Projeto Executavel em outro pc

Delphi

29/09/2012

Amigos. Criei um projeto inteiro e ja testado no delphi 7 com firebird 2.5. Compilei e instalei no outro pc o firebird. Como faço para o executavel funcionar na outra maquina ou até em servidor. Obrigado.
Carlos Cabral

Carlos Cabral

Curtidas 0

Respostas

Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

29/09/2012

Com relação ao executável não há muito segredo, talvez precise de alguma DLL ou arquivo INI, por exemplo, mas isso é você que precisa verificar. Claro que tem que ter o BD instalado.
Você está tendo alguma dificuldade específica?
GOSTEI 0
Marcos Iwazaki

Marcos Iwazaki

29/09/2012

Amigo, o que eu costumos fazer é configurar tudo no servidor primeiro

e testar o sistema la.

geralmente deixo a estrutura de diretorio assim

c:\sistema
c:\banco

dae eu compartilho o c:\sistema (todas as dll, e a configuração p conectar no banco fica aqui)

dae nas maquinas terminais eu crio um atalho apartar deste compartilhamento... assim não preciso ficar instalando em todas as maquinas.. apenas o atalho.
Desta forma não é necessário copiar as dll nas maquinas clientes.

** unico detalhe é q se vc tiver um arquivo de configuração para o banco em vez de apontar para localhost:c:\banco\banco.fdb vc aponta para NomeDoServidor:c:\banco\banco.fdb ou IpDoServidor:c:\banco\banco.fdb

GOSTEI 0
Alisson Santos

Alisson Santos

29/09/2012

Bom primeiro tem que ser um arquivo ini apontando aonde o banco vai estar, instalar no servidor e deixar o programa funcionando normalmente.
Ir em uma estação e fazer a configuração configurando o ini para encontra o banco de dados na rede.

Agora de estiver utilizando o delphi e o componente dbexpress poderia deixar interno e levar apenas os arquivos necessários.
GOSTEI 0
Thiago Santana

Thiago Santana

29/09/2012

Dá uma olhada nesse post aqui amigo!
Irá resolver teu problema!
https://www.devmedia.com.br/conexao-com-o-banco-atraves-de-um-arquivo-ini/16210
GOSTEI 0
Carlos Cabral

Carlos Cabral

29/09/2012

Para ficar mais claro. Eu compilei os projetos. Ja instalei no servidor o Firebird. Em alguns forms eu trabalho com clientdataset. Quando executo o programa ele nao faz nada. apenas carreguei o dbconections. Acho que falta mais alguns arquivos, dlls. Por favor me ajudem.
GOSTEI 0
Carlos Cabral

Carlos Cabral

29/09/2012

Com relação ao executável não há muito segredo, talvez precise de alguma DLL ou arquivo INI, por exemplo, mas isso é você que precisa verificar. Claro que tem que ter o BD instalado.
Você está tendo alguma dificuldade específica?
. Para ficar mais claro. Eu compilei os projetos. Ja instalei no servidor o Firebird. Em alguns forms eu trabalho com clientdataset. Quando executo o programa ele nao faz nada. apenas carreguei o dbconections. Acho que falta mais alguns arquivos, dlls, não sei. Criei uma pasta no servidor chamada BancoDados, e carreguei nesta pasta os programas apenas para testar.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

29/09/2012

Você usa alguma DLL específica? (talvez precise das DLL dos drivers de acesso ao banco e outras como o MIDAS.dll)
GOSTEI 0
Marcos Iwazaki

Marcos Iwazaki

29/09/2012

isso pode variar de projeto p projeto...
veja se tem essas dll
dbxint30.dll
fbclient.dll
gds32.dll
midas.dll
msvcr71.dll
GOSTEI 0
Carlos Cabral

Carlos Cabral

29/09/2012

isso pode variar de projeto p projeto...
veja se tem essas dll
dbxint30.dll
fbclient.dll
gds32.dll
midas.dll
msvcr71.dll

Copiei todos estes arquivos conforme voce disse e mais outras dlls e nao consigo fazer rodar. Preciso de ajuda.
GOSTEI 0
Carlos Cabral

Carlos Cabral

29/09/2012

Pessoal !!! Consegui finalizar quase todos os meus projetos. Porém, estou com problemas na execução em um servidor. Instalei no servidor o firebird 2.5, liberei a porta 3050, liberei também no firewall o firebird server e guardian. O servidor também possui um IP fixo. Os executaveis estão numa subpasta chamado Sistemas, dentro de uma pasta chamada Drive-f no qual esta compartilhada. Dentro da pasta Sistema tenho um arquivo ini do dbconnections.ini. Mas não consigo rodar em rede. Na execução ele dá a mensagem unvaiable database. Eu devo estar errando e muito. Obrigado.
GOSTEI 0
POSTAR