problemas com Select sum (n sei usar...)

Delphi

26/03/2005

olá amigos!

não sei como usar a instrução sum... gostaria de usar, selecionado e mostrando em um form, através de um componente, como um label, ou edit o valor total de uma coluna de um dbgrid (tabela_caixa). exemplo: selecionar o total de uma coluna do DBgrid (VALOR_DEBITO) e exibir em um Label, ou outro componente. Não sei os componentes q devo usar, se alguém puder me ajudar, agradeço!

Valeu...

Gtts

Gtts

Curtidas 0

Respostas

Emerson Nascimento

Emerson Nascimento

26/03/2005

para isso seria mais fácil você usar um clientdataset e criar um campo do tipo aggregate.

GOSTEI 0
Raserafim

Raserafim

26/03/2005

se o seu dbgrid está associado a uma Query então vc pode conseguir isso na própria consulta sql da query através da função SUM. talvês vc não tenha conseguido utilizar pois esta função tem que estar associada ao Group By. ou seja, vc tem q dizer q colunas vai querer agrupar para somar os resultados. de forma geral, todos os campos q estão no select tem q estar no group by.
pesquise um pouco sobre o SUM e o GROUP BY, vale apena vc fazer desta forma.

GOSTEI 0
Kotho

Kotho

26/03/2005

Uma observação que considero importante é a seguinte: se os dados, no momento que estiver com a query aberta forem alterados, e você estiver usando a clausula SUM, ela não atualizará a soma... ao passo que, se utilizar o campo Aggregate, como foi dito, o resultado será recalculado automaticamente.

Um cuidado que se deve tomar ao utilizar Aggreggate é que, se o campo estiver nulo (isso ocorre quando a tabela estiver vazia), e você tentar acessar, por exemplo, utilizando .AsInteger, vai ocorrer um erro. Procure sempre acessar com .AsString.

O DisplayFormat também não funciona... mas eu utilizo o evento OnGetText do Fields com a função FormatFloat para formatar os valores numéricos.

GOSTEI 0
POSTAR