Problemas com IBDataSet
Pessoal!
Tenho um sistema em Delphi, com BD Interbase, e estou usando o IBDataSet para acesso aos dados...
Estou listando os itens de uma determinada tabela em um DBGrid e preciso exibir o total dos itens em um DBEdit ou DBText.
Tentei fazê-lo com um campo Aggregate mas não está funcionando.
O que preciso é um ´SELECT SUM(ITENS)´, mas não consigo fazer.
Alguém pode me ajudar?
Tenho um sistema em Delphi, com BD Interbase, e estou usando o IBDataSet para acesso aos dados...
Estou listando os itens de uma determinada tabela em um DBGrid e preciso exibir o total dos itens em um DBEdit ou DBText.
Tentei fazê-lo com um campo Aggregate mas não está funcionando.
O que preciso é um ´SELECT SUM(ITENS)´, mas não consigo fazer.
Alguém pode me ajudar?
Tomew
Curtidas 0
Respostas
Aroldo Zanela
27/05/2004
Colega,
Basicamente é isso mesmo:
Basicamente é isso mesmo:
SELECT SUM(VALOR) AS TOTAL FROM TABELA
GOSTEI 0
Tomew
27/05/2004
Isto funciona bem, diretamente no SQL. Mas como tenho os itens exibidos no dbgrid quero somar somente aqueles. Aí vc vai dizer que é só acrescentar a cláusula where,
SELECT SUM(VALOR) AS TOTAL FROM TABELA WHERE CODIGO=ALGUMACOISA
mas não é isto, tb dá erro.
Me disseram para usar um campo aggregate no DataSet. Fiz isso. Não dá erro mas também não exibe nada no DBEdit.
Alguma dica?
Obrigado!
SELECT SUM(VALOR) AS TOTAL FROM TABELA WHERE CODIGO=ALGUMACOISA
mas não é isto, tb dá erro.
Me disseram para usar um campo aggregate no DataSet. Fiz isso. Não dá erro mas também não exibe nada no DBEdit.
Alguma dica?
Obrigado!
GOSTEI 0
Fábio Valente
27/05/2004
Olá!
Para utilizar o campo aggregate, você precisa habilitá-lo (nas propriedades do campo) e também no ClientDataSet....
Eu uso aqui e funciona perfeitamente para TODOS os dados selecionados...
Sem mais,
Para utilizar o campo aggregate, você precisa habilitá-lo (nas propriedades do campo) e também no ClientDataSet....
Eu uso aqui e funciona perfeitamente para TODOS os dados selecionados...
Sem mais,
GOSTEI 0
Tomew
27/05/2004
Nervouz
Não está funcionando com o IBDataSet, só funciona com o ClientData Set. Não tem como fazer isto no IBDataSet?
tomew
Não está funcionando com o IBDataSet, só funciona com o ClientData Set. Não tem como fazer isto no IBDataSet?
tomew
GOSTEI 0