Quanto cobrar ?
[color=darkred:9860366ad9]Olá a todos, um amigo me pediu um programa que contenha:
cadastro de empresa, pedido, produto, usuário, relatório de vendas (um período, mensal e anual), relatório de produtos mais vendidos, relatório de empresa que mais compra.
Eu não tenho a mínima idéia de quanto cobrar e gostaria de saber uma média de preço de um programa assim. [/color:9860366ad9]
cadastro de empresa, pedido, produto, usuário, relatório de vendas (um período, mensal e anual), relatório de produtos mais vendidos, relatório de empresa que mais compra.
Eu não tenho a mínima idéia de quanto cobrar e gostaria de saber uma média de preço de um programa assim. [/color:9860366ad9]
Fabeta
Curtidas 0
Respostas
Fava
19/10/2003
Essa tarefa deve demandar no minimo uns 40 dias de trabalho, usando um valor hora barato teríamos;
40 dias * 8 horas * R$ 35,00 (valor hora) = R$ 11.200,00
GOSTEI 0
Bob
19/10/2003
Se eu cobrar 1/4 deste valor por um programa assim eu morro de fome!
:wink:
:wink:
GOSTEI 0
Thoor Cobain
19/10/2003
Agora eu já diria q teria de qualquer forma ter uma manutenção, p/ q o sistema não desse problema e q o usuario teria direito a pedirar alterações no sistema quando preciso.. assim eu cobraria R$ 2.000 p/ fazer o sistema e cobraria meio salário (R$ 120,00) por mês, caso ele xorasse no valor diria p/ ele q naum vou cobrar a criação do sistema e só iria cobrar 120,00 por mê.... Pense assim: ´A mensalidade vai ser dinheiro p/ a vida toda!´
GOSTEI 0
Echoesofpinkfloyd
19/10/2003
Essa tarefa deve demandar no minimo uns 40 dias de trabalho, usando um valor hora barato teríamos;
isso nao ta muito caro nao ?/
GOSTEI 0
Fava
19/10/2003
Não, não é salgado não !!!!
É um valor realista......
Coloque no preço de desenvolvimento:
[b:3f3d21836e]- O seu tempo;[/b:3f3d21836e]
Não se deprecie, você estudou, fez faculdade, gastou muito com isso,
se você não der valor ao seu trabalho quem vai dar ????
[b:3f3d21836e]- Hardware;[/b:3f3d21836e]
Você teve que comprar uma máquina para aprender Delphi e para desenvolver o projeto, se não bastasse isso, em um ano ela está ultrapassada e você precisará invertir novamente nisso
[b:3f3d21836e]- Software;[/b:3f3d21836e]
Considerando que você não é pirata, deve ter comprado um Delphi para desenvolver seu aplicativo, o investimento não é baixo e se você quer se manter atualizado pode fazer uma reserva para upgrade
Quer cobrar isso e ver seu usuário feliz e ver que está economizando dinheiro ????? Pois então, utilize softwares livres na plataforma e uma ínfima parte do dinheiro que seu cliente iria dar para o Bill Gates e paga para você :wink:
Só um servidor de banco de dados que seu usuário economizará em muitos casos dá para pagar umas três vezes este valor....
[b:3f3d21836e]Tudo que escrevi acima é válido para quem trabalha legalizado, se for para fazer tudo por debaixo dos panos consulte o zézinho da esquina que ele faz uns pograma legal pro ce ![/b:3f3d21836e][/b]
É um valor realista......
Coloque no preço de desenvolvimento:
[b:3f3d21836e]- O seu tempo;[/b:3f3d21836e]
Não se deprecie, você estudou, fez faculdade, gastou muito com isso,
se você não der valor ao seu trabalho quem vai dar ????
[b:3f3d21836e]- Hardware;[/b:3f3d21836e]
Você teve que comprar uma máquina para aprender Delphi e para desenvolver o projeto, se não bastasse isso, em um ano ela está ultrapassada e você precisará invertir novamente nisso
[b:3f3d21836e]- Software;[/b:3f3d21836e]
Considerando que você não é pirata, deve ter comprado um Delphi para desenvolver seu aplicativo, o investimento não é baixo e se você quer se manter atualizado pode fazer uma reserva para upgrade
Quer cobrar isso e ver seu usuário feliz e ver que está economizando dinheiro ????? Pois então, utilize softwares livres na plataforma e uma ínfima parte do dinheiro que seu cliente iria dar para o Bill Gates e paga para você :wink:
Só um servidor de banco de dados que seu usuário economizará em muitos casos dá para pagar umas três vezes este valor....
[b:3f3d21836e]Tudo que escrevi acima é válido para quem trabalha legalizado, se for para fazer tudo por debaixo dos panos consulte o zézinho da esquina que ele faz uns pograma legal pro ce ![/b:3f3d21836e][/b]
GOSTEI 0
Bob
19/10/2003
Por falar em legalizado , como alguém vai saber se o meu programa é
legalizado?
E o que quer dizer trabalhar legalizado?
Por acaso seria ter todos programas que eu uso registrados nos conformes? Eu tenho uma família pra sustentar, não tenho condições de
comprar um computador por ano muito menos pra comprar o Windows.
Eu sou o legítimo zézinho da esquina!
legalizado?
Por acaso seria ter todos programas que eu uso registrados nos conformes? Eu tenho uma família pra sustentar, não tenho condições de
GOSTEI 0
Echoesofpinkfloyd
19/10/2003
Por falar em legalizado , como alguém vai saber se o meu programa é
legalizado?
trabalhar legalizado é ter a licença de todos os programas que usamos, desde que nao sejam freewares, claro ...
pra nos programadores, no mínimo o windows e o delphi tem que ser legalizados (comprados, tudo direitinho).
Programas feitos em delphi pirata, tb sao considerados piratas.
é bom sempre manter-se atualizado, até pouco tempo atras eu trabalhava com Delphi 2 (original)...como entrou uma grana legal no bolso, comprei a versao 7...mas isso nao quer dizer que vc tenha que comprar sempre que sai uma versao nova.. mas nao deixa ficar muito pra tras nao.... senao vc é que vai ficar desatualizado ...
Uma fiscalização em uma empresa sai pedindo nota fiscal de tudo que eles encontram no HD. se referindo a programas de terceiros eles nao tem como exigir da empresa a legalidade do ambiente de desenvolvimento, mas eles pegam os dados de quem programou, ai meu irmao, eles podem bater na tua empresa ou casa...
abraços..
GOSTEI 0
Fabeta
19/10/2003
Valeu aí, mas cobrar + de 11000 pra um amigo tá demais, vou ficar com a idéia do Thoor Cobain. Obrigado a todos
GOSTEI 0
Bob
19/10/2003
Valeu Echoes,
Mas não entendi:
´Programas feitos em delphi pirata, tb sao considerados piratas.´
Como é possível saber disso?
Mas não entendi:
GOSTEI 0
Helbert
19/10/2003
Alguem saberia me dizer qual o valor da Versão Enterprise do Delphi 7?
GOSTEI 0
Echoesofpinkfloyd
19/10/2003
Alguem saberia me dizer qual o valor da Versão Enterprise do Delphi 7?
a ultima vez que pesquisei tava 7.100,00, da uma olhada em
www.brasoftware.com.br...
GOSTEI 0
Echoesofpinkfloyd
19/10/2003
Valeu Echoes,
Mas não entendi:
acho que descobrir assim atraves do programa é quase impossivel, so atraves de documentos que comprovem que o ambiente de desenvolvimento é original ...
GOSTEI 0
Fava
19/10/2003
É possível sim verificar se o seu sistema foi feito com um Delphi pirata, dêem uma olhada neste artigo http://www.ramosdainformatica.com.br/art_recentes01.php?CDA=450
Quanto ao fato de não querer cobrar este valor de um ´amigo´, fica a seu critério, por mim você devia fazer de graça, apesar de achar que amigo é amigo, negócio é negócio e trabalho é trabalho, o que eu quis passar aqui é que muita gente trabalha a troco de banana e depois fica reclamando que vive que nem macaco pulando de galho em galho.....
Quanto ao fato de não querer cobrar este valor de um ´amigo´, fica a seu critério, por mim você devia fazer de graça, apesar de achar que amigo é amigo, negócio é negócio e trabalho é trabalho, o que eu quis passar aqui é que muita gente trabalha a troco de banana e depois fica reclamando que vive que nem macaco pulando de galho em galho.....
GOSTEI 0
Echoesofpinkfloyd
19/10/2003
É possível sim verificar se o seu sistema foi feito com um Delphi pirata, dêem uma olhada neste artigo http://www.ramosdainformatica.com.br/art_recentes01.php?CDA=450
nao cobrar nada tambem seria demais ... pois o cara vai precisar de tempo pra fazer isso ... e nao pe dois ou tres dias,... quase um um mes uou mais... tem que cobrar...mas uma quantia razoavel ..
GOSTEI 0
Claudio Quevedo
19/10/2003
Eu concordo com o fava no sentido de valorizar o seu trabalho, mas também acho que o caminho do meio é o melhor. No caso do seu amigo eu acho o preço salgado sim. Talvez pudesse pensar algo em torno de 2.000,00 e um contrato de manutenção de, digamos um ano, com pagamento mensal.
No caso de você ter que dar uma nota fiscal para o seu amigo aí é melhor pensar um pouco mais e ter um delphi e um windows registrado. Você pode correr seus riscos não os tendo, mas saiba que são riscos e que você vai ter que arcar com as responsabilidades advindas da sua decisão. Uma multa por pirataria é coisa muito séria e deve ser pensada com muito cuidado (além do enquadramento por sonegação de impostos).
No caso de você ter que dar uma nota fiscal para o seu amigo aí é melhor pensar um pouco mais e ter um delphi e um windows registrado. Você pode correr seus riscos não os tendo, mas saiba que são riscos e que você vai ter que arcar com as responsabilidades advindas da sua decisão. Uma multa por pirataria é coisa muito séria e deve ser pensada com muito cuidado (além do enquadramento por sonegação de impostos).
GOSTEI 0
Claudio Quevedo
19/10/2003
Só para justificar o ´meu preço´: Eu acho que faria o sistema em, no máximo, 10 dias. Cobrando 35,00 a hora (no meu trabalho eu ganho 30,00 - cobraria mais cinco para compensar não fazer hora extra ao invés de desenvolver esse sistema) dá 2.800,00. Como é para um amigo eu arredondaria para 2.000,00 e faria o contrato de manutenção (acho que 120,00 seria legal para manutenções corretivas). Para novas funcionalidades eu cobraria o mesmo valor de hora que do desenvolvimento (35,00).
GOSTEI 0
Henry
19/10/2003
Gente, desnvolvi uma espaçonave pra empresa que trabalho, um banco de dados com suporte a cliente, artigos, fornecedores, lista de contatos, controle de debitos, troca de informações pela rede, envio de banco de dados pela web, e mais uma fucinhada de baguios... por essa nave, eu cobrei R$900 e mais R$250 por mes. Como no teu caso se trata de amigos, como eu ja passei por isso muitas vezes, cobrava uma rodada num boteco da esquina, ou uma conta minha atrasada, coisinha boba assim, afinal, não vai quere fura o zoio do teu brother né?
GOSTEI 0