quando apagamos registros eles realmente são apagados???
Quando apagamos um arquivo inteiro, limpamos a lixeira e formatamos o disco rígido ainda assim podemos usando programos específicos recuperar todos os dados.
Não há segurança!
Pergunto quando apagamos registros (tuplas) se eles realmente são apagados ou ainda podem ser recuperados por um hacker, espiões ou pelo governo?
Não há segurança!
Pergunto quando apagamos registros (tuplas) se eles realmente são apagados ou ainda podem ser recuperados por um hacker, espiões ou pelo governo?
Cleidson
Curtidas 0
Respostas
Aasn
17/09/2006
Caro colega,
O que acontece é que quando apagamos um arquivo do nosso computador, ele é apagado logicamente mas os dados ficam fisicamente no hd. Alguns softwares varrem a superfície do disco coletando esses dados (mas isso não é garatia de trazê-los inteiros e sem falhas).
O que poderíamos fazer para tentar diminuir a possibilidade de alguém recuperar nossos dados seria preencher o disco com outras informações (para que os dados iniciais sejam sobrepostos, dificultando assim a recuperação dos dados originais, uva vez que esta recuperação se da de forma ´bruta´, ou seja, os softs recuperam blocos de dados mas não sabem o que estão recuperando.
Espero ter colaborado para diminuir um pouco a sua dúvida.
[]´s
AASN
O que acontece é que quando apagamos um arquivo do nosso computador, ele é apagado logicamente mas os dados ficam fisicamente no hd. Alguns softwares varrem a superfície do disco coletando esses dados (mas isso não é garatia de trazê-los inteiros e sem falhas).
O que poderíamos fazer para tentar diminuir a possibilidade de alguém recuperar nossos dados seria preencher o disco com outras informações (para que os dados iniciais sejam sobrepostos, dificultando assim a recuperação dos dados originais, uva vez que esta recuperação se da de forma ´bruta´, ou seja, os softs recuperam blocos de dados mas não sabem o que estão recuperando.
Espero ter colaborado para diminuir um pouco a sua dúvida.
[]´s
AASN
GOSTEI 0
Raserafim
17/09/2006
no firebird, quando apagamos um registro o tamanho do arquivo não é reduzido, pois ele ainda deixa o espaço do registro no banco para que um outro registro seja incluído [neste espaço] mais rapidamente.
bom, não seu se enquanto um novo registro é colocado no lugar do anterior é possível recuperá-lo.
mas se vc quer apagar todos os espaços dos registros excluídos, basta vc fazer um backup e restaurá-los
bom, não seu se enquanto um novo registro é colocado no lugar do anterior é possível recuperá-lo.
mas se vc quer apagar todos os espaços dos registros excluídos, basta vc fazer um backup e restaurá-los
GOSTEI 0