Quais bancos estudar?

SQL

14/09/2015

MySQL: O mais utilizado em sites, simples e gratuito.
SQL Server: Existem versões free e pagas.
Postgre: Totalmente gratuito, porem pouco utilizado em sites.

Com essas informações vos pergunto, qual estudar primeiro? e essas informações que escrevi estão corretas?
Jose Fernando

Jose Fernando

Curtidas 0

Melhor post

Jothaz

Jothaz

14/09/2015

Estude SQL que você vai poder utilizar qualquer um dos BD´s.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Randrade

Randrade

14/09/2015

Olá,

Tenho uma dúvida antes de responder sua pergunta. Você está iniciando seus estudos agora? Conhece algo de algum banco de dados?
GOSTEI 1
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/09/2015

Estude SQL que você vai poder utilizar qualquer um dos BD´s.

Exatamente, José Fernando, estudando SQL, independente de qual "plataforma" por assim dizer, você será capaz de aprender em qualquer bando(SGBD), as diferenças são minimas para os comandos básicos: create, alter, select...etc.
GOSTEI 1
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Olá,

Tenho uma dúvida antes de responder sua pergunta. Você está iniciando seus estudos agora? Conhece algo de algum banco de dados?

Só visualmente por que instalei!

SQL é a base de todos Jothaz e Roniere?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/09/2015

Linguagem padrão.

[url]http://www.dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-sql/[/url]
GOSTEI 1
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Entendi a mensagem de vocês.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Já simpatizou com algum SGBD?
GOSTEI 0
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Gostei bastante da ferramenta do SQL Server, achei bem simples de entender e aprender.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Ele é bom para aprender tambem, mas siga o conselho do Jothaz, estude SQL independente de SGBD.
GOSTEI 1
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Totalmente satisfeito com as respostas, muito obrigado.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

De nada :-)
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

14/09/2015

De nada e bons estudos, sucesso José Fernando.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Jose Fernando, está estudando por algum livro ou apostila?
GOSTEI 0
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Apostila de banco de dados e SQL, achei pela net mesmo.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Bom começo, a ferramenta irá ajudar, mas antes de usar estude um pouco mais para não ficar mal acostumado.
GOSTEI 0
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Por enquanto estudando um pouco antes de praticar, mas ansioso para ver como funciona.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Atitude correta Fernando, boa noite e bons estudos.
GOSTEI 0
Samara Lima

Samara Lima

14/09/2015

Existe algum ranking sobre os bancos mais comercializados, os que podem nos dar mais retorno?
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Existe algum ranking sobre os bancos mais comercializados, os que podem nos dar mais retorno?

Muito dificil a sua pergunta e não responderia com toda certeza, rankings podem existir aos montes, mas eu diria que existem muitos bancos no mercados e se lá estão é por que não bons no que fazem, vou te informar que: SQL Server, MySQL, Postgre e Oracle são os maiores e melhores, isso é o que sei, existem outros que podem ser bons tambem, o que vale é bom senso de cada um na escolha.
GOSTEI 0
Samara Lima

Samara Lima

14/09/2015

Me parece ser meio furada estudar só banco de dados, raramente tem vagas para banco de dados.
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

14/09/2015

Vou repetir o que disse no inicio se você aprender SQL, mas aprender mesmo poderá usar qualquer banco de dados. O que importa mesmo é a disposição e o conhecimento em modelagem e SQL que independe do banco usado.

E quanto mais usado o banco de dados maior será a concorrência e normalmente para DBA o requisito é experiência o que dificulta muito o acesso a uma oportunidade.

Sobre o rank é um assunto vasto e controverso e sinceramente não acredito e rank´s por invariavelmente são tendenciosos.

Mas basta perder um minto consultado o pai Google rank dos bancos de dados mais usados que vai retorna milhares de links, como os abaixo:

Lista com um ranking de popularidade de SGBDs

Os bancos de dados mais populares do mundo

[url:descricao=Lista dos bancos de dados mais usados no mundo (e alguns já pouco usados mas de interesse acadêmico)]http://uniredes.org/kb/?View=entry&EntryID=224[/url]
GOSTEI 0
Samara Lima

Samara Lima

14/09/2015

Pela existencia de inumeros rankings não podemos nos ater a esses resultados, é mais valido entrar na area como desenvolvedor e depois internamente procurar por espaço não é?
GOSTEI 0
Jothaz

Jothaz

14/09/2015

É muito pessoal, você dever se dedicar aquilo em que você se sente mais confortável.

Eu prefiro Oracle/Sql SErver, PostgreSql, sqlite e MySQL. Com relção a bancos NoSQL e orientados a objetos não tenho preferência.

O que importa para se ter êxito nesta área e conhecimento de modelagem, SQL e muita disposição porque é muito trabalhosa. Ainda mais quando se lida com ambiente de produção onde não se pode cometer erros.
GOSTEI 0
Samara Lima

Samara Lima

14/09/2015

Faço das suas palavras a minha.
GOSTEI 0
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

14/09/2015

Eu prefiro Oracle/Sql SErver, PostgreSql, sqlite e MySQL. Com relção a bancos NoSQL e orientados a objetos não tenho preferência.

Esses bancos são os principais, mas não os unicos, concordo com o Jothaz sobre o NoSQL e BD O.O.
GOSTEI 0
Samara Lima

Samara Lima

14/09/2015

Planejando aqui meus estudos iniciais em banco de dados, um detalhe, tenho que reforçar a modelagem.
GOSTEI 0
Jose Fernando

Jose Fernando

14/09/2015

Atitude correta Fernando, boa noite e bons estudos.

Obrigado Mariana.
GOSTEI 0
POSTAR