Qual a melhor de transferir arquivos via protocolo TCP/IP ??
Já algum tempo não faço nada em Delphi, mas para minha felicidade surgir algo interessante para fazer utilizando esta maravilhosa ferramenta, porém não sei por onde começar e gostaria da ajuda de todos que estiverem dispostos a me fornecer algumas dicas.
A necessidade:
Transferir arquivos de um computador para outro computador via protocolo TCP/IP.
O que usar:
Paleta Indy ou Paleta Internet???
O que sei:
Sei que pode se fazer nos dois, mas não consegui achar nenhum DEMO ou Documentação.
O que preciso:
DEMO, Documentação ou qualquer dica que possa me encamiar para algum começo.
Agradeço desde já a atenção e colaboração de todos.
Obrigado.
A necessidade:
Transferir arquivos de um computador para outro computador via protocolo TCP/IP.
O que usar:
Paleta Indy ou Paleta Internet???
O que sei:
Sei que pode se fazer nos dois, mas não consegui achar nenhum DEMO ou Documentação.
O que preciso:
DEMO, Documentação ou qualquer dica que possa me encamiar para algum começo.
Agradeço desde já a atenção e colaboração de todos.
Obrigado.
Ivanc
Curtidas 0
Respostas
Henry
29/09/2003
Brother, eu pessoalmente gosto mais da paleta Internet.
O que vc deve saber pra começar é o seguinte:
Componente Tclientsocket.
Address: Este campo é aonde vai o IP da maquina que sera enviada o arquivo, no caso, o servidor.
Port: Este campo é a porta, por onde o arquivo vai.Use qualquer valor, são raros as portas padrão, tipo 25, 21, e outras.
Active: Depois de ter preenchido os dois campos acima, faça o seguinte, va para o componente Tserversocket.
Componente Tserversocket
Port: deve ser igual a especificada no cliente.
Active: Depois de ter botado a porta, ative o servidor das sockets.
O codigo.
Brother, coloque um Tmemo, e faça assim, digite um textinho bobinho nele, e coloque um botão embaixo, nesse botão vc bota o seguinte codigo:
Clientsocket1.socket.sendtext(memo1.lines);
Ai vamo la pro servidor....
No servidor coloque um memo tambem, e no evento onClientRead do server socket, bote o seguinte codigo:
memo1.lines.add( serversocket1.Socket.ReceiveText);
Dai ta pronto, vc tem o inicio de um chat, quise troca arquivos, é so faze umas mudancinhas.
Algumas coisas basicas...
Quise usa um IP para brincar na sua maquina mesmo, tipo, vc tem o cliente e o servidor na mesma maquina, vc faz o seguinte, no campo address, vc usa esse IP aqui: 127.0.0.1.
Qualquer coisa é so fala, blz brother???
Um abraço, Henry.
O que vc deve saber pra começar é o seguinte:
Componente Tclientsocket.
Address: Este campo é aonde vai o IP da maquina que sera enviada o arquivo, no caso, o servidor.
Port: Este campo é a porta, por onde o arquivo vai.Use qualquer valor, são raros as portas padrão, tipo 25, 21, e outras.
Active: Depois de ter preenchido os dois campos acima, faça o seguinte, va para o componente Tserversocket.
Componente Tserversocket
Port: deve ser igual a especificada no cliente.
Active: Depois de ter botado a porta, ative o servidor das sockets.
O codigo.
Brother, coloque um Tmemo, e faça assim, digite um textinho bobinho nele, e coloque um botão embaixo, nesse botão vc bota o seguinte codigo:
Clientsocket1.socket.sendtext(memo1.lines);
Ai vamo la pro servidor....
No servidor coloque um memo tambem, e no evento onClientRead do server socket, bote o seguinte codigo:
memo1.lines.add( serversocket1.Socket.ReceiveText);
Dai ta pronto, vc tem o inicio de um chat, quise troca arquivos, é so faze umas mudancinhas.
Algumas coisas basicas...
Quise usa um IP para brincar na sua maquina mesmo, tipo, vc tem o cliente e o servidor na mesma maquina, vc faz o seguinte, no campo address, vc usa esse IP aqui: 127.0.0.1.
Qualquer coisa é so fala, blz brother???
Um abraço, Henry.
GOSTEI 0