Qual é o melhor BD para aplicações Delphi

Delphi

19/03/2005

Daí colegas...

Gostaria de saber a opinião de vc´s, qual é o melhor BD para aplicações Delphi? Gostaria de saber porque estou começando na área e só tenho pouco conhecimento em database desktop e gostaria de migrar para um Gerenciado de Banco de Dados Melhor e com mais recursos.

Desde de já agradeço.
GTTS

Gtts

Gtts

Curtidas 0

Respostas

Sandra

Sandra

19/03/2005

gtts,

Não tem como falar qual o melhor banco para se trabalhar junto com o Delphi. O interessante é utilizar um SGBD que você conheça os recursos e que melhor se adapte as suas necessidades. Alguns dos mais utilizados: Interbase, Firebird, MySQL, Postgress, Access e por aí vai. Geralmente, é necessário que domine o básico da linguagem SQL. :D

GOSTEI 0
Yallebr

Yallebr

19/03/2005

Olá,

Acho que a resposta da Sandra foi bem completa. Foi o suficiente, vou passar minha experiencia para vc.

Paradox e Access não recomendo, muito ruim, poucos recursos.
MySQL foi bom. (problema de drivers)
FireBird e Interbase foram muitos bons.

Abraços.

Yalle Cunha.

GOSTEI 0
Marcosalex

Marcosalex

19/03/2005

Leve em consideração também o mercado na sua cidade, quais bancos são mais populares nas empresas.

E lembre-se que muitos bancos comerciais são grátis para desenvolvedores, como o Oracle por exemplo. É o banco mais usado por grandes empresas, mais seguro, robusto e rápido e você pode baixar no site da Oracle sem custos.

GOSTEI 0
Gandalf.nho

Gandalf.nho

19/03/2005

Se você ou seu cliente não puder investir num banco de dados pago como Oracle ou SQLServer uma boa sugestão é o Firebird 1.5

GOSTEI 0
Faelcavalcanti

Faelcavalcanti

19/03/2005

Leve em consideração também o mercado na sua cidade, quais bancos são mais populares nas empresas. E lembre-se que muitos bancos comerciais são grátis para desenvolvedores, como o Oracle por exemplo. É o banco mais usado por grandes empresas, mais seguro, robusto e rápido e você pode baixar no site da Oracle sem custos.

Também concordo com o [b:ede80b93cd]marcossalex[/b:ede80b93cd], de forma que você veja com seus concorrentes, a partir de recursos e um planejamento com sua equipe através de recursos como [b:ede80b93cd]benchmark[/b:ede80b93cd], visando que o desenvolvimento por exemplo de uma aplicação não fique obsoleta em relação à concorrência e que esteja flexível e preparada para o que ainda vai existir, assim como mudanças críticas, você pode tentar procurar artigos sobre [b:ede80b93cd]business inteligence[/b:ede80b93cd], são muito bons neste aspecto.

Pelo que vejo, pelo menos aqui em Recife, na àrea comercial, é quase impossível encontrar clientes que solicitam o uso de um determinado banco, eles querem é cadastrar e soltar o relatório para o negócio dele funcionar. É no grosso mesmo. Caso haja uma parceria maior entre clientes com ISO, INMETRO, etc. a coisa desse ser mais valorizada e simbolizada no aspecto segurança, e é aí que você irá recorrer aos bancos que dâo suporte à diversos aspectos de forma que te dêem o retorno esperado para a solução que serão desenvolvida para esse cliente.

Fica de olho, que cada vez mais o linux está presente no mercado. Se eu fosse te recomendar procure tirar da sua lista o que não te dê esse suporte. Mas quanto ao indicar um banco também sou fanático pelo Firebird 1.5, assim como a [b:ede80b93cd]gandalf.nho[/b:ede80b93cd]. Mas a briga tá ficando boa, o PostgreeSQL está já está mais estável e interativo. Mas não importa ver só o banco têm que ver o conjunto, tipow, se têm um bom suporte a componentes, Servidor + Cliente, Transação, Interface, ..... etc.

Falow!!!

GOSTEI 0
Letb

Letb

19/03/2005

Acho essa escolha muito relativa. Depende da aplicação (cadastro de 100 registro ou de 100 milhões de registros?) e do porte do cliente. Há clientes que não ha escolha. O cara já tem um Oracle e vc é que tem que se adaptar a ele.

Há outras situações que usar um banco comercial caro e poderoso, dependendo da sua rede de relacionamento, pode até enobrecer a sua aplicação, mesmo que ela nem precise disso. Algumas empresa fazem farto uso disso: ´O meu sistema utiliza Oracle.. SQL Server...´, tipo, é bom mesmo heim? Parece piada, mas tem cliente que cai nessa e paga um fortuna quando não precisava. Em outras situações o uso de um DB caro pode fazer você perder dinheiro ou até inviabilizando negócios.

Enfim, para uma aplicação mediana, acho o Firebird uma boa escolha. grátis, simples e eficiente. Tenho uma mesma aplicação que roda em Oracle, SQL Server e Firebird. A diferença entre o resultado de cada cliente é basicamente o quanto cada um gastou no banco. Alias, em Oracle hoje é onde tenho pior performance, mas é um problema que pretendo resolver em breve (uso ADO).

[]´s

Edgar

GOSTEI 0
Silviogs

Silviogs

19/03/2005

Olá amigos

vejam este link.

http://forum.clubedelphi.net/viewtopic.php?t=68924&highlight=

Dependendo da situação do cliente, qual o banco de dados que roda em:
Linux, UNIX (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, SunOS, Tru64), BeOS e Windows além do postgreSQL?.

Para maiores informaões vejam este link:

http://www.postgresql.org/about/

Atenciosamente

Silvio Guedes

GOSTEI 0
POSTAR