quot;VarIsquot; tipo_de_variavel (Help)
alguem poderia me explicar como eh o funcionamento deste tipo de comando no delphi, pois eu ainda naum consegui utiliza-lo de forma correta(atualmente o varisnumeric e o varisnull), se naum puderem explicar por favor vcs poderiam me falar onde tem pois ainda naum consegui acha-lo no help do delphi
Muito Obrigado
MATT [NTTP]
Muito Obrigado
MATT [NTTP]
Matt_nttp
Curtidas 0
Respostas
Marcelo Saviski
10/11/2003
use o VarType(variavel)
o que a função pode retornar:
varEmpty
varNull
varSmallint
varInteger
varSingle
varDouble
varCurrency
varDate
varOleStr
varDispatch
varError
varBoolean
varVariant
varUnknown
varByte
varString
varTypeMask
varArray
varByRef
o que a função pode retornar:
varEmpty
varNull
varSmallint
varInteger
varSingle
varDouble
varCurrency
varDate
varOleStr
varDispatch
varError
varBoolean
varVariant
varUnknown
varByte
varString
varTypeMask
varArray
varByRef
GOSTEI 0
Beppe
10/11/2003
alguem poderia me explicar como eh o funcionamento deste tipo de comando no delphi, pois eu ainda naum consegui utiliza-lo de forma correta(atualmente o varisnumeric e o varisnull), se naum puderem explicar por favor vcs poderiam me falar onde tem pois ainda naum consegui acha-lo no help do delphi
Muito Obrigado
MATT [NTTP]
Este grupo de rotinas lhe dá informação sobre expressões do tipo Variant.
Variant é um tipo polimórfico(ad hoc), que é capaz de armazenar informações de vários outros tipos, como string, double e boolean.
VarIs_ retorna um boolean indicando se a expressão Variant é daquele tipo. Ex: VarIsNumeric retorna True somente se for de um tipo numérico(ordinais e floats).
GOSTEI 0
Matt_nttp
10/11/2003
bom, acho q aqui na minha aplicação o varisnull esta ok, mas acho q o problema ocorre no varisnumeric, pois eu tenho um maskedit aqui configurado para receber somente numeros, sera q a mascara naum esta confundindo o comando?
GOSTEI 0
Beppe
10/11/2003
Mas tem uma ligeira(e irritante para principiantes) diferença entre um valor numérico e uma string contendo um valor em formato numérico. Sabendo que um maskedit armazena texto você converte com StrToFloat(MaskEdit1.Text). Isto gera uma exceção caso o texto não for um número.
Tente também VarIsNumeric(VarAsType(MaskEdit1.Text, varDouble)).
HTH,
Ataliba
Tente também VarIsNumeric(VarAsType(MaskEdit1.Text, varDouble)).
HTH,
Ataliba
GOSTEI 0