RAD Studio XE5 - Android

Delphi

16/09/2013

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber se alguém já conseguiu rodar uma aplicação num dispositivo ou emulador Android...
Tenho tentando desde sexta mas não consigo abrir o aplicativo no emulador, não sei o que acontece...
Já instalei o Android SDK, etc., e nem os códigos fontes que a Embarcadero soltou os código fonte rodam no emulador
Alguém já conseguiu rodar uma aplicação no Android?

Grato
Rafael Cruz

Rafael Cruz

Curtidas 0

Melhor post

Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.
GOSTEI 1

Mais Respostas

Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

16/09/2013

desconhecia o uso do delphi para isso, vou olhar o link, parece ser muito interessante.
o delphi xe5 me surpreendeu mesmo.
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Olá Rafael ... boa noite!

Eu consegui sem problemas... rodei a minha em um Galaxy Tab 2 (P3100) e num Razr D3.

Fiz inclusive essa postagem do passo a passo do desenvolvimento da aplicação:

[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/delphi/delphi-xe5-acessando-a-camera-e-compartilhando-imagens-do-dispositivo-android/[/url]

Espero que ajude.


Landerson, o código não é o problema, o que não consigo aqui é a parte do "Compilar distribuir e usar", não sei se falta configuração etc...
Não entendo muito bem essa parte de conectar o dispositivo ou emulador
GOSTEI 0
Thiago Porto

Thiago Porto

16/09/2013

Você verificou se a versão do android no emulador é aceita pelo delphi? Tem que ver isso. Já para testar no aparelho tem a mesma questão de versão, e outra você precisa habilitar o uso de fontes externas no aparelho.
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Você verificou se a versão do android no emulador é aceita pelo delphi? Tem que ver isso. Já para testar no aparelho tem a mesma questão de versão, e outra você precisa habilitar o uso de fontes externas no aparelho.


Então, o problema não é o que fazer, e sim, como fazer... Os tutoriais que eu achei são todos muito confusos
Instalei o SDK etc, mesmo assim não carrega a aplicação no emulador
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Rafael... localize o diretório do Android instalado com o Delphi XE5, no meu caso ficou C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522, execute o SDK manager e configure/atualize para que tenha as versões que deseja utilizar.

Verifique se você já tem "um aparelho" no emulador... se não tiver crie-o, acredito que seguindo esses passos e adaptando ao diretório do Android citado acima você consiga criar.
[url]http://vivaitaocara.com.br/landersongomes/android/a-plataforma-android-linhas-de-comando-e-comandos-de-teclado/[/url]

Caso você queria pode direcionar os diretórios da SDK para uma versão que você já tenha instalado anteriormente acessando Tool-->Options-->Environment Options-->SDK Manager...


Confesso que até agora fiz o mais prático... acessei apenas fazendo o Deploy diretamente para os aparelhos... e como citei já fiz utilizando 2 computadores diferentes e dois dispositivos android diferentes... um Galaxy tab2 e um D3.
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Rafael... fiz um teste rápido aqui... dentro do diretório C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk\tools, execute o "android.bat" ele trará o SDK Manager à tela... vá no menu Tool e acesse a opção Manage AVDs... selecione o AVD (android Virtual Device) que o Delphi XE5 instala, rsxe5_android, e clique sobre o botão start no lado direito da tela... isso vai iniciar o Emulador... daí em diante é só executar.

Acabo de fazer aqui de maneira simples e rodou normalmente.

Espero que consiga.

Atenciosamente,
Landerson
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

O emulador executou sem problemas, mas não aparece o ícone da aplicação nele...
GOSTEI 0
Elter Teodoro

Elter Teodoro

16/09/2013

Esqueça emuladores,adquira um equipamento com Android,pode ser um telefone ou tablet barato.
Você encontra por 250,00 tablets que rodam Android 4.0
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Esqueça emuladores,adquira um equipamento com Android,pode ser um telefone ou tablet barato.
Você encontra por 250,00 tablets que rodam Android 4.0


Esse é outro problema que eu tenho, eu tenho aqui dois celulares com android mas não sei como fazer a conexão
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

No Webinar citou-se a questão de habilitar o emulador para utilizar a GPU...


Com relação a conectar dispositivos físicos... basta habilitar no aparelho a opção de Desenvolvedor, Depuração USB e Permitir locais fictícios.
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Deu certo, foi de grande ajuda, obrigado!
GOSTEI 0
Francisco Macário

Francisco Macário

16/09/2013

Boa tarde.

Alguém já testou em versao 2.3X do Android???

GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Boa tarde.

Alguém já testou em versao 2.3X do Android???



Eu testei, deu certo
GOSTEI 0
Elter Teodoro

Elter Teodoro

16/09/2013

Alquém sabe onde encontrar a reprise do Webinar Delphi XE 5,
acontecido em 17/09/2013 as 15:00
GOSTEI 0
Francisco Macário

Francisco Macário

16/09/2013

Alquém sabe onde encontrar a reprise do Webinar Delphi XE 5,
acontecido em 17/09/2013 as 15:00


Olá.

Além do dia 17, teve novo evento ontem as 15h e hoje as 14h.

Falaram que ficara disponivel após a Conference do dia 31 de outubro.

GOSTEI 0
Francisco Macário

Francisco Macário

16/09/2013

A Embarcadero acabou de enviar o link para o video.

Esta no youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=-oDUy9Imbqo

GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Precisa configurar o XE 5 para usar o Android? Tem como rodar o emulador, ja vem embutido ou tem que ser num dispositivo real. É só instalar o XE 5 e usar ou tem que configurar algo?
GOSTEI 0
Eduardo Junqueira

Eduardo Junqueira

16/09/2013

Pessoal,

Boa tarde, sobre android apesar da lentidão no simulador e etc funciona direto no aparelho também, agora minha duvida é sobre IPHONE até momento não estou acreditando na ideia que precisamos de VM com IOS com Xcode para compilar a versão final, é assim mesmo ou alguem já teve alguma experiencia de compilar direto para Iphone ?

Ate momento a obrigado.
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Pessoal, com o banco de dados IBLite eu consigo rodar normal depois de inserir os arquivos do deployment.. Agora com o SQLite não tem esses arquivos e nem chega a abrir o app no celular.. Alguém já conseguiu criar um app com banco de dados SQLite?
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Precisa configurar o XE 5 para usar o Android? Tem como rodar o emulador, ja vem embutido ou tem que ser num dispositivo real. É só instalar o XE 5 e usar ou tem que configurar algo?


Tem como usar o emulador embutido sim apesar de ele ser muito lento.. nao precisa configurar nada, só deixar ele marcado na instalação do delphi..
GOSTEI 0
Samuel Basso

Samuel Basso

16/09/2013

Olá Pessoal.

Não consegui compilar para android, ao compilar ele abre o emulador porém trava em uma tela preta e tem que ser encerrado a aplicação e para compilar direto no device como faço? Já configurei o device para modo desenvolvimento e depuração usb porém não achei no Delphi onde configuro para compilar para a usb ao invés do emulador. Alguém pode ajudar?

Obrigado.
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Olá Pessoal.

Não consegui compilar para android, ao compilar ele abre o emulador porém trava em uma tela preta e tem que ser encerrado a aplicação e para compilar direto no device como faço? Já configurei o device para modo desenvolvimento e depuração usb porém não achei no Delphi onde configuro para compilar para a usb ao invés do emulador. Alguém pode ajudar?

Obrigado.


Samuel bom dia... para rodar no Emulador, conforme mencionado acima você precisa habilitar a GPU.
para rodar no dispositivo, em Project Manager você encontra a opção Target, dentro dela Android e dentro desta os dispositivos android inclusive o emulador.

GOSTEI 0
Eduardo Junqueira

Eduardo Junqueira

16/09/2013

LandersonGomes,


Bom dia qual configuração vc ta usando ?

=============================
Win 7 ou 8 ?
Android qual versão ?
Aparelho device ?

Pois no meu que é:
=============================
Win32,
Android 4.2.1,
Aparelho Tablet Genesis GT-7240


Pois amigo to ficando louco aqui, já fiz um milhao de coisa e meu aparelho nao conecta como device do target no XE5.
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

16/09/2013

eu também ainda não consegui rodar o deploy no emulador que acompanha a instalação do xe5, acredito não ser hardware já que maquina que estou testando é

Processador: I7
Memoria 8Gb
windows 7
hd 1 tb
placa de video off 1gb
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

LandersonGomes,


Bom dia qual configuração vc ta usando ?

=============================
Win 7 ou 8 ?
Android qual versão ?
Aparelho device ?

Pois no meu que é:
=============================
Win32,
Android 4.2.1,
Aparelho Tablet Genesis GT-7240


Pois amigo to ficando louco aqui, já fiz um milhao de coisa e meu aparelho nao conecta como device do target no XE5.

Olá Eduardo... meu caro, pode ser o seu aparelho sim, lembro que tentei usar um tablet Kino e não funcionou nem por reza... Você pelo menos consegue iniciar o emulador, aqui pode esquecer Delphi temporariamente, ou seja, seguindo os passos de rodar a sdk manager, você conseguiu?
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

eu também ainda não consegui rodar o deploy no emulador que acompanha a instalação do xe5, acredito não ser hardware já que maquina que estou testando é

Processador: I7
Memoria 8Gb
windows 7
hd 1 tb
placa de video off 1gb


Bruno bom dia.
Alguma mensagem de erro? Consegue descrever como está a sua tela no momento em que aciona o deploy???
GOSTEI 0
Francisco Macário

Francisco Macário

16/09/2013

Para informações sobre devices.

Tentei direto em um LG P698 Dual Chip aparelho com Android 2.3.4 e não roda.

Já em um Samsung Galaxy TAB 2 10.1, android 4.0 rodou direito.

GOSTEI 0
Eduardo Junqueira

Eduardo Junqueira

16/09/2013

LandersonGomes, obrigado pelo retorno consegui sim rodar emulado so que muito lento, conforme disse nosso amigo que funcionou com o galaxy vou verificar um para testar e retorno para vcs se é aparelho mesmo.

Mais aguem conseguiu utilizar um aparelho de marcas inferiores Genesis e outros, obrigado a todos.
GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

16/09/2013

O delphi fica como se tivesse instalando o apk, com a telinha para cancelar a mesma do build, e o emulador rodando normal sem travar nem nada, mas parece que o delphi não consegue instalar a apk e eu deixei uns 20min para ver se era lentidão mas não foi.

GOSTEI 0
Bruno Leandro

Bruno Leandro

16/09/2013

vou fazer mais uns testes hoje no emular, qualquer coisa vou partir para o celular, tenho um sony xperia p, com android 4.1.2
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

vou fazer mais uns testes hoje no emular, qualquer coisa vou partir para o celular, tenho um sony xperia p, com android 4.1.2


Sony eu tenho certeza que rola... esse lance do Kyno me deixou maluco na época. E olha que estava desenvolvendo em Eclipse, tudo padrão Android e o bagulho não rodava.

Cara... realmente não vi mistério para fazer... qualquer coisa me mande seu skype e se vc não conseguir tento te auxiliar.

Boa sorte aí.
GOSTEI 0
Samuel Basso

Samuel Basso

16/09/2013

Pessoal adicionando na máquina virtual o GPU emulation funcionou normalmente para mim. Só não consigo fazer aparecer o meus dispositivo Smartphone Galaxy S3 Android 4.1.2 para compilar nele.

Tem alguma configuração que devo fazer?
GOSTEI 0
Francisco Macário

Francisco Macário

16/09/2013

Pessoal adicionando na máquina virtual o GPU emulation funcionou normalmente para mim. Só não consigo fazer aparecer o meus dispositivo Smartphone Galaxy S3 Android 4.1.2 para compilar nele.

Tem alguma configuração que devo fazer?


Ola.

Você ja ativou o modo desenvolvedor?
GOSTEI 0
Samuel Basso

Samuel Basso

16/09/2013

Sim ativei o modo desenvolvedor e ativei depuração USB.
GOSTEI 0
Eduardo Junqueira

Eduardo Junqueira

16/09/2013

Pessoal segui estes tutoriais euq MVP Fernando Rizzato da embarcadero me mandou e deu certo meu genesis de R$250 ta funcionando para teste, obrigado a todos, o meu problema foi atualizacao de drives USB quando quando conectava, ai atualizei para o drive atual que esta dentro da pasta C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk\extras\google\usb_driver e boa funcionou.


Links que podem ajudar.
Win: http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Android_Mobile_Application_Development#Preparing_Your_Android_Development_Environment

VM dentro MAC: http://delphi.org/2013/09/debugging-against-a-remote-android-emulator/
GOSTEI 1
Marcelo Cirineu

Marcelo Cirineu

16/09/2013

Alguém sabe como defino a resolução do celular.
Creio que a resolução que escolhemos na tela principal seja do emulador.
Tenho um galaxy pocket e quando mando compilar e instalo o APK no celular, ao executar o programa a tela fica toda preta.
Porem percebi que os botoes que inseri no formulario estao la.
Ate mesmo os campos para texto. Quando clico aparece o teclado, mas a tela fica ainda preta.
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Sim ativei o modo desenvolvedor e ativei depuração USB.

Entao é só abir o target do Android, se seu dispositivo estiver conectado via usb e tiver os usb drivers instalados no pc, daí compila direto no dispositivo
GOSTEI 0
Samuel Basso

Samuel Basso

16/09/2013

Essa parte que estou tentando fazer. Pois no target só aparece o emulador e não o dispositivo, mesmo conectado. Vou tentar atualizar os drivers usb conforme me disse.
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

16/09/2013

Cara não consigo de forma nenhuma montar o emulador do android no meu note. Estou usando win8
GOSTEI 0
Sérgio Assunção

Sérgio Assunção

16/09/2013

Boa noite pessoal...
Também não consegui sucesso aqui com o simulador. Deixei por mais de 30 minutos e não sai da tela preta.
Estou testando em um Windows 7 64bits (não é VMWare),
Quem conseguiu compilar no simulador poderia descrever um passo a passo ?

Obrigado.

Sérgio
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

No emulador aqui tambem sempre travava.. por isso preferi usar o dispositivo em si, muito melhor
GOSTEI 0
Samuel Basso

Samuel Basso

16/09/2013

Olá Pessoal.

Eu fiz os seguintes ajustes para funcionar no emulador:

1) Vá em iniciar > programas > XE5 > Android Tools vai abrir o gerenciamento da SDK atualizem o que tiver para atualizar e logo após vá no menu Tools > Manage ADVs.

2) No Manage ADVs vai aparecer o emulador chamado rsxe5_android clique e editem ele.

3) Na tela de edição final tem opções de hardware, que em new e adicionem GPU emulation.

4) Após incluir GPU emulation ele aparecerá no Grid de hardaware clique nele e mude o value para yes e após clique Edit AVD.

5) Pronto, selecione o emulador e clique em Start. Deixe seu emulador aberto e compile seu programa.

Para mim esses passos funcionou perfeitamente.

Abraços.
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Olá Pessoal.

Eu fiz os seguintes ajustes para funcionar no emulador:

1) Vá em iniciar > programas > XE5 > Android Tools vai abrir o gerenciamento da SDK atualizem o que tiver para atualizar e logo após vá no menu Tools > Manage ADVs.

2) No Manage ADVs vai aparecer o emulador chamado rsxe5_android clique e editem ele.

3) Na tela de edição final tem opções de hardware, que em new e adicionem GPU emulation.

4) Após incluir GPU emulation ele aparecerá no Grid de hardaware clique nele e mude o value para yes e após clique Edit AVD.

5) Pronto, selecione o emulador e clique em Start. Deixe seu emulador aberto e compile seu programa.

Para mim esses passos funcionou perfeitamente.

Abraços.


Excelente os passos Samuel... acho que mais bem explicado só com imagens, não é?

Enfim, o grande segredo está na ativação da GPU. Estamos citando esse passo a tempos mais realmente seu roteiro deve resolver os problemas de quem ainda não tinha conseguido.

Bons testes aí.
GOSTEI 0
Sérgio Assunção

Sérgio Assunção

16/09/2013

Acabei excluindo o perfil default do AVD que foi criado com a instalação do XE5. Criei uma nova configuração e percebi que o layout não é mais o mesmo: http://img534.imageshack.us/img534/7013/lq5h.jpg
E não consigo sair da tela preta dessa forma. Tem como voltar o AVD na forma "original" ?

Sérgio
GOSTEI 0
Daniel Alencar

Daniel Alencar

16/09/2013

Tentei utilizar com o Galaxy Ace e o emulador que ja vem instalado no Delphi XE5, porém em ambos a aplicação abre em tela preta e após um tempo fecha.
Testei colocando codigo basico e tambem testei sem adicionar codigos, apenas com botoes e labels e não executa de forma alguma.

Alguem pode me ajudar?

Detalhe: não modifiquei nada na instalação do Delphi, instalei como recomendado já com a SDK e não modifiquei plataforma nem nada na SDK do Android.
GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Acabei excluindo o perfil default do AVD que foi criado com a instalação do XE5. Criei uma nova configuração e percebi que o layout não é mais o mesmo: http://img534.imageshack.us/img534/7013/lq5h.jpg
E não consigo sair da tela preta dessa forma. Tem como voltar o AVD na forma "original" ?

Sérgio


Não sei se é possível, se não for só resta reinstalar o SDK.....
GOSTEI 0
Marcelo Cirineu

Marcelo Cirineu

16/09/2013

Tentei utilizar com o Galaxy Ace e o emulador que ja vem instalado no Delphi XE5, porém em ambos a aplicação abre em tela preta e após um tempo fecha.
Testei colocando codigo basico e tambem testei sem adicionar codigos, apenas com botoes e labels e não executa de forma alguma.

Alguem pode me ajudar?

Detalhe: não modifiquei nada na instalação do Delphi, instalei como recomendado já com a SDK e não modifiquei plataforma nem nada na SDK do Android.



DANIEL,
Tive a seguinte resposta do Suporte da embarcadeiro...
Creio que smartphones mais fracos não irao rodar a aplicação.
O mais fraco que consegui foi o Defy que possui um processador de 1Ghz


Boa Tarde

Olá Marcelo, o problema do emulador deve ser porque você não ativou a GPU do emulador:

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Running_Your_Android_Application_on_an_Android_Emulator

Quanto ao problema do uso do dispositivo real, verifique se seu dispositivo encontra na lista de dispositivos testados pela Embarcadero:

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Android_Devices_Supported_for_Application_Development

Aqui está um tutorial de como configurar seu sistema para detectar seu device:

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Configuring_Your_System_to_Detect_Your_Android_Device

E aqui está tutorial de como rodar sua aplicação em um dispositivo android:

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Running_Your_Android_Application_on_an_Android_Device



Atenciosamente



Lucas Augusto Pedrassi

Technical Support

Descrição: Descrição: Descrição: logo_embarcadero

E do Brasil Tecnologia Ltda.
Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha, 177 - 1º andar

Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP - CEP: 04726-170

Phone: +55 11 5643-1375

suporte@embarcadero.com.br

www.embarcadero.com.br

GOSTEI 0
Rafael Cruz

Rafael Cruz

16/09/2013

Tentei utilizar com o Galaxy Ace e o emulador que ja vem instalado no Delphi XE5, porém em ambos a aplicação abre em tela preta e após um tempo fecha.
Testei colocando codigo basico e tambem testei sem adicionar codigos, apenas com botoes e labels e não executa de forma alguma.

Alguem pode me ajudar?

Detalhe: não modifiquei nada na instalação do Delphi, instalei como recomendado já com a SDK e não modifiquei plataforma nem nada na SDK do Android.


Estranho.. no meu Galaxy Ace Plus roda sem problemas..
GOSTEI 0
Marcelo Cirineu

Marcelo Cirineu

16/09/2013

Obs: Havia questionado ele sobre o Galaxy Y e o Pocket
Se alguem descobrir ai o que pode ser, posta ai...
GOSTEI 0
Wilton Júnior

Wilton Júnior

16/09/2013

Samuel O MEU NAO ESTA FUNCIONANDO MESMO NEM ESSES PASSAS NO MEU NAO PARECE
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Instalei para testes a versão trial do XE5 e tentei utilizar o FireDac para conexão ao banco de dados no Android , deu erro pedindo o Arquivo de Licença , ok ! ja vimos na Webnar que tem que incluir o arquivo de licença no Deploy , ok !
Como vcs estão fazendo para testar sendo que para se conseguir o arquivo tem que comprar o produto , como vou testar sem ter o arquivo de Registro ?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Não estou conseguindo. Não aparece essas opções citadas.
GOSTEI 0
Max Melo

Max Melo

16/09/2013

baixei o RAD Studio XE5 Architect pra fazer os testes com Android, porque assim estaria unindo o útil ao gradável, pois gosto de Delphi e gostaria de usar este ambiente para programar android

segui todos os passos para instalação, consegui fazer meu celular ser reconhecido pelo Delphi, mas to com o mesmo problema do DANIEL


A aplicação instala no cel, so que ao ser executada abre uma tela preta e depois fecha, fiz os mesmos testes ue ele fez, criei uma aplicação com código simples e depois sem código e NADA !!!

eu tenho um Galaxy Y 2.3.6, será que não vai rodar ???????? sacanagem !!!

GOSTEI 0
Fabiano K

Fabiano K

16/09/2013

baixei o RAD Studio XE5 Architect pra fazer os testes com Android, porque assim estaria unindo o útil ao gradável, pois gosto de Delphi e gostaria de usar este ambiente para programar android

segui todos os passos para instalação, consegui fazer meu celular ser reconhecido pelo Delphi, mas to com o mesmo problema do DANIEL


A aplicação instala no cel, so que ao ser executada abre uma tela preta e depois fecha, fiz os mesmos testes ue ele fez, criei uma aplicação com código simples e depois sem código e NADA !!!

eu tenho um Galaxy Y 2.3.6, será que não vai rodar ???????? sacanagem !!!



Lamento não vai rodar! Tenho um celular igual. O problema é o processador arm v6 (o mínimo é v7 em diante) e também não tem suporte a instruções NEON. Estou comprando um novo celular...
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Amigo, tenho um Raz D3 = XT920 da motorola e não encontro driver para ele. Onde vc encontrou? Funcionou?

Obrigado a todos
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Tablet Samsung Galaxy Tab 3 7 'SM-T210

alguem conseguiu rodar nesse ?
GOSTEI 0
Rafael Mota

Rafael Mota

16/09/2013

Amigo, tenho um Raz D3 = XT920 da motorola e não encontro driver para ele. Onde vc encontrou? Funcionou?

Obrigado a todos


Eu tenho Razr D1 e baixei aqui:
[url]https://motorola-global-portal-pt.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/89879[/url]

Tá funcionando blz...
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Opa valeu... baixei e funcionou blz

Obrigado
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

Não funcionou aqui também

Alias funciona mas não se ve nada no form


Tablet Samsung Galaxy Tab 3 7 'SM-T210

alguem conseguiu rodar nesse ?
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Vou fazer um teste a noite pelo que intendi ele nao tem suporte a NEON um esquema que o processador tem que ter se nao
nao roda mesmo

pode testar com essa ferramenta.


https://play.google.com/store/apps/details?id=hardware.armv7neon.checker
GOSTEI 0
Marcelo Cirineu

Marcelo Cirineu

16/09/2013

Vou fazer um teste a noite pelo que intendi ele nao tem suporte a NEON um esquema que o processador tem que ter se nao
nao roda mesmo

pode testar com essa ferramenta.


https://play.google.com/store/apps/details?id=hardware.armv7neon.checker


Testei o programa citado, porem meu celular tem suporte, mas não se ve nada no form...
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

é realmete meu tablet tbm esta ok,


acredito que temos que esperar o update 1

infelismente...
GOSTEI 0
Renan Nhola

Renan Nhola

16/09/2013

Para rodar outras versões o correto seria instalar um novo sdk como na pagina da embarcadero C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522

Isso é uma pergunta não afirmação?
GOSTEI 0
Fabiano K

Fabiano K

16/09/2013

Para rodar outras versões o correto seria instalar um novo sdk como na pagina da embarcadero C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522

Isso é uma pergunta não afirmação?


Como nós vamos saber se vc está perguntando ou afirmando?
Use o português correto, vc está afirmando ou perguntando?
GOSTEI 0
Renan Nhola

Renan Nhola

16/09/2013

Este tutorial ensina como criar um novo SDK: ttp://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Create_a_New_Android_SDK

Quando se esta com a ultima versão do SDK todas as anteriores rodam, este tutorial seria util apenas para atualizacões?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Galera, como fazer para rodar o projeto no XE5 direto no emulador? Não estou conseguindo.
GOSTEI 0
Renan Nhola

Renan Nhola

16/09/2013

RECOMENDAÇÃO: Criar uma sessão de Fremonkey

Está tudo misturado.
GOSTEI 0
Marcelo

Marcelo

16/09/2013

Galera instalei o Delphi Xe5 trial, deixei no automático, mas agora para compilar aparece erro de cannot resolve uni name, tipo aqui no uses fica tudo sublinhado de vermelho. O que será que estou fazendo de errado, deixei o delphi instalar a sdk.
uses
System.SysUtils, System.Types, System.UITypes, System.Classes, System.Variants,
FMX.Types, FMX.Controls, FMX.Forms, FMX.Graphics, FMX.Dialogs;


Obrigado pela ajuda.
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Pessoal, acho que seria interessante depois criamos um topico com os device que funcionam, pro pessoal que queria ingressar nessa area comprar um modelo certo..
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Instalei meu motorola RAZ d3 e está funcionando muito bem. Apenas uns erros que creio seja bug do XE5. As vezes aparece falta de memoria e trava. Aí tenho que reiniciar o delphi
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

alguns aparelhos ja testados


https://forums.embarcadero.com/thread.jspa?threadID=93597&tstart=0

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Android_Devices_Supported_for_Application_Development

http://delphi.wikia.com/wiki/Android_Devices_Supported_for_Application
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Não queria em devices. Queria rodar o projeto no emulador. Lançar o Emulador pelo Delphi, instalar e executar pelo Emulador.
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Pessoal, depois do Motorola estou querendo fazer teste em um tablet, mas não encontro os drivers dele na net

GENESIS 7204R

Algum colega sabe me falar onde encontro os mesmos?

Obrigado
GOSTEI 0
Gustavo Willam

Gustavo Willam

16/09/2013

Olá,

Instalei o Delphi XE5, criei uma aplicação teste, ativei o emulador padrão do Android no Delphi (rsxe5_android), já mudei algumas configurações como sugerido em outros posts aqui no forum, como a GPU Emulation, mas ao execultar minha aplicação sobre o emulador aparece uma tela preta, o ícone do aplicativo até fica disponivel no emulador, mas ao rodar aparece uma tela preta e trava a aplicação.
Existe mais alguma configuração adicional a ser feita ?

Tambem instalei um dispositivo Android (Tablet Samsung Galaxy Tab3 GT-P5200), já fiz as configurações recomendadas em outros posts, como: ativar o modo desenvolvedor e habilitar a depuração USB. Já fiz a instalação dos drivers e o dispositivo foi reconhecido sem problemas no Delphi XE5, porem ao compilar e distruir a aplicação para este dispositivo aparece o mesmo problema, o aplicativo é instalado no Tablet, mas ao rodar aparece uma tela preta e trava a aplicação.
Alguem tem alguma dica como resolver o problema ?

Grato
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Acontece comigo também. Gostaria de executar a aplicação pelo emulador.
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

o emulador e muito mais muito lento mesmo.

O melhor e usar os aparelhos.


Encontrei um bug com o galaxy tab 3 de 7' deve ser o mesmo para os outros aparelhos que derem o mesmo sintoma


o aplicativo instala no aparelho, você o executa mas a tela fica ( cinza,preta ou branca)

para saber se é o problema coloque um showmessage no active se funcionar mas não mostrar o formulário é o bug.

relatei a embarcadero e eles so aceita o problema porque testaram com um funcionário la e deu o problema( foi o que me disseram)


GOSTEI 0
Sérgio Assunção

Sérgio Assunção

16/09/2013

Na minha opinião o uso do emulador é perda de tempo.
Fiquei mais de 10 dias a esperança de algum resultado e nada ... segui as orientações da Embarcadero, atualizei o SDK, testei com praticamente todas as versões do Android, testei no Win32 e Win64, testei em maquinas virtuais, e não consegui. Acabei comprando um Samsung Galaxy S3 e com ele eu consegui o "deploy" de forma rápida e satisfatória.
O meu único problema hoje é de não ter conseguido criar algo usando Interbase. Não nos forneceram uma licença pro IB Lite nesse período trial do Xe5, ai deu uma desanimada.

Sérgio
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

amigo S.E. Sistemas Ltda, intaum podemos esperar que no update 1 deve resolver esse problema?
comprei tablet novinhu pra isso e me dei mal

saiuhdaiudiuashduhsa


eita...........
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

Esperemo que sim

Comprei também novo o galaxy tab 3 de 7' e não funcionou.

Ai comprei o Genisis e funcionou de 1a.


Temo a licença do Interbase o interbase togo e funciona perfeitamente no Android.

Estou usando UNIDAC mas funciona com o sqlconect basta configurar como interbase togo ( funciona em win 32, macos, ios e android)


amigo S.E. Sistemas Ltda, intaum podemos esperar que no update 1 deve resolver esse problema?
comprei tablet novinhu pra isso e me dei mal

saiuhdaiudiuashduhsa


eita...........
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

A conexao local funciona direto sem datasnap... se querer conectar direto so usando datasnap ? Parece que li alguma coisa sobre conexao direta no unidac.. procede ?
GOSTEI 0
Gustavo Willam

Gustavo Willam

16/09/2013

Amigo S.E. Sistemas Ltda

Então se no Galaxy Tab 3, vem com este bug, vamos aguardar a update da Embarcadero

Mas porque no emulador acontece o mesmo problema ? já utilizei o emulador padrão do Delphi XE5 (rsxe5_android), já testei com outros emuladores, que criei no AVM, mas o erro persiste, parece que trava a aplicação e a tela fica preta.

Grato
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

No emulador funciona sem problema so lentíssimo

tente recriar o aparelho não user x86 use arm e tente varias versões do android de preferencia 4.1 4.2

Amigo S.E. Sistemas Ltda

Então se no Galaxy Tab 3, vem com este bug, vamos aguardar a update da Embarcadero

Mas porque no emulador acontece o mesmo problema ? já utilizei o emulador padrão do Delphi XE5 (rsxe5_android), já testei com outros emuladores, que criei no AVM, mas o erro persiste, parece que trava a aplicação e a tela fica preta.

Grato
GOSTEI 0
Ricardo Rodrigues

Ricardo Rodrigues

16/09/2013

Bom dia a todos, eu nunca fiz nenhuma aplicação mobile utizando o Delphi Xe, agora que saiu para o Android me surgiu um grande interesse, existe algum passo a passo de como criar os ambientes para desenvolvimentos, como emuladores e etc, tudo o que precisa para compilar a aplicação e etc.
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

A revista activedelphi trouxe um matéria bem completa para ios que vai servir para android
Para ios é mais trabalhoso que para Android.

para delphi android o melhor é ter o aparelho ai e so fazer o aplicativo igual se faz para win32 e executar no aparelho.

O delphi faz o resto compila e publica no aparelho




Bom dia a todos, eu nunca fiz nenhuma aplicação mobile utizando o Delphi Xe, agora que saiu para o Android me surgiu um grande interesse, existe algum passo a passo de como criar os ambientes para desenvolvimentos, como emuladores e etc, tudo o que precisa para compilar a aplicação e etc.
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

1O que mais goste no desenvolvimento Mobile é que você pode

Criar a aplicação Mobile e executar

win32(tem limitações, mas da para debugar o sistema)
ios
android
Emuladores
ios rapido
android lento(devido ao emulador

so falta web.


O melhor é desenvolver mobile testando e debugando win32 e depois no aparelho.
No meu caso estou desenvolvendo so aplicativo de banco de dados então da para debugar e testar em win32

GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Edmar, acompanhei uns post seu na no forum da embarcadero hehehe nao sabia que vc era do brasil, bom
minha duvida vc conseguiu rodar no seu tablet galaxy tab 3 ?

abraço amigo bons codigos.
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

O sistema funciona no table mas não se vê o formulário ele fica cinza,branco

todos os eventos são executados
se vc colar um botão e clicar onde ele esta ele funciona ( basta acrecentar um showmessage)

É um bug e a embarcadero verificou que acontece no samsung galaxy tab 3 de 7' acho que no de 10 também

e esperar a correção num futuro update.

Em outros tablet funciona inclusive no galaxy tab 2

Estou fazendo teste e funcionando
Emulador(lentissimo desisti)

Samsung S 1 ( precisei atualizar a rom para android 2.2)
Genesis GT-7310 (comprei este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511917337-tablet-genesis-gt-7310-7-dualcore-android-jelly-bean-42-3g-_JM#questionText)

Galaxy Tab 2 funcionou







Edmar, acompanhei uns post seu na no forum da embarcadero hehehe nao sabia que vc era do brasil, bom
minha duvida vc conseguiu rodar no seu tablet galaxy tab 3 ?

abraço amigo bons codigos.
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Pessoal, continuo procurando pelos drivers do GENESIS GT-7204
Nem reza brava faz o XE5 reconhece-lo....

Obrigado
GOSTEI 0
Douglas Lessing

Douglas Lessing

16/09/2013

Boa tarde,

Fiz alguns testes com o XE5 e gostei muito, fiz vários testes com Android e com IOS, ambos com sucesso.

Fiquei super empolgado quando vi a aplicação rodando em um tablet com Android, utilizando a linguagem que tanto adoro, mas fiquei desanimando quando vi o consumo de RAM e CPU em uso.
Imagino que para obter desempenho e economia de processamento, deveria utilizar a linguagem default do Android, mas fiquei bem assustando quando vi meu "appzinho" com apenas alguns componentes em um form apenas, consumindo 30MB de RAM com 70% de CPU.
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

Tente diferente

va no gerencidado de dispositivos
ache o dispositivo identificado com uma exclamação ( o seu aparelho)

mande ele atualizar o drive e mande usar o drive que esta no diretorio

C:\Users\Public\Documents\RAD Studio\12.0\PlatformSDKs\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk\extras\google\usb_driver

o meu genesis e o samsung S 1 teve que ser assim também para funcionar.


http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Installing_the_USB_Driver_for_Your_Android_Device



Pessoal, continuo procurando pelos drivers do GENESIS GT-7204
Nem reza brava faz o XE5 reconhece-lo....

Obrigado
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

Outro problema para abrir 6 tabelas do interbase to go esta gastando

Genesis 7 segundos
Sansunsg S e Galaxy Tab 3 5 segundos


Boa tarde,

Fiz alguns testes com o XE5 e gostei muito, fiz vários testes com Android e com IOS, ambos com sucesso.

Fiquei super empolgado quando vi a aplicação rodando em um tablet com Android, utilizando a linguagem que tanto adoro, mas fiquei desanimando quando vi o consumo de RAM e CPU em uso.
Imagino que para obter desempenho e economia de processamento, deveria utilizar a linguagem default do Android, mas fiquei bem assustando quando vi meu "appzinho" com apenas alguns componentes em um form apenas, consumindo 30MB de RAM com 70% de CPU.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Ao dar F9, no Event Log para nessa linha:

Module Load: gralloc.default.so

Rodando pelo emulador e a tela do emulador fica preta.

Alguém poderia dar uma força?
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

vc esta com a ultima versão do sdk Android

x86-20130522

http://docwiki.embarcadero.com/RADStudio/XE5/en/Installing_the_Android_Development_Tools


Ao dar F9, no Event Log para nessa linha:

Module Load: gralloc.default.so

Rodando pelo emulador e a tela do emulador fica preta.

Alguém poderia dar uma força?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Edmar, está assim:

c:\users\public\documents\rad studio\12.0\plataformssdks\adt-bundle-windows-x86-20130522\sdk

GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Alguém pra me dar uma luz?????
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Ninguém????
GOSTEI 0
Renan Maia

Renan Maia

16/09/2013

Galera, não esqueçam que se o DRIVER do tablet/smartphone não estiver instalado o Delphi XE5 não reconhece o aparelho e automaticamento não aparecerá o dispositivo na 'TARGET' do delphi.
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Pessoal, depois de muita luta e bugs no XE5 consegui enviar minha aplicação para o google play, mas tenho uma duvida: Em produção em deployo meu app em tablets de 7" e 10" mas na loja google ele nao esta compatível com tablets. Na IDE do XE5 não tem onde configurar isso para Android, para iOS tem. Sei que isso é definido no arquivo AndroidManifest.xml. Algum colega sabe me falar oque devo colocar neste arquivo para meu app ficar compatível com Tablet?

Valeu
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Gustavo tenho o mesmo problema que você de travar e ficar na tela preta.

conseguiu resolver de alguma forma?

Obrigado!

Olá,

Instalei o Delphi XE5, criei uma aplicação teste, ativei o emulador padrão do Android no Delphi (rsxe5_android), já mudei algumas configurações como sugerido em outros posts aqui no forum, como a GPU Emulation, mas ao execultar minha aplicação sobre o emulador aparece uma tela preta, o ícone do aplicativo até fica disponivel no emulador, mas ao rodar aparece uma tela preta e trava a aplicação.
Existe mais alguma configuração adicional a ser feita ?

Tambem instalei um dispositivo Android (Tablet Samsung Galaxy Tab3 GT-P5200), já fiz as configurações recomendadas em outros posts, como: ativar o modo desenvolvedor e habilitar a depuração USB. Já fiz a instalação dos drivers e o dispositivo foi reconhecido sem problemas no Delphi XE5, porem ao compilar e distruir a aplicação para este dispositivo aparece o mesmo problema, o aplicativo é instalado no Tablet, mas ao rodar aparece uma tela preta e trava a aplicação.
Alguem tem alguma dica como resolver o problema ?

Grato
GOSTEI 0
Eduardo Junqueira

Eduardo Junqueira

16/09/2013

Pessoal, depois de muita luta e bugs no XE5 consegui enviar minha aplicação para o google play, mas tenho uma duvida: Em produção em deployo meu app em tablets de 7" e 10" mas na loja google ele nao esta compatível com tablets. Na IDE do XE5 não tem onde configurar isso para Android, para iOS tem. Sei que isso é definido no arquivo AndroidManifest.xml. Algum colega sabe me falar oque devo colocar neste arquivo para meu app ficar compatível com Tablet?

Valeu


Olá, PEDRO LEONARDO M. VIEIRA, mestre por favor vc poderia me auxiliar como enviar os arquivos auxiliares pois quando vc envia apenas a APK para GooglePlay, não funciona pois tem enviar outros
- \assets
- \library\lib\armeabi\arquvos
- \classes
- \res

Ou seja como faço para mandar isso para GooglePlay, é pelo Delphi que envia ou é via upload no site , qualquer coisa se preferir meu skype: junqueiraeduardo
GOSTEI 0
Pedro Vieira

Pedro Vieira

16/09/2013

Envio o apk. Mas vc tem que enviar o que está na pasta \Android\Release\Seuaplicativo\bin
GOSTEI 0
Gilmar Almeida

Gilmar Almeida

16/09/2013

Galera boa tarde, sou novo no forum e desenvolvi uma pequena aplicação para Android no xe5 buscando alguns dados de uma tabela em MYSQL que tenho em um servidor, porem os campos de texto do tipo var, varchar eu consigo visualizar no celular normal, porem se eu colocar um campo do tipo double, numerico ou float, o mesmo não mostra, alguem sabe alguma coisa a respeito

Grato

Gilmar
GOSTEI 0
Daniel Alencar

Daniel Alencar

16/09/2013

Para quem está com problemas ao rodar a aplicação no celular, utilize o seguinte app para verificar se seu aparelho é compatível com o Delphi XE5:
https://play.google.com/store/apps/details?id=hardware.armv7neon.checker&psid=3&rdid=hardware.armv7neon.checker

Sugestão do suporte Embarcadero.

Abraço!
GOSTEI 0
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

16/09/2013

Pessoal, aproveitando o tema, gostaria da ajuda de vocês.

É possível executar um comando SQL com SQLite no Android?
Exemplo: Tenho uma tabela de clientes, e queria executar um comando para ler esta tabela e jogar em um Listbox.
É possível fazer isso manualmente no Android?

Obrigado!
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Sim é possível,

depois de criar sua conexão e um clientdataset por exemplo.

você pode fazer da forma mais fácil utilizando o LiveBindings.

para isso vá no menu View -> LiveBindings Designer,

irá aparecer seus componentes no Live, ligue um campo do seu Dataset na propriedade Item.Text do ListBox.

e caso quiser fazer de uma forma manual faça assim:

dataset.First;
while not dataset.Eof do
begin
ListBox1.Items.Add(dataset.FieldByName('seucampo').AsString);
dataset.Next;
end;

Pessoal, aproveitando o tema, gostaria da ajuda de vocês.

É possível executar um comando SQL com SQLite no Android?
Exemplo: Tenho uma tabela de clientes, e queria executar um comando para ler esta tabela e jogar em um Listbox.
É possível fazer isso manualmente no Android?

Obrigado!
GOSTEI 0
Marcos Oliveira

Marcos Oliveira

16/09/2013

Obrigado Ewerton.
Vou fazer um teste e te falo se deu certo ou não.

Abraço!
GOSTEI 0
Gilmar Almeida

Gilmar Almeida

16/09/2013

Puxa vida ninguem pode me ajudar???
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Mande um trecho do seu código onde está recuperando os dados.
assim vejo se posso lhe ajudar em algo.

Puxa vida ninguem pode me ajudar???
GOSTEI 0
Carlos Custodio

Carlos Custodio

16/09/2013

Bom dia Landerson Gomes!!!


Estou tendo problemas para fazer o deploy no Galaxy TAB 3 T2100 a tela fica branca e o log de eventos do deploy trava na seguinte linha:


Module Load: libGLESv2SC.so. No Debug Info. Base Address: $0000007E. Process PRJ_CLIENTE.apk (5626)


Estranho que no emulador funciona e no tablet da Genesis 1240 também funciona normalmente e a versão do Android são as mesmas 4.1.2.

Desde já agradeço pela atenção!!!

GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Esse seu problema pode ser o mesmo problema do Tablet Galaxy 3

segue o link

http://qc.embarcadero.com/wc/qcmain.aspx?d=119607
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

Pessoal qual o tempo de compilação e execução de um aplicativo delphi android.

Aqui esta gastando 35 segundos para compilar e publicar no androidl

ja no emulador no mac iso gasta 10 segundos

para uma aplicação mobile win32 gasta 3 segundos
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Edmar o seu está até rápido!

quando eu compilo direto pro Smartphone(Android) leva aproximadamente 1 minuto pra mais!.
não uso para iOS então não sei lhe dizer quanto tempo.

se for compilar pra Emulador Android demora mais ainda, acho que devido ao alto consumo de memória do emulador.


Pessoal qual o tempo de compilação e execução de um aplicativo delphi android.

Aqui esta gastando 35 segundos para compilar e publicar no androidl

ja no emulador no mac iso gasta 10 segundos

para uma aplicação mobile win32 gasta 3 segundos
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Bom dia... Edmar, voce ja esta com o update 1 ai?

o problema do Tab 3 SM-T210 ainda persiste ?

abraço.
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

sim o problema do Galaxy Tab 3 persiste o mesmo.

Não teve melhorar na compilação continua na mesma.

Alias não vi diferença nenhum.

GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Decepção..... emulador nao tem como fazer nada.... o cara se aposenta e nao termina um sistema.
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Tem um emulador chamado Genymotion com varias versoes do android é mt rapido por sinal a navegabilidade e como se tivesse com o smartphone na mao! Porem nao consegui fazer o delphi reconhecer ele.
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Tem um emulador chamado Genymotion com varias versoes do android é mt rapido por sinal a navegabilidade e como se tivesse com o smartphone na mao! Porem nao consegui fazer o delphi reconhecer ele.
GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Pra quem tinha o problema de ficar a tela principal cinza e nao mostrar os controles

acredito que isso seja uma boa notocia

http://qc.embarcadero.com/wc/qcmain.aspx?d=119607

esperar o update 2 do delphi, achu que eles deviam rever essa forma de atualização...
GOSTEI 0
Cristiano

Cristiano

16/09/2013

Olá pessoal!
Tive alguns problemas como alguns estão tendo aqui, e hoje rodo meu aplicadivo Delphi XE5, SqLite sem problemas com Emulador (muito lento para instalar a app) e como diretamente num Galaxy Note (Muito mais rapido a instalação).

Pesquisando muito, encontrei um blog do Anderson Jesus com video-aula que me ajudou muito nesses passos.
Quem quiser dá uma olhada lá

http://unitechgy.blogspot.com.br/

Até mais pessoal
GOSTEI 0
Edmar Frazão

Edmar Frazão

16/09/2013

Quanto segundos gasta para entrar na aplicação?
Quantos segundos para abrir as tabelas?
GOSTEI 0
Cristiano

Cristiano

16/09/2013

Fiz uma aplicação simples, com poucas tabelas, pois estava estudando o funcionamento, mas o que demora é desinstalar e reinstalar o aplicativo no emulador, demora cerca de uns 1,5 a 2 minutos, e direcionando para o meu tablet fica em torno de 25 a 35 segundos .
GOSTEI 0
Conde Oliveira

Conde Oliveira

16/09/2013

gente comigo o aparelho fica td branco mas se eu colocar um botao e clicar nele (apesar da tela toda branca) aparece no caso o showmessage q coloquei dentro

No Webinar citou-se a questão de habilitar o emulador para utilizar a GPU...


Com relação a conectar dispositivos físicos... basta habilitar no aparelho a opção de Desenvolvedor, Depuração USB e Permitir locais fictícios.


GPU no aparelho habilitada
deburacao usb habilitada
permitir locais ficticios nao encontrei

alguem pode tentar me ajudar?
GOSTEI 0
Felipe Pucci

Felipe Pucci

16/09/2013

Pessoal,

Boa tarde, sobre android apesar da lentidão no simulador e etc funciona direto no aparelho também, agora minha duvida é sobre IPHONE até momento não estou acreditando na ideia que precisamos de VM com IOS com Xcode para compilar a versão final, é assim mesmo ou alguem já teve alguma experiencia de compilar direto para Iphone ?

Ate momento a obrigado.



Boa tarde pessoal....

estou usando o vmware no windows 7 para rodar o OS X e estou tentando simular o IOS dentro da VM..

alguem já conseguiu fazer isso??? como fazer...

valeu..

Felipe
GOSTEI 0
Graziani

Graziani

16/09/2013

Alguem sabe como procurar um arquivo em uma pasta fixa no delphi xe5 android...

é um arquivo .txt q tenho q pegar em uma pasta dentro do android....
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

me desculpem.... mas não sei bem o motivo acabou por aparecer varias vezes a mensagem....
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Boa noite pessoal !
Sou novo com o delphi xe5 e estou com um probleminha....... já consegui fazer o deploy direto no LG L7 ( telefone da LG ) sem problemas ..... mas não consigo fazer com que o tablete da LENOXX TB 55 apareça na lista de targets do delphi xe5 ....... alguém tem uma solução para isto ???

Obrigado
Ed Junior


Olá Ed Junior,

além de verificar o básico que é: colocar o dispositivo em modo de depuração,ativar o fontes desconhecidas etc,
tente instalar o PdaNet pra mim resolveu, tive o mesmo problema com um tablet GENESIS pode ser que resolva com o seu LENOX.

espero ter ajudado! Abraço.
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Bem..... até agora ajudou com o tablet multilaser.... mas ainda não consegui com o lenoxx tb-55
vou continuar a tentar...

Obrigado amigo !

Alguém teria mais uma dica ???

GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Pessoal,,,,, realmente tentei de tudo aqui com o tablete tb 55 da lenoxx (inclusive com o software Pdanet ) .... não obtive sucesso......
O telefone LG L7 (somente instalando os drivers do site da LG ) e o tablete da Multilaser ( bastando instalalar o software Pdanet ) funcionaram perfeitamente.

Mas ainda espero por alguma idéia....se alguém tiver !!

Obrigado
Ed Junior


GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Em tempo: o androide instalado no tablete multilaser é o 4.0.x (funcionou ) , do telefone LG L7 é o 4.1.2 (funcionou) ........e o androide do tablete lenoxx é o 4.2.2 (não funcionou )
GOSTEI 0
Felipe Riedi

Felipe Riedi

16/09/2013

Muito bom seu tutorial Landerson. Obrigado.
GOSTEI 0
Renan Nhola

Renan Nhola

16/09/2013

Testado no aparelho Motorola Moto G, rodou perfeitamente, nem precisei instalar drivers.
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Para quem estava com problemas no Samsung Galaxy Tab 3, Fiz um teste hoje e o Update 2 já resolveu o problema.

segue link da lista de correções : [url]http://edn.embarcadero.com/article/43522[/url]

e link oficial da embarcadero para download do Update 2. [url]http://altd.embarcadero.com/release/radstudio/12.0/PAServer/setup_paserver_upd2.exe[/url]
GOSTEI 0
Nilson Jr

Nilson Jr

16/09/2013

MOTO G Dual com android 4.3 nao e reconhecido pelo XE5, mesmo apos habilitar no aparelho a opção de Desenvolvedor, Depuração USB e Permitir locais fictícios.

alguem teria alguma dica
GOSTEI 0
Nilson Jr

Nilson Jr

16/09/2013

[img:descricao=erro qye da no MOTO G apos compilar]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/120654-20140104-224031.jpg[/img]
GOSTEI 0
Nilson Jr

Nilson Jr

16/09/2013

Resolvido, era o Update 2 do XE5 que estava faltando

Saudações

Nilson Jr

“Porque ao homem que é bom diante dele, dá Deus sabedoria, e conhecimento, e alegria;
mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, e o dê ao bom perante a sua face... “
Salomão Ec 2:26ª
GOSTEI 0
Gustavo Rodrigues

Gustavo Rodrigues

16/09/2013

Ewerton,

Poderia dizer em qual tab 3 voce efetuou os testes?

Estamos com um tab 3 10`` (p5200), e nao funciona de jeito nenhum neste modelo.


GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Olá Gustavo,

Fiz o teste no Galaxy Tab 3 T2100 7", usando o update 2.
GOSTEI 0
Clederson Ferreira

Clederson Ferreira

16/09/2013

Olá pessoal!
Tive alguns problemas como alguns estão tendo aqui, e hoje rodo meu aplicadivo Delphi XE5, SqLite sem problemas com Emulador (muito lento para instalar a app) e como diretamente num Galaxy Note (Muito mais rapido a instalação).

Pesquisando muito, encontrei um blog do Anderson Jesus com video-aula que me ajudou muito nesses passos.
Quem quiser dá uma olhada lá

http://unitechgy.blogspot.com.br/

Até mais pessoal



Olá Moacir, quando você copila e roda seu app onde você coloca o banco de dados? n ão sei em que diretorio colocar
GOSTEI 0
Clederson Ferreira

Clederson Ferreira

16/09/2013

Olá Gustavo,

Fiz o teste no Galaxy Tab 3 T2100 7", usando o update 2.


Moacir, resolveu o problema no Xe5? do galaxy tab 3? será que como o xe5 crackeado pega o update ou o seu é original?
GOSTEI 0
Denis Silva

Denis Silva

16/09/2013

Não sou o Moacir mais vou responder, funciona perfeitamente com o update 2, nesse modelo de tablet.
GOSTEI 0
Clederson Ferreira

Clederson Ferreira

16/09/2013

Não sou o Moacir mais vou responder, funciona perfeitamente com o update 2, nesse modelo de tablet.

Delphi xe5 original ou crackeado?
GOSTEI 0
Clederson Ferreira

Clederson Ferreira

16/09/2013

Não sou o Moacir mais vou responder, funciona perfeitamente com o update 2, nesse modelo de tablet.

Delphi xe5 original ou crackeado?
GOSTEI 0
Flavio Queiroz

Flavio Queiroz

16/09/2013

estava lendo o tópico e tentando instala o meu Tab2 , o delphi não reconhecia então instalei o drive pode ser q alguém esteja na mesma situação então vai o link
http://downloadcenter.samsung.com/content/SW/201312/20131213110414156/KiesSetup.exe
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Pessoal boa tarde , preciso de uma ajuda .
Estou tentando uma simples conexão no banco Firebird no Android , em tempo de projeto o FDConnection Ativa normal , mas quando dou o deploy e a aplicação esta no Device e tento conectar da a seguinte mensagem :

[Firedac][Phys][IB]connection rejected by remote interface.

oque estou fazendo errado ?

desde ja , grato pela ajuda !



GOSTEI 0
Leandro

Leandro

16/09/2013

Pra fazer essa conexao direta ao FB vc precisa usar o driver da Unidac

se quiser usar o firedac ou dbx apenas usando o datasnap
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Pessoal boa tarde , preciso de uma ajuda .
Estou tentando uma simples conexão no banco Firebird no Android , em tempo de projeto o FDConnection Ativa normal , mas quando dou o deploy e a aplicação esta no Device e tento conectar da a seguinte mensagem :

[Firedac][Phys][IB]connection rejected by remote interface.

oque estou fazendo errado ?

desde ja , grato pela ajuda !





Marcelo Ferreira boa noite.
Acredito eu que o Android não suporte outros bancos que não o SQLite, por isso a mensagem de erro.
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Pessoal obrigado pela resposta ,

Pelo que andei pesquisando , a Devart proprietaria da swite Unidac somente da suporte para alguns BD no caso de conexão direta .
Os bancos Firebird e Sql Server não tem esse suporte ainda , não testei a versão mais recente 5.2 , testei a versão 5.1.4 .

Resumindo no momento para Android somente conexão com DataSnap mesmo , caso alguém tenha alguma dica , fico grato .
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Pessoal , quem puder ajudar !

Criei um Servidor DataSnap com uma aplicação teste para Android , ok !

1 - No Device Android quando tento abrir a tabela CadProdutos sem nenhuma instrução em CommandText , blz , abre normal !
2 - Mas quando coloco instrução em CommandText tipo Select * from CadProdutos gera o erro = Socket Error # 111 Connection refused . , isso no device Android porque em tempo de projeto tambem abre normal no Delphi XE5 .

...oque pode ser ?

grato

GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Olá Marcelo,

como não tenho detalhes da sua aplicação e os componentes, sugiro o seguinte:

- Se você estiver usando clientdataset verifique seu Provider
- Verifique os parâmetros da conexão DataSnap (host, port)
- Como você citou que em tempo de desenvolvimento funciona, verifique se o seu dispositivo android está na mesma rede que seu computador.
- Verifique permissões da rede como Firewall e Antivírus.

Espero ter ajudado.
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Ewerton , muito grato pela reposta ! realmente pra mim é tudo muito novo esta questão Datasnap x Android !

Este caso consegui resolver , estava colocando na aplicação Android em Host = localhost ( xaropice a minha ) , onde deveria ser o IP do Servidor , mas agora isso esta ok !

Aproveitando a deixa gostaria de perguntar sobre a questão insert / update na aplicação do android para o Servidor DataSnap ! se puder(em) colocar um simples exemplo de como funciona isso por parte do Servidor e Android , fico muito agradecido ! ?




GOSTEI 0
Renan Nhola

Renan Nhola

16/09/2013

Já sabemos que o SQL Lite é nativo do android

Mas e se for uma conexão online: Será que é possivel se conectar em uma base de dados SQL Server Online através das ferramentas firemonkey de conexao.
GOSTEI 0
Denis Silva

Denis Silva

16/09/2013

Vc pode fazer essa conexao de duas formas usando datasnap ouuu usando os componentes da Unidac que faz acesso direto a banco.
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Já sabemos que o SQL Lite é nativo do android

Mas e se for uma conexão online: Será que é possivel se conectar em uma base de dados SQL Server Online através das ferramentas firemonkey de conexao.


Olá Renan Kemp... até o momento a resposta é não.
Necessariamente temos que fazer transformações antes... DBXReader por exemplo.
GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Que bom que você conseguiu resolver Marcelo,

seguinte para esta outra dúvidas sua, você tem algumas formas de fazer, eu particularmente trato as informações tudo no Servidor Data Snap.
por exemplo, você quer inserir um produto em uma tabela no Servidor Data Snap.

para isso, eu criaria um método chamado por exemplo, "CadastraProduto" com os parametros de nome e preço por exemplo.

------- No Servidor Data Snap. -------

dentro do ServerMethods.

function TServerMethods.CadastraProduto(pNome, pPreco: String):Boolean;
begin
//instruções para inserir o produto no banco com os dados vindo dos parametros...
end;

------ Na Aplicação Android --------

Você precisa de um objeto de conexão com o servidor data snap, esse objeto é chamado de "DataSnap Proxy",
que nada mais nada menos é uma unit com todos os métodos contidos no Servidor Data Snap.

para gerar esta unit, você clica com o botão direito em cima do seu componente de conexão (SQLConnection) e clica em "Generate DataSnap Classes Client".
salve esse unit com o nome de UProxy por exemplo. (inclua esta unit no uses)

depois, no evento click do botão que iria chamar o método CadastrarProduto, você faz assim:

supondo que seu objeto de conexão chame: SQLConnection1

var
vProxy: TServerMethodsClient;
begin
vProxy:= TServerMethodsClient.Create(SQLConnection1.DBXConnection);

//Chamando o método CadastraProduto
vProxy.CadastraProduto('Coca Cola','6.00');

end;


é isso ai, acho que já da pra você ter uma noção de por onde começar.


GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Ewerton ,
cara , simplesmente sensacional , valeu dimais sua instrução , perfeito ! muito grato !

Uma outra coisa que venho tendo dificuldade é a questão Grid para o Android , aquele TGrid que vem no Delphi é bem complicado pra se trabalhar com ele em se lembrando do TDBGrid do próprio Delphi , no caso , como vcs estão trabalhando com esta questão Grid ?
GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013


Uma outra coisa que venho tendo dificuldade é a questão Grid para o Android , aquele TGrid que vem no Delphi é bem complicado pra se trabalhar com ele em se lembrando do TDBGrid do próprio Delphi , no caso , como vcs estão trabalhando com esta questão Grid ?


No lado Mobile eu utilizo ListBox ou ListView...
Dê uma estudada nos 2 e veja qual prefere trabalhar... são relativamente simples.


GOSTEI 0
Ewerton Batista

Ewerton Batista

16/09/2013

Que bom que te ajudou Marcelo,

em relação ao Grid é o seguinte: Não use Grids em aplicações Android, pois não tem boa performance e fluidez. (experiência própria)

mas caso você realmente precise, você pode trabalhar com o TGrid utilizando o LiveBindings, ele fica com o mesmo comportamento do DBGrid em aplicações Windows.
você cria sua instrução e ele popula o grid com os registros normalmente.

caso você não trabalhou com o LiveBindings, é mais ou menos assim. coloque um ClientDataSet na tela, de preferência aquele triozinho (DataSet, Provider, Client).

depois você vai em View -> LiveBindings Designer, localize seu ClientDataSet e seu TGrid, repare que vai ter um (*) asterisco em cada um deles, arraste o asterisco do ClientDataSet até o asterisco do TGrid, ative o ClientDataSet e veja a mágica acontecer.. rsrs.

é isso ai..

GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Landerson e Ewerton e demais colegas tbm ,

Obrigado pelas dicas e desculpem o incomodo de estar alugando vcs !

Bom quanto ao Grid , optei pelo TStringGrid , funcionou bem nos testes que estou fazendo .

Mas preciso ainda de mais algumas informações de vcs se me permitem !

1 - connection.params.loadfromfile( arquivo txt esta onde no android ? ) Como ter um arquivo de parametros de acesso ao Banco de Dados ?
2 - Como eu envio por exemplo uma dll ou um txt para o Android ?? , vi que tem aquele esquema em projects... do deploy , mas não sei pra onde vai o arquivo no android !
3 - Aquele arquivo de licença para enviar junto com a aplicação no deploy para utilizar o ToGo ou SQLite junto ha aplicação eu não possuo pois meu delphi é trial ainda , há alguma outra forma de contornar isso ?
4 - Quando minha aplicação Android estiver pronta como faço para instalarem , tipo Google Play , tem como ?

nossa rapaziada mais uma vez me perdoem a lista de dificuldades !

só tenho a dizer muito grato a vcs !
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Amigos preciso de vcs novamente ,

Até consegui fazer meu protótipo de testes até legalzinho com Android na minha maquina vai que é uma maravilha mas só que quando fui instalar o servidor DataSnap em uma outra maquina , não roda , da o erro :

DBX Error: Driver could not be properly initialized. Client library may be missing, not installed properly, of the wrong version, or the driver may be missing from the system path.

Maquina esta com Windows XP SP3 32 bits , Sql Server 2000 , inclusive a configuração é igualzinha a minha maquina que estou programando e não vai , ja fucei a internet e os colegas tem comentado sobre o tal vendorlib .... do dbxconnections.ini e dbxdrivers.ini , mas ja coloquei DLL's , configurei estes arquivos e nada . coloquei DLLs e estes inis no system32 , ou junto com aplicação ... mas sem sucesso !

Me ajudem por favor !

GOSTEI 0
Renan Nhola

Renan Nhola

16/09/2013

Amigos preciso de vcs novamente ,

Até consegui fazer meu protótipo de testes até legalzinho com Android na minha maquina vai que é uma maravilha mas só que quando fui instalar o servidor DataSnap em uma outra maquina , não roda , da o erro :

DBX Error: Driver could not be properly initialized. Client library may be missing, not installed properly, of the wrong version, or the driver may be missing from the system path.

Maquina esta com Windows XP SP3 32 bits , Sql Server 2000 , inclusive a configuração é igualzinha a minha maquina que estou programando e não vai , ja fucei a internet e os colegas tem comentado sobre o tal vendorlib .... do dbxconnections.ini e dbxdrivers.ini , mas ja coloquei DLL's , configurei estes arquivos e nada . coloquei DLLs e estes inis no system32 , ou junto com aplicação ... mas sem sucesso !

Me ajudem por favor !



Olá Marcelo,

Trabalho com SQL Server 2008, gostaria de contribuir

Me adicione:
Skype: intelmib
facebook.com/intelmib

Quanto ao erro, por que nao tentas com Window 7 / Windows 8 quem sabe funciona !
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Renan Kemp , ja incluso no Skipe ! valeu !

Para quem tiver dificuldade , consegui resolver simplesmente instalei um driver Nativo do Sql Server 2008 , isto mesmo !! , mesmo para o SQL Server 2000 com Update SP4 , instalei este Driver nativo e na hora o DataSnap conectou , nem precisei reiniciar o PC , vcs podem baixar em :

http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=27596

===> somente este arquivo = sqlncli.msi

Muito grato a todos .
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Pessoal , veja se vcs podem me ajudar .

Tenho o seguinte problema para quando o Aplicação Servidora DataSnap / SQL Server está instalado em maquina com Windows 7 64-bits .
O Android até conecta o banco de dados neste Servidor blz , mas quando se coloca algum comando no ClientDataSet no Dispositivo com Android gera a exceção = " Exception in Safecall Method " .

No Windows 32 bits quando apareceu esse erro substitui a midas.dll por uma mais recente e registrando-a normalmente e ficou blz 100% , mas a Aplicação Servidora DataSnap rodando no Windows 7 64-bits não vai , já fiz de tudo e o erro persiste .

...aguardo a força de vcs .


GOSTEI 0
Wilton Queiroz

Wilton Queiroz

16/09/2013

galera, alguem ai ja notou que no xe5, eles incluiram o driver para acessar um servidor datasnap usando o firedac (antes o acesso era so por TSQLConnection (DBX)
para ter acesso aos metodos do servidor datasnap
usamos o componente FDStoredProc
tudo perfeito assim largamos de vez o dbx

porem usando o firedac ele nao da (pelo menos nao achei onde) gerar as classes proxy (ou seja gerar as funcoes disponiveis no servidor.

claro que da para passar isso tudo na unha setando o metodo remoto e passando os parametros.

mas dessa forma nao consegui passar parametros do tipo tStream para o servidor.

FDStoredProc.StoredProcName :='TServerMethods.NomedoMetodo';
FDStoredProc.Params[0]. --->> aqui nao da para setar um parametro do tipo TStream
embora via design quando clica no params la tem a opcao no datatype o tipo ftStream

alguma dica?



GOSTEI 0
Landerson Santos

Landerson Santos

16/09/2013

Procure por ClientModule... deve resolver se você estiver fazendo Delphi pra Delphi
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Bom dia pessoal !
Estou precisando de uma ajudinha de vocês, se alguém puder me ajudar, deixará uma pessoa muito feliz :)
Bem, é o seguinte:
Fiz uma aplicação no XE 5 e roda perfeitamente bem quando faço o teste no win-32, e no IOS. Quando faço a compilação na opção DEBUG e ponho no dispositivo ( galaxi tab 3 ) ele roda perfeitamente bem ( acessa um web service )..... porém quando compilo com a opção de Aplication Store, e coloco no dispositivo ou na google play, ele me dá um erro: Socket Error #13 Access denied. Já alterei as permissões de usuário em Options para Internet = true em todas as modalidades ( debug, all e release ) .....
O aplicativo esta na google play com o nome de Agenda do Medico ..... se alguém quiser ver o erro....mas é como eu expliquei acima....

Agradecendo antecipadamente a possível ajuda !
obrigado
Edevardson Junior
GOSTEI 0
Edevardson Junior

Edevardson Junior

16/09/2013

Bom dia pessoal !
Estou precisando de uma ajudinha de vocês, se alguém puder me ajudar, deixará uma pessoa muito feliz :)
Bem, é o seguinte:
Fiz uma aplicação no XE 5 e roda perfeitamente bem quando faço o teste no win-32, e no IOS. Quando faço a compilação na opção DEBUG e ponho no dispositivo ( galaxi tab 3 ) ele roda perfeitamente bem ( acessa um web service )..... porém quando compilo com a opção de Aplication Store, e coloco no dispositivo ou na google play, ele me dá um erro: Socket Error #13 Access denied. Já alterei as permissões de usuário em Options para Internet = true em todas as modalidades ( debug, all e release ) .....
O aplicativo esta na google play com o nome de Agenda do Medico ..... se alguém quiser ver o erro....mas é como eu expliquei acima....

Agradecendo antecipadamente a possível ajuda !
obrigado
Edevardson Junior
GOSTEI 0
Ricardo

Ricardo

16/09/2013

Alguém saberia informar se é possível e como usar um tablet da Gênesis conectado durante o desenvolvimento? Peguei um aqui, habilitei o modo de depuração e fontes desconhecidas, mas o Rad não o reconhece.

Quem puder dar uma mão.
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Da pra usar o Genymotion com o XE 5?
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

Da pra usar o Genymotion com o XE 5?
GOSTEI 0
Carlos Pinto

Carlos Pinto

16/09/2013

Olá a todos.

Duvida bem básica mas nao consegui encontrar nada sobre como mudar a cor de um TLabel ou de um TRectangle em tempo de execução ? ( PARA ANDROID / IOS).

Obrigado!
GOSTEI 0
Frederico Brigatte***

Frederico Brigatte***

16/09/2013

vou fazer mais uns testes hoje no emular, qualquer coisa vou partir para o celular, tenho um sony xperia p, com android 4.1.2


Sony eu tenho certeza que rola... esse lance do Kyno me deixou maluco na época. E olha que estava desenvolvendo em Eclipse, tudo padrão Android e o bagulho não rodava.

Cara... realmente não vi mistério para fazer... qualquer coisa me mande seu skype e se vc não conseguir tento te auxiliar.

Boa sorte aí.


Poderia me adicionar no skype, frederico.brigatte@itelefonica.com.br
GOSTEI 0
Marcelo Ferreira

Marcelo Ferreira

16/09/2013

Pessoal ,

Como vcs fazem as Transações no Servidor DataSnap com aplicações rodando em Devices Android onde podem varios Devices conectar-se ao mesmo tempo ?? estou utilizando DBX mas estou com duvidas quando os Device's Abrem , Comitam ou Abortam as transações juntos , como vcs montam o controle disso do lado do Servidor DataSnap e pro lado do Android ??

muito grato !
GOSTEI 0
Genilson Soares

Genilson Soares

16/09/2013

Boa noite!!!!

Estou tentanto compilar um aplicação teste direto no meu Tablet Sansung S3, porém no Delphi Xe5 - Target Plataform - Android SDK - Target , aparece apenas o emulador (rsxe5_android); No meu tablet eu ativei a opção Desenvolvedor e Depuração USB, no entanto, o delphi não mostra ele(tablet) na opção Target de compilação. Alguém poderia me ajudar a detectar o tablet.

Desde já agradeço...
GOSTEI 0
Igor Nunes

Igor Nunes

16/09/2013

Olá pessoal, estou criando um app android com o XE5 e estou com dificuldade na comunicação com o servidor. Na intranet funciona mas pelo 3G nao. Utilizo um datasnap para comunicar. Ja configurei as portas do roteador e o no-ip(mas nao sei se ta certo). Alguem saberia como fazer isso funcionar? Alguem ja passou pela mesma dificuldade? Algum tutorial ou dica que possa me ajudar? Obrigado.
GOSTEI 0
Multilógica Softwares

Multilógica Softwares

16/09/2013

Alguem ai ta tendo problemas com o tamanho do Aplicativo e com travamentos na mudança dos forms ?
fiz um aplicativo simples, com 5 forms, e o apk ta ficando com 60mb ...
GOSTEI 0
Marcio Jesus

Marcio Jesus

16/09/2013

AMIGOS TENHO UMA APLICAÇÃO EM ANDROID RODA NORMAL NOS APARELHOS SAMSUNG S4 E S3 NO SAMSUNG GT-S6810B RODA MAIS A TELA FICA EM BRANCO QUANDO TECLO NA TELA AS FUNÇÕES DOS EDIT'S E BUTTON FUNCIONA....
GOSTEI 0
Benilton Santos

Benilton Santos

16/09/2013

configurei meu samsung galaxy win fui em opção de desenvolvimento habilitei a depuração usb e em segurança fontes desconhecidas, mais o aparelho não aparecer na lista target do project manager. o que taria dando errado......tô com o sdk instalado e atualizado tudo direitinho mando executar no rsxe_androi que já veio configurado do delphi lá na lista target.
GOSTEI 0
Pericles

Pericles

16/09/2013

Alguém poderia me dizer como faz para alterar o sdk, estou compolando para um aparelho com android 4.2.
Se eu não fizer conexão com o banco funciona normal no aparelho, quando uso qualquer banco sqlite, iblite não inicializa no aparelho fica somente uma tela preta, já pesquisei e fiz de tudo pra ver esse problema, mas não funciona.
GOSTEI 0
Alex Sousa

Alex Sousa

16/09/2013

No meu caso eu estou usando XE6, e não consigo compilar, aparece a seguinte mensagem:
[Exec Error] The command ""C:\Program Files\Java\jdk1.7.0_25\bin\KeyTool.exe" -genkey -v -keystore

"C:\Users\Carla&Alex\AppData\Roaming\Embarcadero\BDS\14.0\debug.keystore" -storepass android -alias androiddebugkey -keypass android -dname "cn=Unnamed, ou=Mobile Organization, o=Embarcadero Technologies, l=San Francisco, s=California, c=US" -keyalg RSA -keysize 2048 -validity 10000" exited with code 1.

Espero ter respostas, desde já agradeço!
GOSTEI 0
POSTAR