Probleminha com Colunas do DBGrid
Pessoal...
To precisando de uma forcinha:
Tem como eu reordenar as posiçoes das colunas de um dbgrid em tempo de execução?
Tipo, tenho um dbgrid assim?
Nome Telefone Fornecedor Observações
Gostaria que depois de alguma interacao do usuario, ele ficasse assim por exemplo:
Nome Fornecedor Telefone Oservacoes.
Vale ressaltar que os titulos dos dbgrid na verdade sao os displaynames do dataset linkado a esse dbgrid.
Tem como fazer essa organição das colunas em runtime ?
Tem como eu reordenar as posiçoes das colunas de um dbgrid em tempo de execução?
Gostaria que depois de alguma interacao do usuario, ele ficasse assim por exemplo:
Vale ressaltar que os titulos dos dbgrid na verdade sao os displaynames do dataset linkado a esse dbgrid.
Technos
Curtidas 0
Respostas
Adriano Santos
16/06/2006
Pessoal...
Cara, não te dou certeza, mas acho que tenho isso na minha pasta de exemplos em casa. Se achar te passou ou desenvolvo um exemplo, não é difícil.
GOSTEI 0
Technos
16/06/2006
Imagino que nao seja.
Dá uma olhada lá cara.
Mas tipo, to com uma ideia de usar um laço, vinculando ao meu dbgrid.column[index].fieldname := nomedatabela.nomedocampo...
pois ambos sao strings.
Deve funcionar, vo testar. Mas de toda forma olha aew
Dá uma olhada lá cara.
Mas tipo, to com uma ideia de usar um laço, vinculando ao meu dbgrid.column[index].fieldname := nomedatabela.nomedocampo...
pois ambos sao strings.
GOSTEI 0
Adriano Santos
16/06/2006
Imagino que nao seja.
Dá uma olhada lá cara.
pois ambos sao strings.
É mais ou menos isso mesmo cara, eu tinha uma rotina em outra empresa que eu trampava e funcionava mais ou menos assim: Eu trocava a primeira coluna com a coluna que o cara clicava e a pesquisa no banco de dados era feita com base nesta coluna trocada. Por exemplo:
[color=blue:796305e6da][b:796305e6da]Nome[/b:796305e6da][/color:796305e6da] - Endereço - Cidade - [color=red:796305e6da][b:796305e6da]Estado[/b:796305e6da][/color:796305e6da]
Se o cara quisesse fazer uma pesquisa por estado era só clicar na coluna Estado que a primeira coluna ia pro final e Estado ia pro começo.
[color=red:796305e6da][b:796305e6da]Estado[/b:796305e6da][/color:796305e6da] - Endereço - Cidade - [color=blue:796305e6da][b:796305e6da]Nome[/b:796305e6da][/color:796305e6da]
A partir dai a pesquisa era feita levando em consideração a o Estado.
Acho que é mais ou menos isso que precisa certo?
GOSTEI 0
Adriano Santos
16/06/2006
Tah ai cara, fiz um exemplo simples que troca a coluna que o cara clica com a coluna zero.
procedure TForm1.DBGrid1TitleClick(Column: TColumn); var nmColSel: string; idColSel: Integer; begin nmColSel := Column.FieldName; idColSel := Column.Index; with DBGrid1 do begin Columns[idColSel].FieldName := Columns[0].FieldName; Columns[0].FieldName := nmColSel; end; end;
GOSTEI 0