Qual campo relacionar para criar um-para-muitos?
Boa tarde,
Estou tendo dificuldades em estabelecer uma relação entre duas tabelas.
Estou desenvolvendo um mini-sistema de uma papelaria onde um funcionário vai até o terminal, cadastra o numero da comanda e os produtos na qual o cliente pediu.
No caixa, o funcionário puxa os produtos pelo numero da comanda e o valor total.
Minha dificuldade está em associar a tb_comanda (numero_comanda[chave primaria], cod_barrras) e tb_produtos(id, nome, valor).
Como posso estabelecer uma relação um para muitos nessa situação? (visto que quero associar uma comanda para vários produtos).
Estou tendo dificuldades em estabelecer uma relação entre duas tabelas.
Estou desenvolvendo um mini-sistema de uma papelaria onde um funcionário vai até o terminal, cadastra o numero da comanda e os produtos na qual o cliente pediu.
No caixa, o funcionário puxa os produtos pelo numero da comanda e o valor total.
Minha dificuldade está em associar a tb_comanda (numero_comanda[chave primaria], cod_barrras) e tb_produtos(id, nome, valor).
Como posso estabelecer uma relação um para muitos nessa situação? (visto que quero associar uma comanda para vários produtos).
Igor Benavente
Curtidas 0
Melhor post
Rebeca Domingos
16/11/2018
Não seria na Tabela Comanda, conforme o usuário for inserindo o produto, o ID do produto irá inserir na tabela comanda?
Ou criar uma tabela a parte, para essa relação? Que irá atualizar conforme a compra?
Por que a relação é:
1 (comanda) para (MUITOS) produtos
GOSTEI 3
Mais Respostas
Igor Benavente
15/11/2018
Então, o que eu fiz foi colocar uma coluna "id_comanda" na tabela de produtos como chave estrangeira, mas não sei se é o certo pra estrutura do bd, até pq ficou bem confuso...
Como ficaria uma tabela a parte? Pq também pensei em fazer mas não daria pra colocar vários produtos, a não ser que crie várias tabelas como se as tabelas fossem as comandas e só ir adicionando os produtos, mas aí ficaria limitado a x tabelas que eu criasse...
Como ficaria uma tabela a parte? Pq também pensei em fazer mas não daria pra colocar vários produtos, a não ser que crie várias tabelas como se as tabelas fossem as comandas e só ir adicionando os produtos, mas aí ficaria limitado a x tabelas que eu criasse...
GOSTEI 1
Rebeca Domingos
15/11/2018
Não seria o correto colocar o ID_comanda na tabela produtos. Até, pq posso vender o mesmo produto para várias comandas.
A tabela a parte seria tipo
Tabela Vendas:
ID_Comanda
ID_Vendedor
ID_Total (R$)
(ID) Produto 1
(ID) Produto 2
(ID) Produto 3
.
.
.
Aí, ficaria limitado o Número de Produtos. Uns, 100 por exemplo.
Mas, pela lógica vc pode fazer isso na própria tabela Comanda.
Só, acho que separado fica mais organizado.
Pq, vc pode colocar, tipo o vendedor (código).
Vou pesquisar algo, e posto aqui.
(achei legal a dúvida)
Tabela Vendas:
ID_Comanda
ID_Vendedor
ID_Total (R$)
(ID) Produto 1
(ID) Produto 2
(ID) Produto 3
.
.
.
(achei legal a dúvida)
GOSTEI 1
Rebeca Domingos
15/11/2018
Não seria o correto colocar o ID_comanda na tabela produtos. Até, pq posso vender o mesmo produto para várias comandas.
Tabela Vendas:
(Cada venda, será uma linha da tabela) - Então posso ter N vendas.
ID_Vendas
Dta_Venda
Hra_Venda
ID_Comanda
ID_Vendedor
ID_Total (R$)
(ID) Produto 1
(ID) Produto 2
(ID) Produto 3
.
.
.
(achei legal a dúvida)
Tabela Vendas:
(Cada venda, será uma linha da tabela) - Então posso ter N vendas.
ID_Vendas
Dta_Venda
Hra_Venda
ID_Comanda
ID_Vendedor
ID_Total (R$)
(ID) Produto 1
(ID) Produto 2
(ID) Produto 3
.
.
.
(achei legal a dúvida)
GOSTEI 0
Alex William
15/11/2018
Dica:
Crie uma tabela chamada mov_comandas ou algo assim, com dois campos (id_comanda, id_produto) ai toda a vez q ele lançar uma comanda e os produtos vc tera registros mais ou menos assim:
id_comanda | id_produto
1 1
1 2
1 3
1 n
2 1
2 2
n n
Fica mais facil depois fazer relatorios, lembrando que os dois campos devem ser chaves estrangeiras, e nenhum deve ser unico dentro dessa tabela.
Espero ter ajudado.
Crie uma tabela chamada mov_comandas ou algo assim, com dois campos (id_comanda, id_produto) ai toda a vez q ele lançar uma comanda e os produtos vc tera registros mais ou menos assim:
id_comanda | id_produto
1 1
1 2
1 3
1 n
2 1
2 2
n n
Fica mais facil depois fazer relatorios, lembrando que os dois campos devem ser chaves estrangeiras, e nenhum deve ser unico dentro dessa tabela.
Espero ter ajudado.
GOSTEI 1