Qual componente recomenda para acesso ao SGDB novo projeto
Estou para desenvolver um novo projeto.
Gostaria de opinioes qual componente de acesso devo utilizar.
o banco de dados devera ser Firebird.
IBX , MDO , DBX , ou Zeos, ou outro.
No primeiro momento sera so para Firebird mais , talves venhamos a usar outro Banco de dados (SQL server).
O que voces recomendam?
Gostaria de opinioes qual componente de acesso devo utilizar.
o banco de dados devera ser Firebird.
IBX , MDO , DBX , ou Zeos, ou outro.
No primeiro momento sera so para Firebird mais , talves venhamos a usar outro Banco de dados (SQL server).
O que voces recomendam?
Edmarfrazao
Curtidas 0
Respostas
Massuda
03/08/2005
Eu não uso BD frequentemente, mas pelo que sei, como você vai precisar suportar mais de um tipo de BD, acho que seria interessante você optar por dbExpress ou ADO. Eu tenho preferência por ADO, mas acho que tem colegas aqui do fórum com mais experiência que podem dar uma opinião mais embasada sobre isso.
GOSTEI 0
Adriano Santos
03/08/2005
Bom, o [b:7caa0e6ada]DBExpress[/b:7caa0e6ada] é um pouco chatinho de usar e aprender, mas em se tratando de trabalho com vários bancos de dados eu aconselho e assino em baixo. Trabalhei com ele e não tive nenhum problema.
GOSTEI 0
Bon Jovi
03/08/2005
Massuda escreveu:
Eu tenho preferência por ADO, mas acho que tem colegas aqui do fórum com mais experiência que podem dar uma opinião mais embasada sobre isso.
Teoricamente no Delphi o dbExpress é o melhor. Mas também desenvolvo usando mais o ADO, desde que foi introduzido no Delphi, pra Win32 é imbátivel em número de fontes de dados suportadas.
Tanto IBX qto dbExpress com o driver da Borland são excelentes, mas lembrando que são para Interbase e não há garantia de plena compatibilidade com próximas versões do Firebird, como poderá ler tb em muitos posts neste forum. Pra usar dbExpress vc teria que comprar um driver de terceiro, pois o driver free que existe lembro que testei +- 1 ano atrás e não estava nada estável, e mesmo assim não confio em soluções de terceiros obscuros. Teria mesmo que comprar um driver confiável.
Neste seu caso eu acessaria via ADO, pro Firebird usando o driver ODBC da própria comunidade (se tiver provider OLE DB estável deles, melhor ainda). E pra SQL Server naturalmente o provider OLE DB que já vem no MDAC.
GOSTEI 0
Raserafim
03/08/2005
vou responder apenas pelo firebird. programo no delphi 7 e uso o firebird 1.5 com o componente de acesso MDO.
o firebird 1.5 está com vários recursos próprios e se distanciando em projeto do interbase. e a tendência é cada vez mais se acentuar. por isso vc vai ter cada vez menos campatibilidade com componentes nativos para o interbase.
uso o MDO é free (inclusive se vc for comercializar o seu programa), é brasileiro, e estou satisfeito com ele.
o firebird 1.5 está com vários recursos próprios e se distanciando em projeto do interbase. e a tendência é cada vez mais se acentuar. por isso vc vai ter cada vez menos campatibilidade com componentes nativos para o interbase.
uso o MDO é free (inclusive se vc for comercializar o seu programa), é brasileiro, e estou satisfeito com ele.
GOSTEI 0
Bon Jovi
03/08/2005
Certo. Mas a questao do tópico é ter componentes de acesso pra suportar Firebird + SQL Server, ou melhor, todos os bancos mais usados no mercado. MDO é totalmente amarrado a um banco. Mas valeu pelo toque, qdo tiver tempo vou querer testa-lo só pra conhecer.
GOSTEI 0
Adriano Santos
03/08/2005
vou responder apenas pelo firebird. programo no delphi 7 e uso o firebird 1.5 com o componente de acesso MDO.
[b:0e930cb529]raserafim[/b:0e930cb529], cara onde eu encontro do MDO? Qual o site? Gostaria de testá-lo.
Valeu.
GOSTEI 0
Raserafim
03/08/2005
asrsantos, vc vai gostar.
e mais uma coisa importante: é open-source.
este é o link do site oficial: http://www.mdolib.com
este é o link no SourceForge: http://sourceforge.net/projects/mdo
atualmente tem a versão 0.9.0. a que estou utilizando é a 0.8.8.
na época em que eu estava procurando por um componente de acesso, li algumas coisas sobre o MDO que me empolgaram, onde dizia que era um dos melhores componentes de acesso, e respeitado inclusive fora do Brasil. e estava a caminho de ser o melhor (já que ainda não é a versão 1 final).
Depois surgiram alguns boatos dizendo que o desenvolvimento estava parado, mandei então um e-mail para o desenvolvedor e ele me disse que isso não é verdade. apenas o projeto está em uma fase em que está mais estável e por isso tem menos correção, e também pq os esforços estão mais concentrados na documentação.
é isso, eu aconselho.... e é brasileiro ;)
e mais uma coisa importante: é open-source.
este é o link do site oficial: http://www.mdolib.com
este é o link no SourceForge: http://sourceforge.net/projects/mdo
atualmente tem a versão 0.9.0. a que estou utilizando é a 0.8.8.
na época em que eu estava procurando por um componente de acesso, li algumas coisas sobre o MDO que me empolgaram, onde dizia que era um dos melhores componentes de acesso, e respeitado inclusive fora do Brasil. e estava a caminho de ser o melhor (já que ainda não é a versão 1 final).
Depois surgiram alguns boatos dizendo que o desenvolvimento estava parado, mandei então um e-mail para o desenvolvedor e ele me disse que isso não é verdade. apenas o projeto está em uma fase em que está mais estável e por isso tem menos correção, e também pq os esforços estão mais concentrados na documentação.
é isso, eu aconselho.... e é brasileiro ;)
GOSTEI 0
Adriano Santos
03/08/2005
Valeu [b:c6f6a652f5]raserafim[/b:c6f6a652f5], vou ter que fazer um softwarezinho pro meu pai e já vou usá-los para testar. Valeu pela dica e um forte abraço.
GOSTEI 0