Problemas para gravar brancos no campo no lugar de lt;null

Delphi

27/01/2005

Como posso fazer para gravar brancos no campo no lugar de <null>.

Problema:
Uso FireBird1.5 , Delphi5 e TTable com ODBC

Tenho um campo VARCHAR que posso preencher ou não, não sendo obrigatorio.
Quando não o preencho no FB fica <null> , quero que fique em branco, se eu passar branco ele fica, só que sera um grade trabalho fazer isso para todos os campos que não forem poreenchidos.

Obs.: <null> é dieferente de branco

Não estou conseguindo resolver,

[]´s Bruno (bfbraz@ig.com.br) :?:

Bfbraz

Bfbraz

Curtidas 0

Respostas

Isabelct

Isabelct

27/01/2005

E qual seria a finalidade de gravar brancos no lugar de <null> ? Ao meu ver, isso só faria aumentar o tamanho do banco, já que o <null> não ocupa lugar (null, na verdade, indica não inicializado ou não utilizado), e se você colocar espaços em branco, estará utilizando este espaço. Gostaria ainda de dizer que o <null> não prejudica em nada a sua aplicação.

Mas caso você queira mesmo fazer isso, você pode utilizar valores DEFAULT para o campo. Seria assim:

CREATE TABLE TESTE (
  CODIGO INTEGER, 
  NOME VARCHAR(100) DEFAULT ´ ´);

Assim você diz que o campo NOME terá valor default ´ ´ (um espaço em branco), então se você não passar valor algum para esta coluna, o espaço em branco será gravado.

Este recurso do Default pode ser utilizado também para outros tipos de inicialização obrigatória, por exemplo um campo que armazena valores verdadeiros (V) ou falsos (F), podem ter um valor default F.

GOSTEI 0
Bfbraz

Bfbraz

27/01/2005

Obrigado isabelct pela resposta !!!

No caso se eu informar branco ao campo e quiser que ele fique como null ?

Tenho essa caso:

Um campo que sempre receber branco (´ ´), como é p/ ficar null no FB?

[]´ Bruno

GOSTEI 0
POSTAR