,

Uma das coluçõs é você atualizar sua AdoQuery do Form1 após liberar o Form2, no próprio botão.

Considerei qCarregaGrid como sendo a query que abastece o DBGrid.

procedure Tform1.btnIncluirClick(Sender: TObject);
begin

//criar, chamar e liberar o Form2(caso nao seja AutoCreate)
  Application.CreateForm(TForm2,Form2) ;
  Form2.ShowModal;
  Form2.Free;

//Refazendo a Query do Form1
  qCarregaGrid.Close();
  qCarregaGrid.Open();

end;

Qualquer bronca estamo aqui pra ajudar!

Hugo Rodrigues / José Reinaldo

GOSTEI 0
Lhcsilva

Lhcsilva

30/06/2004

:(
Olá Dataclass, usei seu código, porém não aconteceu nada.
Não estou entendendo direito o que está acontecendo parece que as minhas ações (show, active, create) não funcionam quando retorno, por exemplo, tenho a form1 então chamo a form2 com o showmodal e dou um hide na form1, depois fecho a form2 com o close, e show para chamar a form1, isto no botão. No evento show do form1 coloquei este comando mas não acontece nada, então fiz um teste para ver se estava ou não funcionando os eventos então coloquei um edit com visible igual a false e então no evento show coloquei o comando para aparecer, e isto não ocorreu, o que será que estou fazendo de errado?

GOSTEI 0
POSTAR