Problemas Delphi xe5 + Android + sqlite + caracteres japoneses

Delphi

01/10/2013

Olá a todos do fórum. Estou com o seguinte problema: Desenvolvi um aplicativo de testes para android com o Delphi xe5 utilizando banco de dados sqlite. Usei livebindings e também a estrutura padrão para acessar os dados, como é feito em um programa desktop comum, ou seja, SQLQuery -> DataSetProvider -> ClienteDataSet -> DataSource. Os edits do formulário estão ligados pelo livebindings aos campos do clientdataset. O meu cadastro tem 3 campos do tipo texto e quando eu insiro um registro no banco de dados, dou o post, depois o applyupdates e então volto pra lista de registros os registros são salvos com caracteres japoneses. Se faço o processo de inserção manualmente utilizando somente um componente TSQLQuery, montando o comando insert e usando o conjunto sqlquery+datasetprovider+clientdataset+datasource somente para listar funciona normalmente.... Alguém já passou por isso e conseguiu alguma resposta? Desde já muito obrigado!
Tonimuiller Alves

Tonimuiller Alves

Curtidas 0

Respostas

Lindemberg Cortez

Lindemberg Cortez

01/10/2013

estou com esse mesmo problema. :-)
GOSTEI 0
Tonimuiller Alves

Tonimuiller Alves

01/10/2013

Pois é LINDEMBERG CORTEZ..... eu não dei conta de sanar esse problema. Eu comecei a usar o FireDAC no lugar do dbexpress no projeto para Android. Usando um FDConnection + FDQuery + Livebindings esse problema eu não estou tendo mais... tá funcionando a parte de acesso e manutenção de dados locais com o SQLite. Agora apareceram outros, mais especificamente com o ListBox creio eu ser algum bug do componente. Gostei muito do Delphi XE5 mas com certeza teremos que ter alguns updates para ajustar algumas coisas aí e corrigir alguns bugs. O que nos resta é ter paciência e aguardar..... Afinal pra quem aguarda um aplicativo android inicializar no emulador pode esperar qualquer coisa kkkkkkkkk brincadeira.... Abraço!
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Vcs estão rodando no emulador ou no dispositvo?
GOSTEI 0
Tonimuiller Alves

Tonimuiller Alves

01/10/2013

Eu rodei nos dois, emulador e dispositivo e obtive os mesmos problemas...
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Estou tentando rodar no meu e não estou conseguindo. O que vc fez pra conseguir?

Meu SDK está atualizado:

está assim:

c:\users\public\documents\rad studio\12.0\plataformssdks\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk

Ao dar F9, no Event Log para nessa linha:

Module Load: gralloc.default.so

Rodando pelo emulador a tela fica preta e quando entra no menu do emulador, o icone do projeto está la, mas ao rodar a tela fica preta.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

O que será que acontece? Não consigo rodar o projeto no emulador e nem no dispositivo. Alguém ajuda?
GOSTEI 0
Tonimuiller Alves

Tonimuiller Alves

01/10/2013

Amigo Frederico, eu também passei por esse problema da tela preta e o que estava acontecendo no meu caso era que eu tinha um componente query que eu abria ele em runtime e como ele estava com os fields desatualizados, com nomes diferentes do que realmente estavam no banco dava erro então o app não iniciava, ficava na tela preta. O delphi não me informou que era isso eu fui descobrir de muito bater cabeça e debugar meu código e ví que ocorria um erro qdo eu abria o query então fui atrás de alguma configuração errada no mesmo e resolvi dessa forma que lhe falei. Se vc ainda não o fez tente rodar seu app debugando... CTRL+F9 e veja se há algo errado, infelizmente o delphi não está apresentando as mensagens dos erros que estão acontecendo dentro do app, não sei porque, provavelmente será corrigido em versões futuras. Agora se vc não tem nada no seu app, é um app simples com poucos componentes tipo uma tela e um botão e não tem como haver configurações erradas então eu infelizmente não sei o que pode ser. Igual eu te disse, no meu caso foi esse problema de configuração da Query e eu resolvi depois de perder uma tarde toda pesquisando. Na verdade eu estou bem decepcionado com essa questão de apresentação de mensagens e log de erro pelo delphi quando estamos desenvolvendo para Android..... mas como disse antes tenhamos paciência, infelizmente é o que nos resta!
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Eu fiz um app simples, um botão com um showmessage('Oi');

E mesmo assim a tela preta.

Tem como me ajudar, Tony? Por favor. Não sei o que fazer.

Gtalk: frederico.brigatte@gmail.com
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Me ajuda, Tony.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Alguém??
GOSTEI 0
Tonimuiller Alves

Tonimuiller Alves

01/10/2013

Cara eu procurei vc aqui no skype mas aparecem 3 opções eu add a primeira não sei se deu certo.....
Vamos lá! Vamos começar por onde o pessoal mais está tentando. Já tentou nas configurações do emulador pedir pra ele usar o GPU do Host?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Qual seu skype, te add aqui.

O meu é frederico.brigatte@itelefonica.com.br

Sim, adicionei GPU no emulador. Na verdade o XE5 criou um AVD.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Tony, me ajuda.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Tony,

Fiz um exemplo simples assim:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
   ShowMessage('Oi');
end;

Executei com Shift+Ctrl+F9 executou o emulador instalou a app e deu a tela preta.
GOSTEI 0
Tonimuiller Alves

Tonimuiller Alves

01/10/2013

Vou te enviar um email com o meu skype pra gente tentar resolver esse pepino aí!
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Valeu meu amigo.
GOSTEI 0
Leonardo Mariano

Leonardo Mariano

01/10/2013

estou com este problema de tela preta, como resolveram?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

01/10/2013

Estou precisando de ajuda no XE5 ou XE6. Preciso montar um app simples com SQLite e não estou conseguindo. Alguém me ajuda?
GOSTEI 0
Marcelo Moraes

Marcelo Moraes

01/10/2013

Estou precisando de ajuda no XE5 ou XE6. Preciso montar um app simples com SQLite e não estou conseguindo. Alguém me ajuda?

Veja este vídeo ai, é bem legal.

https://www.youtube.com/watch?v=Ypr0NbL9Pb8 --> Video do Anderson Jesus no Youtube -> Delphi XE5 Android com SQLite
GOSTEI 0
POSTAR