Projeto de redes - fazer o endereçamento

Infraestrutura

02/09/2015

Tenho poucas informações de como fazer um endereçamento da rede, baixei um exemplo de "Projeto de rede" mas só existe uma tabela que não entendi bem(imagem), se alguem puder me ajudar, me passando links ou tentando me explicar agradeço.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150902-133308.jpg[/img]
Roniere Almeida

Roniere Almeida

Curtidas 0

Melhor post

Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/09/2015

Somente esse predio, se for rolar conexão com alguma filial, não será a nossa parte, é apenas um trabalho para demonstrar um projeto, de apenas uma localidade.
Como se fosse uma LAN, mas terá acesso a internet, alguns setores podem se comunicar e ainda estou vendo a questão do servidor ficar "oculto" para a maioria dos setores.
Sim, atraves do proxy.
ZDM, confesso que não sei o que é.

Mas sobre a tabela, o que vc me diz, algum local aonde posso encontrar mais informações?

Stenio, sim, estou usando esse programa, está bagunçado ainda mas é apenas um modelo.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Jothaz

Jothaz

02/09/2015

A pergunta é muito genérica e sem um definição de escopo mais clara fica difícil ajudar.

Seria LAN, WAN, intergração de LAN/WAN, intergração de LAN´s remotas?

Teria como postar um diagrama do que você pretende?

Tipo:

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/418027-20150902-134200.png[/img]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/09/2015

Posso sim, estou projetando uma rede para uma empresa, em especifico a matriz dela. Ainda não está bem definido.

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/273948-20150902-143726.jpg[/img]
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

02/09/2015

A ligação Matriz filial será por link privado?

Vai ser um VPN?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/09/2015

A ideia é que o projeto seja limitado apenas a esse predio, fazer o projeto de redes apenas nesse ambiente.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

02/09/2015

A matriz e filial estão no mesmo prédio?

Seria um LAN somente?

Vai conectar-se a internet via proxy?

Vai ter ZDM?

Quanto mais detalhes mais fácil ajudar e o post não fica gigante e cheio de lixo (e os administradores podem não gostar kkkk), por favor descrever o ambiente com mais detalhes.
GOSTEI 0
Stenio Silva

Stenio Silva

02/09/2015

Utilizando o yEd? Está ficando legal seu projeto Roniere.
GOSTEI 0
Stenio Silva

Stenio Silva

02/09/2015

Stenio, sim, estou usando esse programa, está bagunçado ainda mas é apenas um modelo.

Está bom Roniere! Quando terminar esse projeto, pode disponibilizar ou se puder me envia algum exemplo?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/09/2015

Posso sim, claro, me passa teu email, posso tentar te enviar uns dois exemplos que tenho aqui.
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

02/09/2015

Nunca vi essa tabela, mas acho que deve envolver calculos. Classes e enfim.

[url]http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/capitulo-entendendo-enderecamento.html[/url]

[url]http://www.alvespassos.com/dir/RC/1.%20Apostila_Redes_Conceitos.pdf[/url]
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/09/2015

De inicio é bem teorico mesmo, vou analisar seus links.
GOSTEI 0
Stenio Silva

Stenio Silva

02/09/2015

Se der manda para esse email steniosilvamma@gmail.com
GOSTEI 0
Edvaldo Amorim

Edvaldo Amorim

02/09/2015

Analisando bem a tabela, isso não seria como definir quais IP´s serão utilizados?
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

02/09/2015

Agora que o post foi elaborado dentro dos conformes fica mais fácil.

Vou fazer uma observação que você vai odiar, mas pauto meus posts pela franqueza. Admiro seu entusiasmo e deslumbramento, mas é muito pouco para quem quer realemente ser profissionalizar, principalemnte em infra. Se conformar em não saber o que oZDM e não ter nem a curiosidade de abrir o Google para entender do que se trata é foda, para falar o minimo. Se quer mesmo evoluir e aprender é preciso ter disposição.

Com relação a tabela de ip´s você pode utilizar algo assim:

10.1.0.1 a 254 (faixa para servidores,roteadores, switch, proxy, e etc)
10.1.1.1 a 254 (pode dividir por: área financeira ou primeiro andar)
10.1.2.1 a 254 (pode dividir por: área pessoal ou segundo andar)
10.1.3.1 a 254 (pode dividir por: área contábil ou terceiro andar)

E usa a mascara: 255.255.0.0 e vá variando de acordo com a necessidade.

10.1-------> seria raiz da rede.
10.1.?----> seria uma quebra onde você poderia colocar até 254 máquinas.

Como você não disse se vai usar Windows com AD ou Linux, não vou entra no mérito. Mas sugiro utilizar o Linux como Proxy, Firewall para controlar o acesso a internet e efetuar o NAT.

Você pode utilizar o DHCP ou IP fixo vai depender de uma análise para definir qual a melhor abordagem.

É interessante pensar em um rede sem fios também, afinal hoje a maioria da máquina tem placas RJ45 e sem fio.

Não existem cálculos nem complicação é só definir o range de IP´s com a sub-mascara correta e vai funcionar.

Para maiores informações recomendo que estude profundamente conceitos de rede e no Google existem ótimos tutoriais.
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

02/09/2015

Fique a vontade para falar "bem ou mal" encaro numa boa! O ZDM é a segurança(firewall) propriamente dito, ok? Eu e minha equipe ainda não pensamos nisso mas será considerado sem duvidas.
GOSTEI 0
POSTAR