Qual linguagem seguir - web???

Front-end

29/01/2013

Amigos, sei que estou começando agora na parte de webdesign, o gostaria da opinião de vc´s,
qual seria uma linguagem interessante para web, para futuramente meus sites ficarem cada vez mais "diferentes".

Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

Curtidas 0

Respostas

Danilo Gomes

Danilo Gomes

29/01/2013

Depende, qual o objetivo de aprender essa linguagem?

Se quiser uma linguagem com uma curva de aprendizado pequena, para fazer seus websites sem muitas dificuldades, pode apostar no PHP.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

acho que PHP é o que vou tentar no futuro, mas não é para fazer algo muito complexo.
GOSTEI 0
Danilo Gomes

Danilo Gomes

29/01/2013

Então, por isso que eu afirmei que depende do contexto.

O que considera algo complexo?

GOSTEI 0
Danilo Gomes

Danilo Gomes

29/01/2013

Quero dizer, o que a sua necessidade exige que PHP não atenda?

Especificando as necessidades pode ser mais simples de lhe dar uma sugestão
GOSTEI 0
José

José

29/01/2013

Acredito que decidir uma linguagem a seguir
vai depender do tipo de projeto que deseja realizar
pois todas as linguagens tem seus pontos positivos e negativos.
GOSTEI 0
Joel Rodrigues

Joel Rodrigues

29/01/2013

Para um aprendizado rápido eu apostaria no PHP. É free, leve, existem várias ferramentas de suporte ao desenvolvimento, frameworks, etc.
GOSTEI 0
Caio Uechi

Caio Uechi

29/01/2013

aposte no .NET

:D
GOSTEI 0
José

José

29/01/2013

Falando em apostar, acho que podemos apostar também
para iniciante o HTML5 e CSS3
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

Então, por isso que eu afirmei que depende do contexto.

O que considera algo complexo?



alguma consulta(não simplesmente uma consulta), algo mais elaborado. hehehehe
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

aposte no .NET

:D


pq .NET???
GOSTEI 0
Marcio

Marcio

29/01/2013

É como os colegas disseram,

não adianta indicar qual linguagem é melhor para trabalhar
com web mas sim indicar os pontos positivos e negativos
e assim na sua visão e necessidade decidir a linguagem...

por exemplo:

se você for querer cuidar só da parte visual do site (layout)
é somente aprender front-end mesmo (HTML, CSS, Javascript talvez XML também)...

se for além disso querer interação do usuário com banco de dados e tudo mais,
de início serial legal o php mesmo para dar aquele conhecimento de interação
de usuário/banco de dados e assim vendo que vai surgindo demais necessidades
de webservice, tecnologia que ajuda a desenvolver mais com pouco menos de código,
você vai percebendo qual melhor ferramenta, linguagem adequada a sua necessidade/demanda...


falow!!!
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

obrigado Marcio pela dica!!!
GOSTEI 0
Caio Uechi

Caio Uechi

29/01/2013

.net por causa do VISUAL STUDIO, o melhor IDE de programação!
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

.net por causa do VISUAL STUDIO, o melhor IDE de programação!


é possivel programar em PHP utilizando esse Visual Studio?
GOSTEI 0
Caio Uechi

Caio Uechi

29/01/2013

cara .PHP eu nunca vi =O

+já que vc está começando vou explicar melhor...

um designer pode criar imagens:
1) escrevendo na mão (lápis/caneta/whatever... rs)
2) utilizando o paint
3) utilizando o photoshop

os 3 da pra criar uma imagem certo?
um cara que domina o 3 necessariamente vai desenhar melhor do que um cara que domina o 2? (a resposta é NÃO).
é essa a analogia que vc tem que fazer com IDE.

um programador pode criar programas utilizando:
1) bloco de notas
2) eclipse
3) VISUAL STUDIO

;)
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

tranquilo, vou procurar saber se rola PHP, vlw
GOSTEI 0
Caio Uechi

Caio Uechi

29/01/2013

no problem...

qualquer coisa vc vai pra .NET

;)!!!!!
GOSTEI 0
Valter Furtado

Valter Furtado

29/01/2013

até onde sei, no Visual Studio, você programa em php (igual em um bloco de notas) mas ele não compila o código... obviamente!

Mas EU se hoje fosse começar, iria no .NET C#

Tem muitos recursos, bastante biblioteca disponível, é possível depurar o código dentro do visual studio... programando orientado a objetos, fica fácil o reaproveitamento de códigos já implementados...

Minha opinião... claro que vão ter aqueles que adoram PHP, ASP, etc... EEEUUU prefiro .net c#, já programei em PHP, ASP e agora .NET C#, não consegui ter a organização que tenho hoje.

Conheço um cara que falava... se eu pegar esse meu código em php orientado a objetos, em 3 camadas, reaproveito mais fácil que em asp.net, eu nunca tinha programado php OO, mas na hora de reaproveitar ele perdeu um bom tempo e com o .net reaproveito muito fácil, tenho vários framework que fiz que agiliza muito o trabalho com novos projetos.

foi mal escrever essa bíblia rs mas eu prefiro o tal do .NET c#
GOSTEI 0
Douglas

Douglas

29/01/2013

Para trabalhar

com web, inicei os estudos

com os principais,

para ir crescendo aos poucos

Html e CSS.

Agora já estou apostando no .NET
GOSTEI 0
Thiago Jesus

Thiago Jesus

29/01/2013

Amigos, sei que estou começando agora na parte de webdesign, o gostaria da opinião de vc´s,
qual seria uma linguagem interessante para web, para futuramente meus sites ficarem cada vez mais "diferentes".



Marcelo se o seu foco é Front End (design e programação client-side) estude bastante HTML5, CSS3, Javascript e procure conhecer frameworks como jQuery, Kendo, etc.
Agora se o seu foco é Back End (programação server-side) ai sim estude a fundo PHP, Java EE, ou Asp.NET (C# ou VB).

Eu gosto muito de ASP.NET com C#, mas as outras linguagens não ficam atrás em termos de qualidade. A única desvantagem é que o ASP.NET conta com uma biblioteca de controles ricos que irão ajudar muito o desenvolvimento, e com o Visual Studio, que na minha opinião é a melhor ferramenta de programação.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

obrigado pela opinião de todos, com certeza isso irá me ajudar a decidir!!!
MUITO OBRIGADO!!!
GOSTEI 0
José

José

29/01/2013

Marcelo obrigado por seu retorno. Tópico concluído.
GOSTEI 0
Andre Fonseca

Andre Fonseca

29/01/2013

Ola boa noite bom no caso para começar a definir um diferencial de mercado eu diria que a melhor linguagem e aquela que melhor se adapate as suas necessidades e a necessidade de seu cliente a varias linguagens de mercado(HTML,CSS,JAVASCRIPT,AJAX...) mas acredito que a melhor linguagem e aquela que o profissional se adapte melhor voce pode fazer muito com o HTML talvez mais do que se imagina mas tambem voce pode fazer mais ainda em PHP e/ou .NET tudo depende basicamente de qual linguagem ou linguagens voce ira se aprofundar
GOSTEI 0
José

José

29/01/2013

Ola boa noite bom no caso para começar a definir um diferencial de mercado eu diria que a melhor linguagem e aquela que melhor se adapate as suas necessidades e a necessidade de seu cliente a varias linguagens de mercado(HTML,CSS,JAVASCRIPT,AJAX...) mas acredito que a melhor linguagem e aquela que o profissional se adapte melhor voce pode fazer muito com o HTML talvez mais do que se imagina mas tambem voce pode fazer mais ainda em PHP e/ou .NET tudo depende basicamente de qual linguagem ou linguagens voce ira se aprofundar


Excelente observações.
GOSTEI 0
José

José

29/01/2013

Olá pessoal, como estamos em relação a duvida inicial, podemos dar o tópico por concluído.
para mantermos a organização ?
GOSTEI 0
Gabriel Simas

Gabriel Simas

29/01/2013

Fala Pastore, tudo beleza com você?

Rapaz, são muitas linguagens boas e fáceis de que você pode utilizar. mas, de cara você precisa aprender o HMTL5 e o CSS3 como linguagem de marcação e de design, creio que depois disso, você pode se aprofundar no jQuery, tendo estas três você já pode criar aplicações onde a Apresentação possa ser vista em dispositivos móveis. Já linguagens mais robustas e para Server Side, você pode começar no PHP mesmo como nosso colega informou, para quem está começando é a melhor coisa. Porem, se você quer algo mais radical, pode aprender .NET e até mesmo Java. Aí você decide.

Outra pedida é você também aprender sobre os frameworks MVVM BackBone.Js, Ext.Js ou outro parecido...

Espero não ter lhe deixado tonto.

Forte Abraço e quero te parabenizar pela iniciativa.
GOSTEI 0
Leandro Cicero

Leandro Cicero

29/01/2013

desenvolvimento de aplicações web em java!!!
É O MAIS COMPLEXO.
GOSTEI 0
Felipe Calvente

Felipe Calvente

29/01/2013

Uma grande maioria vai falar .NET "CLARO" ... temos que ser escravos dos produtos da MS

Mas acho que investir em um curso ou em qualquer material mais amplo sobre PHP e até mesmo sobre PYTHON seria bem bacana.

Dentro do site da infoQ eles consideram o PHP, Phyton e Ruby as melhores linguagens script, sendo que as duas últimas raramente são vistas em tutoriais e cursos por ai. Conheço um pouco de Phyton e sei que é bacana (um pouco chato de aprender).

Acho até mesmo que seria um enorme diferencial para a Devmedia ... ;-)
GOSTEI 0
Leonardo Carnieri

Leonardo Carnieri

29/01/2013

Trabalho com a plataforma dot.net, é um mercado aquecido e cheio de oportunidades, não deixa a desejar em questão de ferramentas e requisitos de linguagem e IDE.

Só esclarecendo um debate do pessoal, é possível sim trabalhar com PHP no visual studio, existe uma extensão que é "PHP Tools for Visual Studio" ela oferece até mesmo a opção de debugar. Você não precisa nem mesmo de um apache ou xampp para rodar o código php.

GOSTEI 0
Gabriel Simas

Gabriel Simas

29/01/2013

Trabalho com a plataforma dot.net, é um mercado aquecido e cheio de oportunidades, não deixa a desejar em questão de ferramentas e requisitos de linguagem e IDE.

Só esclarecendo um debate do pessoal, é possível sim trabalhar com PHP no visual studio, existe uma extensão que é "PHP Tools for Visual Studio" ela oferece até mesmo a opção de debugar. Você não precisa nem mesmo de um apache ou xampp para rodar o código php.



Leonardo,

Este lance do ".NET" não deixar a desejar... bem, vamos com calma porque isso vai render outro post com certeza... hehehe

Forte Abraço
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

Fala Pastore, tudo beleza com você?

Rapaz, são muitas linguagens boas e fáceis de que você pode utilizar. mas, de cara você precisa aprender o HMTL5 e o CSS3 como linguagem de marcação e de design, creio que depois disso, você pode se aprofundar no jQuery, tendo estas três você já pode criar aplicações onde a Apresentação possa ser vista em dispositivos móveis. Já linguagens mais robustas e para Server Side, você pode começar no PHP mesmo como nosso colega informou, para quem está começando é a melhor coisa. Porem, se você quer algo mais radical, pode aprender .NET e até mesmo Java. Aí você decide.

Outra pedida é você também aprender sobre os frameworks MVVM BackBone.Js, Ext.Js ou outro parecido...

Espero não ter lhe deixado tonto.

Forte Abraço e quero te parabenizar pela iniciativa.


que nada, muito obrigado.
GOSTEI 0
Eduardo Pessoa

Eduardo Pessoa

29/01/2013

java é bom!!!
GOSTEI 0
Miguel Paulo

Miguel Paulo

29/01/2013

É um debate muito petenete...
Há muitas universidade que ensinam todas as Linguages de programação e mal ensinam...
No fim do Curso, o aluno diz que viu muitas liguagens de Proogramação e não domina nenhuma...

GOSTEI 0
Miguel Paulo

Miguel Paulo

29/01/2013

É um debate muito petenete...
Há muitas universidade que ensinam todas as Linguages de programação e mal ensinam...
No fim do Curso, o aluno diz que viu muitas liguagens de Proogramação e não domina nenhuma...

GOSTEI 0
Miguel Paulo

Miguel Paulo

29/01/2013

é um debate muito petenete...
há muitas universidade que ensinam todas as linguages de programação e mal ensinam...
no fim do curso, o aluno diz que viu muitas liguagens de proogramação e não domina nenhuma...

Ai esta o grande Problema para apostar numa linguagem de Programação....

GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

29/01/2013

É um debate muito petenete...
Há muitas universidade que ensinam todas as Linguages de programação e mal ensinam...
No fim do Curso, o aluno diz que viu muitas liguagens de Proogramação e não domina nenhuma...



Isso lamentavelmente é um fato, todo semestre é uma linguagem diferente.
GOSTEI 0
Maikel Tavares

Maikel Tavares

29/01/2013

Python combinado com Django usando a ide PyCharm. O que acham ?
GOSTEI 0
Roniere Almeida

Roniere Almeida

29/01/2013

desconheço Maikel, esse Phyton é parecido com o delphi?
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

PHP, anda crescendo bastante
GOSTEI 0
Thiago Porto

Thiago Porto

29/01/2013

PHP, Ruby(Framework Rails), Python(Framework Django) ou ASP.NET MVC, já trabalhei com todas elas e pelo que vi todas fazem a mesma coisa mas usando formas diferentes de programar mas com a mesma finalidade, algumas são mais fáceis e outras bem complicadas com os seus frameworks, eu acho que se deve escolher uma e ficar expert na linguagem isso que importa, pq mercado tem para todas. Minha experiência começou com PHP, não gostei da estrutura e agora existem n frameworks para escolher mas não gostei de nenhum, muitos acabam dificultando, python com django para mim foi bem complicado acho muito código para coisas simples. Hoje trabalho com Ruby com o framework rails e asp.net mvc, os dois são bastante parecidos na sua forma de trabalhar e na sua estrutura, gosto de utilizar o ruby ele deixa sua aplicação bastante organizada e o asp.net mvc não fica para traz em questão de organização e produtividade.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

então pra vc asp.net é a melhor opção, as vezes penso em aprender, mas quero fortalecer meus conhecimentos em php.
GOSTEI 0
Thiago Porto

Thiago Porto

29/01/2013

existe o asp.net webforms e o asp.net mvc, sugiro aprender asp.net mvc
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

PHP, anda crescendo bastante


tb venho notando isso.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

existe o asp.net webforms e o asp.net mvc, sugiro aprender asp.net mvc


é mais facil? organizado? tem mais mercado?
GOSTEI 0
Thiago Porto

Thiago Porto

29/01/2013

existe o asp.net webforms e o asp.net mvc, sugiro aprender asp.net mvc


é mais facil? organizado? tem mais mercado?


sim
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

obrigado então, existe algum livro especifico?
GOSTEI 0
Thiago Porto

Thiago Porto

29/01/2013

obrigado então, existe algum livro especifico?


tem vários, você pode procurar pelo assunto que você encontra-rá bastante conteudo, no própria devmedia tem.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

obrigado então, existe algum livro especifico?


tem vários, você pode procurar pelo assunto que você encontra-rá bastante conteudo, no própria devmedia tem.


blz então!!! obrigado.
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

fico feliz que o post resultou em uma discussão legal.
GOSTEI 0
Sergio Junior

Sergio Junior

29/01/2013

Pode ser Ruby
GOSTEI 0
Felipe Calvente

Felipe Calvente

29/01/2013

Amigos, sei que estou começando agora na parte de webdesign, o gostaria da opinião de vc´s,
qual seria uma linguagem interessante para web, para futuramente meus sites ficarem cada vez mais "diferentes".



Marcelo se o seu foco é Front End (design e programação client-side) estude bastante HTML5, CSS3, Javascript e procure conhecer frameworks como jQuery, Kendo, etc.
Agora se o seu foco é Back End (programação server-side) ai sim estude a fundo PHP, Java EE, ou Asp.NET (C# ou VB).

Eu gosto muito de ASP.NET com C#, mas as outras linguagens não ficam atrás em termos de qualidade. A única desvantagem é que o ASP.NET conta com uma biblioteca de controles ricos que irão ajudar muito o desenvolvimento, e com o Visual Studio, que na minha opinião é a melhor ferramenta de programação.


PHP ainda é comunidade livre ...

Não que você vá deixar de encontrar material sobre C#, VB ou qualquer coisa de .NET por ai, mas sempre me senti muito mais confortavel com PHP.

Esse lance de .NET acho um pouco chato, não gosto de ficar preso a uma plataforma. PHP qualquer bloco de notas livra sua cara ... É NÓIS NA RAÇA hahaha
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

PHP o negocio é faca na caveira, hehehe
GOSTEI 0
Marcelo Pastore

Marcelo Pastore

29/01/2013

PHP o negocio é faca na caveira, hehehe


to pensando em php, para o futuro.
GOSTEI 0
Marcio Araujo

Marcio Araujo

29/01/2013

PHP o negocio é faca na caveira, hehehe


to pensando em php, para o futuro.


é uma boa, pra quem ta começando.
GOSTEI 0
Rodrigo Lacerda

Rodrigo Lacerda

29/01/2013

te aconselho o .net , php, html 5 ..
GOSTEI 0
POSTAR