quot;Multi camadasquot; e quot;Modularização BPLquot;

Delphi

20/10/2006

caros colegas, estou realizando uma pesquisa e gostaria de contar com voces. estou estudando alguns materiais sobre ´multi camadas´ e ´modularização com packages BPLs´.

O tema modularização eu ja consegui absorver o suficiente para formular apenas a pergunta numero 3, porem sobre o tema multi camada ainda está meio vago para mim. acabei de ver a video aula do clube delphi ´DataSnap - Aplicacoes MultiCamadas com Delphi 7´ e irei ver assim que possivel os Mini Curso - Aplicacoes Client_Server com dbExpress e Firebird, saquei a ´ideia da coisa´, porem nao consegui responder a mim mesmo as perguntas 1 e 2.

1. Para que serve uma aplicação multi camada?

2. quais as vantagens de ter uma aplicação multi camadas?

3. Fazendo uma relação entre ter um datamodule para cada BPL ou ter apenas um datamodule no form principal para todos os BPLs, qual seria o mais indicado e por que? um datamodule para cada BPL nao prejudicaria o desempenho de um aplicativo multi camada?

Mahdak

Mahdak

Curtidas 0

Respostas

Leonardobhbr

Leonardobhbr

20/10/2006

1. Para que serve uma aplicação multi camada?
Vamos supor que seu cliente tenha uma matriz no rio de janeiro e filiais em várias cidades do brasil, o banco de dados ficaria na matriz junto com o programa Servidor e todas as filiais inclusive a propria matriz acessaria o banco via cliente. Resumindo para aplicações grandes onde possa se acessar de vário lugares ao mesmo tempo inclusive se os funcionários quisessem acessar da sua própria casa.

2. quais as vantagens de ter uma aplicação multi camadas?
as maquinas cliente não precisaria ser potente pois a maquina cliente iria chamar funções complexa que está no sistema server ele processaria tudo local e só retornaria resposta para o cliente assim podendo ser computadores carroção, só que o computador onde ficaria o servidor teria que ser um computador robusto!

espero que tenha ajudado

GOSTEI 0
Tiagorocha