Quanto cobrar pelo meu primeiro sistema?

Engenharia de Software

29/04/2017

Bom dia!

Resolvi perder o medo e propor um sistema web para uma empresa da minha cidade. A ideia do sistema é facilitar um processo importante que eles fazem de forma bem bagunçada, mas não sei se eles aceitariam e mesmo que gostem da ideia não sei até quanto estariam dispostos a pagar.
Pretendo desenvolver o sistema usando Laravel, e a única experiência que tenho foi a que adquiri desenvolvendo sisteminhas em uma matéria que tive no meu curso. Mas acredito que não vou ter dificuldades, meu único medo é a parte de conexão com o banco de dados, que sempre fiz com o BD local.
Enfim, já li alguns tópicos e uma das sugestões que mais vejo é estipular um valor para a hora de trabalho, mas eu não tenho ideia do tempo que vou gastar para finalizar! E quanto eu cobraria por hora? Eu pensei também em fazer uma lista dos requisitos do sistema e atribuir um valor para cada um, mas n tenho ideia de como esse valor pode ser medido.
Me deem sugestões, por favor!
Amanda

Amanda

Curtidas 0

Melhor post

Daniel Araújo

Daniel Araújo

29/04/2017

Bom dia Amanda!

Quando eu faço freela eu calculo o valor da minha hora assim: (valor do salário / 220) * 1,5. É o mesmo calculo da hora extra. Para cada requisito, eu vejo a quantidade aproximada de horas que vou gastar e multiplico pelo valor da minha hora. Como aparentemente você ainda não trabalha, você poderia pegar o valor médio do cargo e utilizá-lo para fazer esse calculo. Por exemplo, segundo o panorama da DevMedia (https://www.devmedia.com.br/jobs/panorama-dezembro/), um programador php ganha em média R$ 3.035,00.

Valor da hora: 3.035,00 / 220 = 13,80
Valor da hora extra: 13,80 * 1,5 = 20,70

Aí você poderia cobrar um desses valores por hora. Eu cobro o da hora extra porque faço nos fins de semanas. Se você vai fazer no horário de expediente você poderia cobrar o valor da hora normal.

Espero ter ajudado!
Se a resposta for útil dê um like!!!
GOSTEI 5

Mais Respostas

Rafael Castro

Rafael Castro

29/04/2017

Você pode fazer esta cotação de várias formas diferentes. A mais comum atualmente é basear-se nas horas de serviço e estipular um valor por hora. Outra sugestão é cotar pela lista de requisitos. Se você planeja entregar o sistema completo em 5 sprints por exemplo. Você pode definir um valor para cada uma dessas Sprints ou para cada artefato da sua lista propriamente dita.
Mas lembre-se, neste caso você já vai gastar muito tempo só na etapa onde você estudará o(s) processo(s), e fará o levantamento da lista de requisitos. Se você já tem a lista em mãos, é mais fácil cotar através da quantidade de artefatos presentes nesta lista. Se você não têm, leve isso em consideração durante a cotação. Assim você vai evitar ter todo o trabalho de levantar a lista para que no final o seu cliente não aceite.
GOSTEI 1
André Gomes

André Gomes

29/04/2017

Muito bom este post,

Bem esclarecedor, também tinha essa dúvida, pois estou querendo pegar uns freela, mas não tinha ideia de como cobrar.

Muito Obrigado
GOSTEI 1
POSTAR