Proteger os fontes

Delphi

01/09/2010

Alguem tem alguma sujestao de como disponibilizar o sistema para desenvolvimento em conjunto, mas de alguma maneira (nao imagino como), ter certa segurança com os fontes ? Queria arrumar alguem para me ajudar em alguns relatorios, mas tenho medo de que copiem meus fontes. Como grandes empresas de desenvolvimento se previnem contra isso ?   Nao sei se me entendem, preciso de alguem pra me ajudar, mas ao mesmo tempo preciso me proteger.   Acredito que aqui no forum muitos devem ter passado por isso.   Agradeço   Mt Obrigado  
Felipe Ip

Felipe Ip

Curtidas 0

Respostas

Marcos Iwazaki

Marcos Iwazaki

01/09/2010

amigo não tem jeito.

Se vc não liberar o fonte o outro não tem como programar.

O que vc pode fazer é montar um framework, e controlar algumas operações usando componente, e dae não passar o fonte dos componentes.

Flw.
GOSTEI 0
Eriley Barbosa

Eriley Barbosa

01/09/2010

Você pode colocar os fontes que quer proteger dentro de uma package dai mandar só as bpls.
GOSTEI 0
Carlos Mazzi

Carlos Mazzi

01/09/2010

Vc pode liberar na sua rede, somente os modulos que a pessoa deve mexer, estando ela numa maquina, de preferencia protegida.. ou seja numa topologia de rede, vc configura um servidor, onde somente algumas pastas tem permissoes de acesso a tal pessoa. Desabilite, USBs, drives de discos removiveis, etc... Internet, msn, skype.. tudo desabilitado.. Crie uma politica de seguranca pra vc e seu trabalho. Coloque senha na BIOS. Lacre seus PC's E ainda vc pode implementar rotinas de verificacao de usuario periodicamente, (ai vc tem que criar), com metodos que testam se  a maquina que esta rodando o aplicativo esta habilitada ou nao.  Grave esses metodos em uma outra pasta que nao seja a do projeto e assim a pessao , pelo menos vai ter mais trabalho...   Use pelo menos algumas dessas dicas, caso contrario, é dar o queijo pro rato.   Abracos++
GOSTEI 0
Carlos Mazzi

Carlos Mazzi

01/09/2010

Ha ainda outras formas, amigo, como usar HardLock na maquina. mas vc tbm teria que desenvolver a rotina de leitura do mesmo.   mas o ideal é a centralizacao num servidore de producao. Ainda mais que vc ganha em organizacao, colocando CVS, backups, etc...    
GOSTEI 0
Pjrm1470

Pjrm1470

01/09/2010

A Teknisa Software, utiliza o SourceSafe da MS. Os micros não tem acesso a pen-drive (USB), não tem acesso a internet (existe um micro reservado para pesquisas e dúvidas, lá eles adotaram o ditado "os justos pagam pelos pecadores", um abuso da internet então todos perderam acesso. hehehe).

Se você fizer o mesmo você garante o fonte na máquina, mas não garante um papel e caneta para copiar seu fonte. Tudo vai de regras a padrões meu caro. Basta vc elabora-los bem para garantir sua "segurança".

Abraço.
GOSTEI 0
Fábio Cruz

Fábio Cruz

01/09/2010

Outra forma é criar um contrato (com advogado e tudo mais) e fazer essa pessoa assinar e se essa pessoa copiar algum trecho do seu código (criado por você, rotina propria) poderia processar.

Eu trabalhei em uma Software house que me fez assinar algo assim qndo eu sai, inclusive não podia nem fazer visitas (tecnicas) nos clientes.
GOSTEI 0
Leonardo Bertolini

Leonardo Bertolini

01/09/2010

Vc só consegue isso com uma boa segurança de rede...   e um software para administrar o codigo fonte..
Mesmo assim nada impede o cara de entender seu código fonte e desenvolver algo parecido..
Na rede:  Acesso a internet limitado. (sem acesso a e-mail e redes sociais)  Acesso a a pen-drive e outros proibidos.  ou seja, quanto mais segurança desse tipo melhor...   e ja citaram isso em outro post ai..
Software:  Vc pode usar o Visual SourceSafe da Microsoft ou o JEDI (http://www.delphi-jedi.org/)  

Mas 100% é quse impossível...  rs 
flw
GOSTEI 0
POSTAR