Qual a diferença entre HTTP e HTTPS?

Front-end

05/04/2017

Opa pessoal,

queria saber qual é a diferença entre HTTP e HTTPS. Alguém sabe?
Joaquim C.

Joaquim C.

Curtidas 0

Melhor post

Luis Mesa

Luis Mesa

05/04/2017

Opa Joaquim, tudo bem?

O cliente e o servidor se comunicam da mesma exata forma com HTTP e HTTPS, a diferença é que existe uma camada de segurança adicional com o HTTPS. Essa camada de segurança é chamada TLS (Transport Layer Security) e permite encriptar as informações enviadas entre você e o servidor. Assim, se alguém interceptar essas informações, nao seria capaz de decriptar sua mensagem. Com o HTTP, a informação é enviada em texto plano, sem qualquer proteção.

Um abraço.
GOSTEI 8

Mais Respostas

Tiago Dias

Tiago Dias

05/04/2017

Exatamente como o Luís mencionou. A diferença está nessa camada de segurança que o https oferece a mais.
GOSTEI 1
Joaquim C.

Joaquim C.

05/04/2017

Obrigado Luis e Thiago :)=

vlw pela explicação.. então seria mais seguro sempre usar HTTPS, certo?

[]'
GOSTEI 0
Edson Sobrinho

Edson Sobrinho

05/04/2017

É verdade que só vai passar a tem HTTPS? Se sim, quando será isso?
GOSTEI 0
Eduardo Farias

Eduardo Farias

05/04/2017

O 's' do Https é uma camada de segurança a mais, ideal para situações em que seja feito o tráfego de informações sigilosas ou transações financeiras.

Basicamente a diferença é essa :)
GOSTEI 0
Joaquim C.

Joaquim C.

05/04/2017

Vlw pela explicação galera! eu estava lendo mais e estou com a mesma duvida q o Edson, isso é vrdd? vai ficar obrigatório agora tudo virar HTTPS?
GOSTEI 0
Diego Silva

Diego Silva

05/04/2017

Olá Joaquim, tudo bem?

Quanto a essa questão de ser obrigatório, pode ser até que venha a acontecer, mas acredito que daqui um tempo ainda, não que seja algo de imediato.

Acredito que até mesmo falando em questões de SEO, o Google deverá de algum jeito influenciar no rankeamento de uma página dependendo do protocolo que a mesma use.

O uso do https é principalmente devido a segurança, e acredito que antes da "obrigação" virá o "incentivo". Acredito que ninguém pode dizer ao certo o que realmente acontecerá, porém, meu palpite é que essa "obrigação" acontecerá daqui a alguns anos.

Espero ter ajudado de alguma forma.
GOSTEI 0
Luis Mesa

Luis Mesa

05/04/2017

Não acredito que virá a ser obrigatório, já que muitos sites não incluem conteúdos "sigilosos" (como Blogs, sites de notícias, etc). A utilização do protocolo HTTPS sobre o HTTP afeta a performance consideravelmente. Se não há a necessidade de se adicionar essa camada de segurança, não haverá substituição por parte de muitas aplicações. Se alguém interceptar o que estou lendo em um blog... bom... tanto faz. haha É um conteúdo não-sigiloso.
GOSTEI 0
POSTAR