Programas gerados no Delphi com Windows 64 bits

Delphi

23/09/2009

Olá,

venho aqui expor algumas dúvidas q há muito tempo tenho e não consegui ainda uma resposta definitiva:

1. Existe alguma incompatibilidade entre o Delphi (7, 2007, 2009, 2010) com o Windows 64 bits(XP, Vista, 7)?

2. As aplicações geradas no Delphi em ambiente 64 bits funcionarão normalmente (100¬) nos meus clientes com Windows 32 bits?

3. Utilizo o Firebird nas minhas aplicações, se migrar para 64 bits, terei q trabalhar com Firebird 64 bits, terei alguma problema quando levar o banco para o cliente 32 bits?

Atualmente estou com o Windows 7(32 bits) e Delphi 2010;

Não sei se é o forum certo para essas perguntas, mas foi o primeiro q veio a cabeça, desculpem se não for o lugar correto.

Obrigado

Fajo

Fajo

Curtidas 0

Respostas

Afarias

Afarias

23/09/2009

|1. Existe alguma incompatibilidade entre o Delphi (7, 2007, 2009, 2010)
| com |o Windows 64 bits(XP, Vista, 7)?

Sim. Compatibilidade do Windows (WOW64) para aplicações 32bits

|2. As aplicações geradas no Delphi em ambiente 64 bits funcionarão
|normalmente (100¬) nos meus clientes com Windows 32 bits?

O Delphi não tem compilador 64bits (mesmo o 2010). Suas aplicações criadas em Windows64 continuam sendo 32bits

|3. Utilizo o Firebird nas minhas aplicações, se migrar para 64 bits, terei q
|trabalhar com Firebird 64 bits, terei alguma problema quando levar o
|banco para o cliente 32 bits?

O FB 32bits (provavelmente) vai funcionar no Windows64 devido a compatibilidade citada anteriormente.

T+

GOSTEI 0
Fajo

Fajo

23/09/2009

Olá Farias,

obrigado pelo pronto tira-duvidas, mas no 3º item, eu pretendo usar o Firebird 64 bits se, e ainda estou pensando, instalar o Windows 7 64 bits, mas quando levar o banco para os clientes, lá se terei q instalar o Firebird 32 bits, vai ter algum problema, ou rodar 100¬ tranquilo, como se eu tivesse feito em um sistema 32 bits?

Obrigado

GOSTEI 0
Osocram

Osocram

23/09/2009

Amigo.
Eu acho que uma resposta para isso seria, ´Pode dar incompatibilidade ou não´. Depende mto dos componentes que vc usa, a versão do windows, os updates.

Ja tive varios problemas qto a isso.
Um dos mais estranhos era um sistema feito em delphi 7 + oracle funcionava blz em alguns vista e em alguns não. E depois de um tempo o exe não funcionava mais em nenhum vista XD. E o pior sem gerar outro executavel, era o mesmo.

O que vc pode fazer é ir para o mais novo, win7 e delphi 2010, que tem mais chances de funcionar nos winXP e vista depois de compilado.

Para fazer um teste vc pode usar maquinas virtuais e instalar SO diferentes, para ver se funciona ou não. Mesmo assim não vai ser 100¬ de garantia.

GOSTEI 0
Afarias

Afarias

23/09/2009

no 3º item, eu pretendo usar o Firebird 64 bits se, e ainda estou pensando, instalar o Windows 7 64 bits, mas quando levar o banco para os clientes, lá se terei q instalar o Firebird 32 bits, vai ter algum problema, ou rodar 100¬ tranquilo, como se eu tivesse feito em um sistema 32 bits?

Sua pergunta é se uma base criada com FB 64 (em Windows64) é compatível com FB 32 (Win32) ... bom, para isso NÃO sei a resposta realmente, mas *acho* que é SIM.

Entretanto, nunca me preocupei com isso pq distribuir um arquivo de bd não é uma boa prática e, particularmente, nunca faço isso.

O mais correto é distribuir um BACKUP que é restaurado na plataforma q vai operar (q pode ser 32/64 e Win, Lin, Mac, ...) *OU* criar a base a partir de um script (que é o q costumo fazer)

T+

GOSTEI 0
POSTAR